Agricultura

Devoradores de lucros

Aumento na incidência de pragas e insetos deixa produtores em estado de alerta para a próxima safra. Novidades no mercado, porém, prometem ajudar a manter esses inimigos da produtividade bem longe da lavoura.

Quando o assunto é saúde da soja, o agricultor quer ter paz para poder ver seu trabalho rendendo e se multiplicando em produtividade ao final do ciclo. Porém, os inimigos da soja, que reduzem a lucratividade no campo são muitos e cabe à indústria oferecer soluções para que seus clientes não sofram tanto, e fiquem bem “armados” no combate contra as pragas e doenças. Roberto Dib, gerente de inseticidas da Syngenta, diz que o percevejo, por exemplo, pode causar danos que comem de 30 a 50% da produtividade do agricultor de soja. “Ele é sugador e é praga que age num momento importante da lavoura, o enchimento de grãos. Ou seja, vai causar os danos através de sua picada na vagem, prejudicando o peso dos grãos, sua qualidade e viabilidade”. Essa semente atingida passa automaticamente a ser inviável, pois terá má condição, sem contar que serve como porta de entrada para outros patógenos. “Assim sendo, é importante que se faça o Manejo Integrado de Pragas (MIP), com monitoramento periódico de infestação, presença e ausência do percevejo”, declara.

O Brasil é um País de clima tropical que permite termos até três safras por ano, e por consequência disso, se torna bastante propício às pragas. Dib comenta que o MIP vai de encontro ao controle daquelas que ficam no campo, entre uma safra e outra. “É preciso fazer o manejo de forma adequada, com monitoramento constante, seguindo os níveis estabelecidos pelas indústrias e órgãos competentes, para saber se há necessidade de aplicar ou não”. Para ele, saber em qual nível de infestação a plantação está e de que maneira o produtor deve fazer as aplicações é o básico mais fundamental a ser respeitado no dia a dia pelos sojicultores.

Oferecendo opções a seus clientes, o gerente comenta que Engeo Pleno está no mercado, a disposição do produtor na luta contra o percevejo. “É um produto reconhecido, que tem performance superior devido a mistura de dois ingredientes que apresentam resultados de choque na praga logo após a aplicação”, declara. Depois disso, o residual se mantém na planta por 15 dias, permitindo maior controle no campo. “Se o produtor tiver problema de novo, ele tem como sair da fase crítica com essa planta já protegida”.

Numa versão mais nova do produto, Dib conta que Engeo Pleno S é a evolução no controle de percevejo. “Trata-se da tecnologia Zeon, da Syngenta, que faz com que haja dentro da formulação microcápsulas suspensas em água, que uma vez aplicadas, começam a liberar o ingrediente ativo, dando maior cobertura à soja”, explica. Além da eficácia, esta tecnologia é mais segura ao aplicador e ao meio ambiente, pois o ativo não fica totalmente exposto, o que evita a fotodegradação do ambiente.

Vinicius Zardo, gerente de produto da companhia, conta que além de Engeo Pleno no cenário de percevejos, para o combate às lagartas que afetam a produção de soja no Brasil, a Syngenta oferece o Proclaim, produto recém-lançado pela marca e que é atualmente considerado seu carro-chefe neste tipo de combate. “Os danos que as lagartas causam a uma plantação podem chegar a ser de 50% de redução de produtividade, o que deixa qualquer produtor bastante preocupado”. O executivo comenta que diferentemente do percevejo, o dano da lagarta não está diretamente ligado ao grão da soja, uma vez que ela se alimenta da folha, impedindo o desenvolvimento da planta. “Menos folhas atrapalha o desenvolvimento da soja, e isso reflete em menos grãos e menos produtividade”, diz Zardo.

Proclaim é um produto seguro ao meio ambiente e ao agricultor que faz seu manuseio, e um exemplo disso é que em países como a Itália, ele é usado em culturas de consumo in natura. “Trata-se de algo seletivo, que atua onde precisa atuar no controle das lagartas”. Zardo declara que o produto tem uma característica única em relação as demais opções que os produtores têm no mercado. Isso se dá por conta do chamado “efeito translaminar”, onde ao fazer a aplicação penetra rapidamente na folha e fica alojado dentro da planta. “Ele não faz contato com inimigos naturais e faz o controle a partir do momento em que a lagarta se alimenta da folha”.

Zardo diz que Proclaim tem características particulares no controle de lagartas de difícil controle, pois tem velocidade de ação rápida, agindo no canal de cloro do inseto. “A partir do momento que a praga tem contato, ela para de se alimentar e causar o dano na planta”, diz. Além disso, é um produto que por ficar armazenado na folha, tem uma vida residual maior que os demais, pois ficando dentro da folha ele não permite a fotodegradação por fatores externos como o sol, por exemplo. “E também fica protegido em dias de chuva, estando dentro da planta mesmo que esta intempere ocorra”, declara o gerente.

Por parte do produtor, para potencializar a ação destes produtos e ter assim, melhores resultados, basta fazer o MIP como pilar principal, além de seguir as recomendações das indústrias e dos órgãos sobre nível de infestação, como já citou Dib. “Se há uma recomendação para entrar com determinado número de lagarta por metro e o produtor entra com três vezes mais este número, o efeito não será o desejado”, declara. Ele explica que estes produtos de alta eficiência chegam a atingir de 85 a 95% de níveis de controle, e por isso se torna importante fazer o manejo integrado conforme as recomendações. “Assim, evita-se danos que impeçam a ação dos ativos”.

Já Zardo, para ilustrar melhor esta questão, comenta que junto do Proclaim, por exemplo, é recomendada a utilização de óleo mineral. “Dessa maneira a Syngenta ajuda os clientes a potencializarem a utilização dos nossos produtos, e obter resultados satisfatórios no campo”, diz.

CICLO DO PERCEVEJO VERDE

CICLO DO PERCEVEJO MARROM

Texto: Bruno Zanholo • Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *