Pecuária

Cavalo Campolina: vocação que vem do berço

A relação da família Avelar com a criação de cavalos vem de longe. Essa experiência tem ajudado na obtenção de excelentes resultados com a raça Campolina. De acordo com o titular do haras Nahey, tradicional e respeitado criatório da raça Campolina em Minas Gerais, a história da família Avelar com os equinos foi uma conseqüência natural de três fatores básicos.

Primeiramente, porque o uso do cavalo pela família vinha de gerações, desde os bisavós, que já naquela época buscavam animais de confortável andamento. Em segundo, a influência do avô paterno que, por sua vez, envolveu-se de forma ainda mais intensa na seleção e preparação de bons animais de sela, ao fazer carreira militar na divisão de cavalaria do exército brasileiro. E, por fim, a região onde a propriedade se encontra, onde nasceu o Campolina, favoreceu a entrada de Nilton Carlos Avelar na raça. Os primeiros animais foram adquiridos de seu primo Josimar, outro grande amante do cavalo.

“Reforçado pelas influências naturais da família, o cavalo sempre foi visto como um belo e funcional vetor de relacionamento e lazer. A família, amigos e outros amantes do cavalo sempre se reúnem para confraternização , participação em eventos de lazer particular, do clube do cavalo, dos núcleos e associação”, conta o criador, contando que até sua netinha, Isabella, de apenas 2 anos, já participa de eventos montando animais da raça.

“O haras Nahey acredita muito que animais de qualidade reprodutiva, agregando morfologia e andamento, são provenientes de alta genética, ou seja só se consegue buscar dentro de um criatório estes três requisitos juntos, quando se tem animais de alta genética, por isso também focamos nos últimos anos animais e embriões que nos ajudassem a atingir esse nível, como por exemplo; Natercia da Maravilha, Malvina do Repol, Tatiana do Campo Novo e Inédita do Oratório”, conta.

Satisfeito com os resultados obtidos, Nilton Avelar acredita que o espaço para o Campolina no mercado nacional de equinos é excelente: “Além dos valores obtidos em pregões, a busca de lazer fora das cidades e o turismo rural se tornaram uma realidade e impulsionam ainda mais o mercado. “Quem deixaria escapar a oportunidade de montar em um belo, dócil e confortável animal para seu passeio ou “desfile? O Campolina preenche todos estes requisitos!”, argumenta.

O criador ressalva, porém, que, como toda atividade econômica, é fundamental que sejam definidas as metas e como alcançá-las, para obter sucesso. “Portanto, criar cavalo também pode ser rentável, desde que bem planejado a curto, médio e longo prazo e disponha de equipe e estrutura adequada”, ensina.

A infra-estrutura de que o haras Nahey dispõe também pode ser vista como um elemento que compõe a qualidade do trabalho desenvolvido pelo criatório. O haras dispõe de 200 hectares para o manejo do seu plantel, de aproximadamente 110 animais, em pastos de tifton, tanzânia, capim elefante, pastos nativos e ainda com reforço para o período da seca, entre maio e outubro, com cana e silagem devidamente fornecida.

A topografia da propriedade é montanhosa, porém, toda a área é mecanizável, além de contar com um solo de boa qualidade. O haras dispõe ainda de pistas e piscina para treinamento dos animais, baias e água de boa qualidade, com nascente dentro da propriedade.

Aplicando ao trabalho de criação conceitos modernos de gestão e administração, como qualquer atividade comercial, Avelar não descuida da qualificação de sua mão de obra. Assim o haras conta e busca sempre apoio de profissionais especializados, para ministrar cursos e palestras para os proprietários e funcionários, visando um manejo funcional em todos os setores, do combate às pragas da pastagem à vacinação em dia, a doma racional etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *