Pecuária

Eficiência é palavra de ordem

Tendência mundial, o animal funcional é a junção de fatores qualitativos à performance do animal em sua atividade, no caso da raça Limousin, a produção de carne no menor tempo possível e com níveis equilibrados de gordura, de forma a conquistar os consumidores exigentes com a qualidade da carne servida em seu prato. Luiz Meneghel Neto, da Estância 3M, um dos criatórios mais antigos e tradicionais da raça, defensor do Limousin Funcional, explica que esse é um conceito que vem determinando as características que os criadores têm buscando no Limousin, aumentando sua eficiência.

Segundo ele, o touro funcional é aquele que tem capacidade de se deslocar por grandes extensões, nas diversas condições brasileiras. É necessário que possua uma estrutura corporal correta, aprumos, esqueleto nem frágil nem pesado, musculatura adequada à situação que ele irá encontrar, arqueamento e profundidade de costela, proporcionando maior cavidade abdominal para facilitar a ingestão e absorção dos alimentos. Profundidade torácica para possibilitar maior capacidade de respiração a suportar as altas temperaturas.

O touro Limousin deve possuir ainda volume de carne para transmitir à sua progênie, além de testículos grandes, maior quantidade de sêmen e maior índice de fertilidade. Nas fêmeas, além das mesmas características buscadas para os machos, a funcionalidade fica evidenciada em prenhez precoce em torno dos 15 e 17 meses, condição estrutura para se deslocar a grandes distâncias, fácil recomposição corporal após o parto e condições para a produção de uma cria por ano e habilidade materna com produção de leite para criar um bom bezerro.

Meneghel prega que o trabalho de seleção na propriedade tem que seguir estes preceitos, sob pena de perder espaço no mercado. Na Estância 3M, localizada no Norte do Paraná, o trabalho esta inteiramente voltado para tirar o melhor de cada animal em termos de performance, garantindo progênies para cumprir as exigências de uma pecuária que necessita urgentemente ampliar sua produção e garantir maior retorno financeiro aos criadores.
” Além disso, há o mercado externo, que se abre aos nossos produtos de forma atraente, já que a barreira da aftosa vem sendo vencida pelos principais estados produtores de carne do Brasil e nossos preços estão competitivos.

“Além do trabalho desenvolvido na propriedade, a Estância 3M Limousin também participa dos programas desenvolvidos pela Associação Brasileira de Criadores de Limousin: o programa de performance e de touro jovem, eficazes mecanismos disponíveis hoje para o criador da raça poder apontar com segurança aqueles animais que são realmente melhoradores. O Limousin conquistou em pouco tempo a preferência dos criadores que utilizam a heterose das raças européias e zebuínas para diminuir o tempo gasto em cria, recria e engorda dos animais dos animais. Os testes realizados pela Associação Brasileira de Criadores de Limousin (ABCL) em conjunto com instituições de pesquisa têm comprovado a capacidade do Limousin em corresponder às suas funções a campo, em grandes extensões e sobre o calor das regiões central e norte do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *