Pecuária

Apoio total ao criador

Na busca de consolidar a raça no mercado, a APCL acaba de criar a Rede de Apoio do Limousin. Reunindo conceituados veterinários, técnicos e professores, a Rede objetiva atualiza-los periodicamente com informações sobre o desenvolvimento tecnológico da raça, fornecer publicações de pesquisa e resultados práticos obtidos á campo, além de fomentar a troca de informações entre especialistas e criadores. A participação destes profissionais no campo é vital para o desenvolvimento da qualidade do produto final de maneira uniforme em todo o Estado, observa observa Roberto Neszlinger Filho, presidente da Associação Paulista de Criadores de Limousin. Na prática, a proposta é a de realizar vários Workshops em diferentes regiões, inclusive fora do Estado de São Paulo, O primeiro deles, o Workshop Paulista Limousin, aconteceu em Ribeirão Preto, SP, nos dias 10 e 11 de março. Na ocasião, criadores, técnicos e estudantes debateram temas como Mercado pecuário e o Limousin, cruzamento industrial e manejo de touros á campo e Projeto Boi Gordo e o investimento em Limousin, entre outros. Queremos criar uma sinergia entre criadores e técnicos, com orientação sincera, numa relação transparente. Paralelamente, queremos oferecer, diretamente nas unidades escolares, palestras e simpósios com profissionais ou estudantes de veterinária, estabelecendo um intercâmbio com as faculdades e universidades, e criando, assim uma rede de estágios, facilitando o contato de estudante com a criação, observa Neszlinger.

A Rede de Apoio do Limousin se constitui, ainda, de uma home-page onde o criador pode tirar suas dúvidas diretamente com os profissionais que compõe o corpo técnico efetivo da entidade. A consultoria e assessoria são meio eficazes de se obter serviços profissionais a baixo custo, em qualquer área de atuação. Portanto, estamos desenvolvendo serviços de apoio através de visitas de veterinários, zootecnistas e agrônomos experientes orientados pela APCL diretamente nas propriedades, avisa Neszlinger. Além de apoio aos criadores atuais, a entidade está empenhada em orientar também os novos criadores. Para isso A Rede De apoio do Limousin Instituiu o Pós-venda, ou seja, está sugerindo aos criadores que vendem em leilões com a chancela da entidade a contratação de técnicos para que orientem os compradores sobre manejo, pastos, cruzamento, etc: Queremos agregar serviços mas, fundamentalmente queremos que os novos criadores se sintam seguros ao entrar na raça e não comprem mais gato por lebre, observa. A proposta não se limita a orientação aos novos compradores, mas também quer estabelecer um acompanhamento dos resultados destes criatórios garantindo seu sucesso. Os dados serão fornecidos pelos técnico á APCL, avisa Neszlinger.

Este dados, na realidade, serão acrescidos aos que já estão sendo fornecidos pelos técnicos da APCL que, desde outubro passado, estão percorrendo todo o Estado de São Paulo visando propriedades que possuem rebanhos Limousin ou que fazem cruzamento industrial com a raça, seja com uso de touros ou com inseminação artificial. A avaliação observa o manejo e os resultados obtidos com Limousin. De porteira em porteira estamos realizando pesquisas com o uso de questionários pré-elaborados que objetivam levantar a real situação da raça no Estado, quais são as principais necessidade dos criadores, aceitação e supostos problemas com a raça, procedimentos á campo, grau de conhecimento e atualização de criadores e funcionários, processos produtivos adotados, entre outros, comenta Neszlinger.

Estas informações em breve também estarão á disposição dos interessados na APCL e a home-page da entidade. Se o criador quiser ampliar o atendimento ele entra em contato com a APCL que nossos técnicos o atenderão com custos mais baixos, avisa. As propostas da APCL vão mais além: Com o cruzamento das informações que estamos levantando em campo e sua divulgação através do nosso site, poderemos construir uma malha de criadores e seus produtos e colocarmos todos em condições de se falarem diretamente, aumentando as possibilidades reais de negócio. Isto permitir, ainda, que o criador visualize seu plantel e passe a participar de aquisições rentáveis. E, ainda mais importante: o criador vai passar a ser conhecido no mercado, difundindo seus produtos e tendo maiores opções de compra, observa Beto.

O presidente da APCL acredita, no entanto, que o maior beneficiado com as ações que a entidade está fazendo é o mercado consumidor que, ao adquirir produtos Limousin vai estar levando para casa o resultado da ação de toda uma rede de criadores e profissionais que visa garantia de qualidade de produtos de alto nível.

Também fazem parte das propostas da APCL desenvolver uma pesquisa de produtos e equipamentos. A rede de fornecedores é fundamental. Quanto negócios deixam de existir, não porque não tenham bons produtos, mas porque tem um custo inviável, ou nem sempre a qualidade da matéria prima atende plenamente as necessidades do negócio? Daí a preocupação da entidade em oferecer orientação sobre a fabricação da ração ideal ou da praticidade de um cocho, da utilização de um programa informatizado que permita o controle eficaz do rebanho etc, queremos que o criador fique atento para que seu custo não vá ao céu e seu lucro não se perca, diz. A orientação da APCL vai estar acontecendo através do site, onde estarão disponibilizadas informações sobre equipamentos e produtos necessários para atender aos objetivos dos negócios do pecuarista. E quando se fizer necessário o desenvolvimento de um produto iremos intermediar o contato entre usuário e o produtor, visando a melhoria desse produto, avisa Beto Neszlinger.

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