Agricultura

Morte inexplicada de soja assusta produtores

A preocupação da assistência técnica e dos pesquisadores da Embrapa é grande, porque a morte de plântulas (soja em estágio inicial) tem sido relatada em várias situações com causas diferentes. Entre os diversos fatores apresentados, destacam-se as condições climáticas (chuvas em excesso e temperatura elevada), aspectos relacionados ao manejo do solo e da cultura, uso de diferentes cultivares e até a ocorrência de fungos e pragas. “O surgimento desses fatores debilitam a planta jovem, propiciando a ação de fungos oportunistas presentes no solo, aumentando o estresse da planta e, consequentemente, agravando os danos”, explica o chefe de pesquisa da Embrapa Soja, José Renato B. Farias.

As chuvas em excesso afetam a raiz, porque diminuem a disponibilidade de oxigênio e favorecem a infecção pelos fungos do solo. Esse micro-organismos também são favorecidos pela alta temperatura que induz ao estrangulamento da haste da planta ao nível do solo e servem de porta de entrada para doenças.

Como o inverno e o início da primavera foram secos, houve redução na ação dos fungos de soja na decomposição da palhada proveniente da safrinha, e agora esses micro-organismos estão com atividade mais intensa.

Associados aos problemas climáticos, a morte de plântulas pode ter sido agravada por má condução no manejo da cultura. Em solos com drenagem deficiente de água pode ter ocorrido acúmulo de umidade e conseqüente morte de plantas. “Como qualquer ser vivo, a planta é mais sensível no seu estágio inicial, por isso, sente mais rapidamente, todo e qualquer fator adverso ao seu desenvolvimento. Muitas dessas condições, que podem ser toleradas por uma planta adulta, são fatais nos estágios iniciais”, diagnostica Farias.

O pesquisador da Embrapa Soja Lineu Domit explica que o replantio das áreas atingidas é uma decisão técnica e deve ser tomada pelos agrônomos. “Se houver de 8 a 10 plantas por metro linear, bem distribuídas, não há a necessidade de replantio, mas se houver plantas mal formadas é melhor replantar”, aconselha o pesquisador.

Domit diz ainda que o produtor deve estar atento à presença de fungos presentes no solo, porque o replantio não deve ser realizado, enquanto estiver chovendo, porque a atividade desses micro-organismos continua alta. “Se continuar úmido, não adianta replantar. Além disso, o produtor deve evitar o replantio na mesma linha já utilizada, porque nesse espaço pode haver maior presença de fungos”.

Sistema de alerta

Os pesquisadores da Embrapa Soja pretendem instalar unidades de observação a campo, em parceria com a assistência técnica das várias regiões atingidas, para validar as informações e buscar soluções para evitar que o problema se repita nas próximas safras. “Esperamos contar com a colaboração da assistência técnica no levantamento dos dados de sua região para que a pesquisa possa planejar ações futuras, buscando diagnosticar e solucionar os problemas”, diz Domit.

Inclusive, em dezembro, será lançado na página da Embrapa Soja na internet o Sistema de Alerta, onde serão disponibilizadas as informações técnicas sobre problemas emergenciais da cultura. “O objetivo é agilizar o repasse de informações que orientem a tomada de decisões da assistência técnica, além de abrir um canal de troca de informação permanente entre a extensão rural e a pesquisa na busca de soluções para os problemas que afetam a soja”, defende o pesquisador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *