Agricultura

Convênio quer fazer do homem do campo um empresário rural

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) firmaram um convênio com o Sebrae/SP, no intuito de desenvolver o Sistema Agroindustrial Integrado (SAI). Um programa presente em 147 municípios, mas que até agosto deve atingir cerca de 500 municípios paulistas.

Para tanto, o SAi oferece assessoria técnica, gerencial e administrativa ás diversas cadeias produtivas da área rural. Com o auxílio do programa, produtores de Santa Cruz do Rio Pardo, por meio da Associação dos Produtores Rurais e Agroindustriais de Sodrélia, que fabricam doces em compota, vêm conseguindo atender grande parte da demanda da região.

No Vale do Ribeira, o SAI vem contribuindo para expansão da Tilápia, um peixe de água doce, conhecido da grande maioria dos pescadores, mas quase ignorada pelos consumidores. Através da cooperativa Cooperpeixe, localizada no município de Juquiá, as espécie vem sendo colocada nos principais supermercados da região, inclusive na rede Carrefour da capital do Estado. De acordo com o presidente da Cooperpeixe, Edemir Nardino, a cooperativa conta, hoje, com uma produção anual de três mil toneladas de pescado. “O sucesso na comercialização das Tilápias está diretamente relacionada ao apoio do Sebrae/SP”, comenta ele, informando a inauguração da UNidade de processamento, visando a industrialização do produto, além de um acero de exportação para a Alemanha no total de 1.800 toneladas de filé de Tilápia/ano.

A cerimônia de assinatura do convênio do SAI aconteceu no dia 25 de abril, na sede do Sebrae/SP, em São Paulo. O documento foi assinado, entre outras autoridades, pelo diretor Superintendente do Sebrae/SP, Fernando Leça, do secretário do secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Meireles, do presidente da Faesp, Fábio Meireles e do superintendente do Senar José Eduardo Duarte Saad.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *