Negócios

Em busca de bons profissionais

Até o ano de 1997, o Conselho Regional de Medicina Veterinária registrava no Brasil cerca de 31.000 profissionais atuantes no mercado de trabalho. Com o grande aumento das faculdades que oferecem o curso, o País passou a formar mais da metade do que foram acumulados em quase um século. Uma situação que levantam dúvidas sobre a qualidade de muitas dessas instituições e mobilizam profissionais a zelar pelo bom serviço no setor. Foi isso que motivou os proprietários da Biotec a pensarem numa forma de contribuir para a atualização, reciclagem e preparação de estudantes em final de curso e recém – formados no que se refere a reprodução animal.

O objetivo, segundo um dos sócios da empresa, Antonio Celso Lapenta Janzatti, é criar um Centro de Estudos de Qualificação, com cursos rápidos rápidos de uma semana a dez dias, enfatizando o lado prático do dia – a – dia do trabalho a campo. ” Pretendemos atender uma carência de mercado, preenchendo uma lacuna que está aberta em nossa área de atuação”, comenta Janzantti, anunciando que o primeiro tema deve ser sobre ultrassonografia na reprodução bovina, previsto ainda para primeiro semestre deste ano.

A Biotec é uma empresa especializada em biotecnologia de reprodução animal, que no ano passado realizou aproximadamente 3.000 transferências de embriões. Localizada na Fazenda Estrela, de propriedade do empresário Márcio Cassia, conta com 140 alqueires de pastagens e infraestutura de primeira. Alojada na sede do antigo Hara Star, conta com baias, laboratórios, salas de aulas, casas para alojamento, sem falar no plantel de cerca de 300 receptoras aptas a receberem embriões. Numa outra propriedade, Cassi possui 500 vacas Nelore em cruzamento industrial com Limousin e Simental, visando a produção contínua de receptoras. A experiência dos profissionais da Biotec servirá como chamariz para a concretização dos cursos de qualificação. Encontram – se envolvidos no projeto os seguintes profissionais: Agnaldo Sena, formado em 1968, por mais de dez anos gerenciando uma fazenda de leite A que comercializa em torno de quatro mil litros/dia.

Foi um dos pioneiros da transferência de embriões no Brasil, com estágios nos Estados Unidos e Candá; Antonio Celso Lapenta Janzantti, há mais de dez anos trabalhando com TE nos principais rebanhos de Limousin do Brasil, tais como a Agropecuária Maragogipe, Estância 3M, Fazenda Vitória Agro – pecuária Osório Carlos Wallauer, Fazenda Reunidas Boi Gordo, Fazenda Triunfo, FJS Embriões. No ano passado participou de cerca de 700 coletas, que resultaram em mais de 4.500 embriões. Também fez estágio nos USA e Canadá; Carlos Akira Tanabe, formado hà 15 anos, possui ampla experiência em equinos nas áreas de clínica cirúrgica e reprodução. É considerado uma das personalidades em pogologia (cascos); José Bim Neto, há mais de três anos na Biotec, é responsável pela área de andrologia e congelamento de sêmen bovino. No ano passado, fez mais de 15.000 doses; Wagner Marques de Lima, na Biotec há dois anos, atualmente é o veterinário residente da Estância 3M; e Mauricio Lapenta de Oliveira, veterinário residente da Biotec, na Fazenda Estrela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *