Tecnologia

Extensão rural: para democratizar a eficiência

Levar tecnologias de alta produção para lugares ainda carentes de informação e assistência. Este é o desafio dos pesquisadores da Embrapa e técnicos da Emater, que começaram a mapear diversos municípios da região norte do país.

Pesquisadores e técnicos visitaram lavouras de arroz e milho na região norte do país, visando levantar dados para elaborar os sistemas de produção destas culturas e avaliar o cultivo tanto na agricultura familiar como na empresarial.

Os pesquisadores passaram por diversos municípios, como Ariquemes, Vilhena, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Urupá. Nesses municípios foram realizadas reuniões com os técnicos da Emater e visitas às áreas de produtores e a uma empacotadora de arroz em Ji-Paraná.

Durante as visitas, os pesquisadores detectaram nas lavouras o baixo uso de insumos agrícolas, levando às baixas produtividades, especialmente quando se trata de plantio de milho e arroz em áreas de agricultores familiares.

Consequentemente, de acordo com os dados do levantamento sistemático da produção agropecuária, do IBGE, isto tem levado à diminuição da área plantada em alguns municípios do Estado. No caso da cultura do arroz, em 1997 o Estado tinha área plantada de 91.326 há, sendo que em 2006 houve uma diminuição para 71.218 ha. Na cultura do milho, a área aumentou de 115.551 para 125.209. Com relação ao arroz, salienta José Roberto, especialista em fitopatologia, com a proibição do desmatamento a cultura tem sido plantada em áreas velhas e degradadas. Nestas lavouras, têm sido identificadas a presença de pragas e doenças, especialmente a cigarrinha-das-pastagens, a lagarta-do-cartucho do milho e a brusone no arroz, ressalta José Roberto.

A maioria dos produtores não utiliza adubação química nem faz calagem, o que reduz consideravelmente a produtividade, afirma Alaerto Marcolan, pesquisador da área de solos. A produtividade varia de acordo com o nível de tecnificação, esclarece Marley Utumi. Nas lavouras mecanizadas de Rondônia, a produção de milho varia de 50 a 70 sacas/ha e a de arroz de 45 a 50 sacas/ha. Já em lavouras de agricultura familiar, sem mecanização, a produção está entre 25 a 30 sacas/ha para milho e arroz.

Os dados servirão como base para a atualização, financiada pelo Banco da Amazônia, dos sistemas de produção. Além disso, auxiliarão a assistência técnica na elaboração de projetos de plantio das culturas em Rondônia, diz o pesquisador da Embrapa Rondônia, Cléberson Fernandes. Além destes sistemas de produção, estão sendo feitos trabalhos semelhantes, entre a Embrapa e a Emater Rondônia, com as culturas da banana, do café e do abacaxi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *