Sustentabilidade

Cachorro: fragrante visitante raro

Monitoramento fotográfico flagra cachorro-vinagre na fazenda Nhumirim. Animal ameaçado de extinção não era visto há 22 anos no local. Câmeras fotográficas espalhadas pela fazenda Nhumirim, da Embrapa Pantanal, flagraram no dia 25 de julho, quatro cachorros-vinagre na propriedade, que fica no Pantanal da Nhecolândia. O animal não era visto há 22 anos no local, segundo o pesquisador Guilherme Mourão.

O flagrante aconteceu no primeiro dia de monitoramento com câmeras fotográficas. Doze equipamentos foram espalhados em pontos estratégicos da fazenda. Eles têm um sistema que adapta a câmera digital para fotografar automaticamente.

“O aparelho tem um disparador com detector de movimento e, juntamente com a câmera, fica protegido dentro de uma caixa fechada. Normalmente os pesquisadores armam as câmeras em trilhas no interior das matas. Se um animal passar em frente, ela fotografa e registra a data e hora”, explicou o pesquisador da Embrapa Pantanal. Algumas vezes os pesquisadores colocam iscas perto das câmeras para atrair animais.

Guilherme Mourão disse que o cachorro-vinagre (Speothos venaticus) é o único canídeo neotropical que faz matilhas e seus hábitos e ecologia são ainda pouco conhecidos. Sabe-se que este animal, que tem médio porte, dificilmente é capturado em armadilhas. Em seus estudos, pesquisadores da Embrapa Pantanal já conseguiram capturar cachorros-do-mato, jaguatiricas, mão-peladas e quatis, mas nunca um cachorro-vinagre. O animal está na lista brasileira de animais ameaçados de extinção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *