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Pneu: chip no pneu – raio-x com precisão

O dispositivo chega como solução para facilitar os sistemas de controle e gerenciamento dos pneus, com a capacidade de armazenar dados precisos e confiáveis.

O lançamento do chip de pneu tem sido uma das grandes apostas das empresas logo nas primeiras feiras agropecuárias do ano, a exemplo do Show Rural Coopavel, realizada em Cascavel (PR), em fevereiro, e da Expo Direto Cotrijal, ocorrida em Não-Me-Toque (RS), no mês de março. A nova tecnologia chega em duas versões: uma que permite a aplicação do dispositivo no produto, independentemente das condições de uso e marca, e outra já instalada de fábrica.

O modelo avulso tem sido apresentado pela Bridgestone, que anunciou que o engenho para controlar pneus faz parte de seus investimentos em softwares de gerenciamento de frotas para o qual já investiu no Brasil mais de R$ 5 milhões. Com ele, o usuário pode monitorar o ciclo de vida do pneu e acessar informações como marca, modelo, identificação numérica, dimensão e desenho da banda. Todos esses dados auxiliam no gerenciamento e na redução de custos. O chip é comercializado em uma ‘tag’ – bolsa de borracha feita em material resistente que possibilita a colagem no pneu e, que, uma vez acoplada não pode ser removida.

Os primeiros protótipos do modelo oferecido pela empresa foram desenvolvidos no ano 2000. Até que se obtivesse a versão ideal, no final de 2008, foi necessária a realização de uma série de testes, principalmente quanto à resistência e flexibilidade. Nos dois anos seguintes, a unidade continuou promovendo testes para assegurar a qualidade da versão. As vendas foram iniciadas em fevereiro deste ano e a aceitação por parte dos usuários tem ocorrido de forma positiva, conforme aponta Ricardo Drygalla, gerente de Marketing da Bridgestone Bandag no Brasil.

“Optamos por oferecer o chip separado do pneu levando em conta as possibilidades de democratização e de flexibilidade que esse modelo oferece. O lançamento é recente, mas já notamos que há muito interesse por parte dos usuários, por isso, acreditamos que a introdução dessa ferramenta deverá ser rápida no País. Ele destaca que, quando se fala em chip, é importante lembrar que trata-se de um dispositivo eletrônico que recebe e envia dados armazenados e que ele, por si só não é uma novidade, haja vista que essa ferramenta já está disponível em diversos setores da economia. “A novidade é sua função no pneu. A atenção que estamos dando ao chip, como fabricante, não é quanto ao produto, mas sim como um dispositivo que integra um sistema de informação que é muito maior e de grande utilidade ao usuário”, ressalta.

Funcionalidades

Drygalla explica que três pontos são os principais benefícios dessa nova integração: o controle patrimonial do pneu, o sistema de gerenciamento e a recuperação de dados acumulados (controle). A grande utilidade do chip é quanto à identificação precisa dos pneus. A ideia de aplicá-lo nesse segmento nasceu no setor rodoviário, no qual um problema muito comum era exatamente o extravio dos pneus durante a utilização, seja por conta de trocas ou de vendas. “Com o chip esse risco é anulado, pois é possível ter a certeza de que o pneu que sai da garagem é o mesmo que volta”, acrescenta.

No caso do segundo ponto, o chip representa um avanço no gerenciamento que, até então, era feito apenas de forma manual com a utilização de ‘número a fogo’ – marcação na lateral do pneu feita com um ferro aquecido. “Nesse processo, o profissional responsável anotava o número de identificação e o levava para um controle central e, muitas vezes, o erro acontecia na própria transcrição dos dados ou mesmo pela própria dificuldade de se enxergar o número gravado. Este é mais um problema que o chip elimina, pois na medida em que aproximamos o pneu de uma leitora com o sinal de radiofrequência a identificação é precisa, sem a necessidade de intervenção humana”, descreve, observando que os chips, no caso da Bridgestone, possuem código aberto, ou seja, qualquer dispositivo de leitura consegue acessá-lo.

Sobre o terceiro ponto, o gerente esclarece que, por inúmeras razões, era natural que durante o processo algumas informações registradas no sistema acabassem se perdendo. Com a chegada do chip, o armazenamento do histórico é possível. “O sistema de gerenciamento, além de apresentar esses dados, funciona como sistema preventivo, que pelo acúmulo dos dados consegue cruzar informações e predizer o que pode vir acontecer com determinado pneu, em determinado momento, aconselhando trocas, rodízios, manutenção e permitindo que se comparem os pneus da frota. Antes, para inspeção manual de um caminhão com dez posições, gastava-se cerca de uma hora e agora, com o chip e demais ferramentas que o sistema dispõe, esse tempo cai para 15 minutos. É essa a experiência rodoviária que agora estamos passando para as empresas rurais”.

A vida útil do chip é indeterminada, sendo suficiente e até mesmo maior que a vida útil do próprio pneu. A empresa relata que existem alguns que estão em trabalho a cerca de cinco anos. “Nosso foco é a tecnologia a favor do usuário, ou seja, nos colocamos como um provedor de soluções no mercado. Uma solução que chega de forma completa e integrada, não apenas na questão do chip, mas sim a tudo referente a essa tecnologia, levando, primordialmente, uma informação precisa, confiável e inteligente que visa ajudar o setor, seja ele rodoviário ou agora agrícola também, a reduzir seus custos. Essa é a nossa preocupação e nossa rede está orientada no mesmo sentido para prestação de serviços adequados para o beneficio do usuário”.

Instalado de fábrica

O primeiro pneu de caminhão com chip instalado de fábrica da América Latina é a novidade da Goodyear. Segundo a empresa, com esse modelo o custo de instalação do produto é minimizado e o cliente tem mais facilidade para aderir ao serviço. O chip faz parte do sistema Goodyear Tire IQ, que possibilita eficácia no controle na gestão de uma frota por meio da aplicação de um chip eletrônico em cada pneu, que transmite informações sobre o status de cada unidade monitorada para um sistema de gerenciamento on line. Os objetivos também são a redução do custo operacional com manutenção e reposição dos pneus, além de contribuir para a preservação do patrimônio investido na frota.

O sistema monitora eletronicamente com precisão os dados que são transmitidos, com ou sem fio, para o software de controle de pneus RS Web, que pode ser acessado pela Internet a partir de qualquer computador.

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