Agricultura

As novas cores do girassol

A nova planta é resultado do Programa de Girassol Ornamental, da Embrapa Soja (Londrina – PR) iniciando em 1996, na busca de alternativas econômica para utilização de girassol: jardinagem e confecção de arranjos florais. Hoje o girassol é utilização na produção de óleo, para alimentação de pássaros e como silagem animal.

Apesar de já ser disponível nos Estados Unidos e Europa, o girassol colorido não era adaptado ás condições de clima e solo brasileiros. Como essa pesquisa, conseguimos desenvolver variedades de girassol colorido, adaptado especialmente ás condições brasileiras, tanto que essas flores poderão ser cultivadas em qualquer região do País, inclusive, por pequenos produtores, diz. O pesquisador Marcelo Fernandes Oliveira, que trabalha com a cultura.

Segundo ele, a pesquisa possibilitou alterações na arquitetura da planta, As flores, por exemplo, são menores que o girassol tradicional. O girassol colorido, que é específico para composição de ramalhetes, é unicapitulado, ou seja, possui apenas uma flor por planta. As flores podem durar até 10 dias no vaso com água. Os girassóis coloridos também podem ser multicapitulados, espécie de arbusto baixo com várias flores na mesma planta. Esse tipo de flor serve para utilização em projetos de paisagismo, sendo indicado para o cultivo em jardins. As flores multicapituladas podem durar no jardim até 25 dias. A semente da nova planta está sendo multiplicada e estará disponível no mercado a partir do próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *