Pecuária

Genética – caminhos da inserção artificial foram discutidos em simpósio

A ASBIA promoveu em maio, em Campo Grande, MS, o primeiro Simpósio ASBIA de Inseminação Artificial em parceria ao IV Congresso Brasileiro de Buiatria. O evento contou com a participação de aproximadamente 1.000 Congressista.

A abertura do Simpósio ASBIA foi feita pelo seu Presidente, Donário Lopes de Almeida, que falou sobre o avanço da Inseminação Artificial (IA) nos últimos anos, os fatores limitantes para uma maior utilização da técnica no país, ressaltando as vantagens dos produtos oriundos de IA, na obtenção de maior produção de carne e leite.

O Simpósio contou com palestras de importantes profissionais do setor, como o Dr Nelson Pineda que falou sobre a relação da Inseminação Artificial e as Medidas de Tamanho e Escores Visuais para a Produção de Carne. Sua apresentação ressaltou que não existe um animal ideal, mas sim o animal adequado a um determinado sistema então para cada ambiente deve-se utilizar um tipo de animal levando em conta o escore corporal do mesmo.

Em seguida foi apresentada palestra sobre vantagens, Limitações e Avanços da IA, pelo francês Dr Decuadro-Hansen, Diretor Técnico Mundial da IMV, que frisou que na Europa não existem tantas chances de expansão do mercado da IA como no Brasil. Destacou também que a média de doses/prenhes da América Latina é inferior a da Europa, em função dos problemas de identificação de cio naquele país. Outros assuntos abordados por Hansen foram as novas tecnologias como o sêmen líquido e a sexagem do sêmen.

A terceira palestra foi apresentada pelo diretor da CFM Leachman, Dr Fábio Dias, enfocando a IA como importante ferramenta na formação de raças compostas, vistos que ela permite o uso intenso dos melhores genes, diminui os riscos sanitários e corrige efeitos ambientais. Ao comparar a Ia com TE (transferência de embriões), Dias afirmou que apesar da TE ter menos restrições sanitárias do que a Ia, o seu custo é muito mais alto, indicando uma tendência de uso em escala dos programas de inseminação como ferramenta para o melhoramento genético.

A finalização do dia foi feita pelo Dr André Galassi Gargalhone, do Núcleo de Novilho Precoce de MG, cujo tema da palestra foi a Cadeia Produtiva da Carne e a IA, que ressaltou a importância da Ia para obter animais mais precoces, padronizar carcaças e melhor o controle sanitário e reprodutivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *