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TopList 2023 aponta os produtos e marcas preferidas do produtor

O produtor rural está cada vez mais profissional, tecnológico, ávido por novidades e obcecado por ferramentas que lhe proporcionem maior eficiência e produtividade. E é por esse motivo que se destacar no TopList Rural tem-se tornado um feito para poucos. A edição deste ano veio com muitas novidades. O número de categorias praticamente dobrou, dando à pesquisa uma maior especificidade e abrangência. “Segmentamos as categorias antigas e incluímos categorias novas, de setores que antes ficavam de fora”, conta o Diretor de Redação da Revista Rural, Flávio Albim.

Ele explica que, com isso, a participação de suínos, aves, caprinos, ovinos e equinos ganhou um peso maior, assim como a área de fruticultura e horticultura. “Demos destaque à silvicultura, um segmento que vêm ganhando grande importância, e também ao setor de bioinsumos, outro segmento que registra grande expansão”, completa.
Essas mudanças trouxeram à tradicional pesquisa, que chegou à sua vigésima terceira edição, novos nomes de marcas e empresas que, habitualmente, não apareciam.

“Foi um grande aprendizado para nós também. O universo do agronegócio é imenso. Ainda há muito para se explorar”, afirma Albim. Para ele, os resultados foram tão empolgantes, que os organizadores pensam em seguir aumentando o número de categorias. “Teremos, por conta disso, o desafio de não deixar a pesquisa muito extensa, para não afugentar o participante. Talvez um caminho seja segmentar o público’, pondera o diretor.
Mais uma vez, a pesquisa foi realizada através de formulário, enviado para os leitores da revista e também disponibilizado no portal de notícias e nas redes sociais. “Mantivemos nosso compromisso de popularizar a participação. Divulgamos ainda em nosso programa de TV e a adesão foi grande, bem maior que em anos anteriores. Algumas empresas tiveram forte engajamento na distribuição dos formulários, enviando para seus clientes e admiradores, refletindo positivamente no resultado final. Com isso, acreditamos que a edição deste ano foi a que causou maior mobilização e conseguiu atrair grande atenção do mercado”, analisa a Diretora Comercial e Administrativa da Rural, Ana Carolina Albim.

O formulário ficou disponível entre os dias 14 de setembro e 13 de outubro. Ao todo, 1.170 respostas foram enviadas, sendo o grosso da amostragem vindo das regiões Sudeste (37%) e Centro-Oeste (32%). O Sul também contou com boa fatia do bolo (25%0, enquanto o restante (6%) veio das regiões norte e nordeste).
Para a classificar a amostragem por atividade principal, seguiu-se o mesmo critério adotado no ano passado. Os proprietários continuaram divididos entre pecuaristas e agricultores. Já os prestadores de serviço foram classificados como Profissionais (Administradores, Gerentes de Fazenda, Capatazes e Peões) e Técnicos (Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas, Médicos Veterinários e Zootecnistas).
Confira o depoimento dos representantes das principais empresas que se destacaram na pesquisa TopList deste ano:

Fitossanidade

Fábio Prata – Diretor de Marketing para Proteção de Cultivos da Divisão Agrícola da Bayer Latam

“A inovação é um pilar estratégico da Bayer que está presente em todas as nossas soluções e este resultado é uma prova tangível disso. Investimos cerca de 2,8 bilhões de euros anualmente no mundo em Pesquisa e Desenvolvimento, com o objetivo de proporcionar soluções cada vez mais personalizadas para os produtores, apoiando-os em todas as etapas de suas jornadas agrícolas. Isso envolve iniciativas e projetos de cocriação com outras empresas, liderados pela nossa área de inovação aberta, bem como o desenvolvimento de soluções e produtos pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento e pelas áreas de negócios.

Um exemplo notável de nossos esforços é o inseticida Connect, desenvolvida para aumentar a produtividade dos horticultores, ao mesmo tempo que promovemos a agricultura regenerativa. Receber o reconhecimento na categoria “Inseticidas para Horticultura” é uma honra para nós, pois indica que estamos seguindo na direção certa e que somos parceiros valiosos para nossos clientes.

Sabemos que é impossível inovar sozinho em pleno século XXI, por isso buscamos estar sempre próximos do produtor para que possamos entender todas as dificuldades e desafios que ele enfrenta no campo. Desta forma, conseguimos lançar soluções para o campo, ferramentas digitais e desenvolver projetos que estão de acordo com a demanda presente e também prever o que será necessário para o agro do futuro. Prova disso são os lançamentos recentes que tivemos, como o Fox Supra para soja e os novos modelos de negócio como Bayer VAlora e Bayer Directo.

As campanhas em mídias sociais e veículos de comunicação desempenham um papel crucial na construção da Bayer como uma líder no mercado agrícola. Elas ampliam a visibilidade da empresa, permitindo o compartilhamento de nossa missão, inovações e compromisso com os agricultores, além de auxiliá-los sobre práticas agrícolas sustentáveis. Essas campanhas também possibilitam uma comunicação direta com stakeholders, incluindo agricultores e comunidades rurais, fortalecendo relacionamentos e demonstrando um genuíno comprometimento com seus interesses. Como resultado, essas estratégias fortalecem a imagem da Bayer e contribuem significativamente para a popularidade no mercado agrícola.

A agricultura na América Latina, em especial no Brasil, enfrenta desafios constantes, e a Bayer se dedica a atender às necessidades específicas do mercado. Nossas inovações em proteção de cultivos são desenvolvidas com foco no mercado brasileiro, considerando as particularidades regionais, tipos de cultivo e condições climáticas. Um exemplo recente é o fungicida sistêmico Fox® Supra, que se juntou ao nosso portfólio para controle de doenças na cultura da soja, como a ferrugem asiática.

Além disso, estamos investindo em tecnologias que serão lançadas no futuro, como o Icafolin, um herbicida inovador para o controle de plantas daninhas. Também prevemos os inseticidas Plenexos e Velancor, ambos contendo a molécula spidoxamat, para cultivos intensivos e extensivos. Mais exemplos de tecnologias futuras incluem dois novos fungicidas para cereais, frutas e horticultura em fases 2 e 3 de pesquisa.

Por isso, manteremos o nosso compromisso com investimentos em pesquisa de vanguarda e colaboração com o setor para continuar liderando a inovação em proteção de cultivos e no controle de doenças nas principais culturas do país, o que nos faz manter posição de destaque para o Top List 2024”.

Rogério Castro – CEO da UPL Brasil

“Nós, da UPL, estamos comprometidos em investir constantemente em inovações que simplifiquem a vida dos agricultores e promovem a sustentabilidade, o crescimento e a lucratividade de seus negócios. Nosso objetivo é liderar o mercado, oferecendo produtos e serviços da mais alta qualidade – seja em soluções fitossanitárias tradicionais ou em biossoluções. A escolha da nossa empresa em quatro categorias no prêmio Top List Rural pelos leitores da Revista Rural, juntamente com o troféu conquistado pela ação no Rally dos Sertões, é um reconhecimento do nosso esforço e foco. Esse resultado nos enche de orgulho e valida a excelência do nosso portfólio e das iniciativas que, com tanto cuidado, elaboramos. Além disso, nos inspira a trabalhar ainda mais para desenvolver soluções inovadoras e avançadas para o agronegócio do país. Ser uma empresa “Top List” significa que estamos no rumo correto, contribuindo significativamente para o sucesso dos produtores rurais, verdadeiros heróis nacionais.

Para ser uma marca preferida no agronegócio, é essencial unir tecnologia inovadora e qualidade comprovada no desenvolvimento e no fornecimento de soluções para os desafios enfrentados pelos produtores rurais. Além disso, é crucial investir em biossoluções que fortaleçam e melhorem a qualidade dos cultivos, atendendo às demandas do mercado de maneira eficaz e sustentável. Estabelecer um diálogo constante com os agricultores, construindo um relacionamento de confiança sólida, também é fundamental. Esse vínculo não apenas fortalece a parceria, mas permite entender as necessidades desses parceiros de forma mais aprofundada, aprimorando continuamente as soluções e os serviços oferecidos. A UPL, com sua história e compromissos com a produção sustentável, orgulha-se de ser reconhecida como sinônimo de confiança, resultado de dedicação e esforço no setor agrícola.

Para não perder o foco e alcançar novamente essa conquista na próxima edição, é essencial manter a dedicação. Estamos impulsionados não apenas pela satisfação de ser lembrados pelo produtor rural, mas também pela responsabilidade e pelos desafios inerentes a essa conquista. Queremos ser escolhidos novamente em 2024 e, para isso, renovamos o compromisso de oferecer serviços e produtos de qualidade excepcional para a saúde das plantas e do solo. Os desafios que enfrentamos envolvem a melhoria contínua de nosso portfólio, criando soluções cada vez mais eficazes e seguras para as demandas do mercado. Nosso compromisso com a produção sustentável é a base desses esforços, respaldado por uma estratégia de comunicação sólida. Além disso, recentemente, lançamos nosso relatório de ESG que destaca o compromisso com a evolução do setor, não apenas em termos de qualidade, mas também em responsabilidade ambiental, social e de governança – o que nos ajuda a reimaginar a sustentabilidade na produção de alimentos. Assim, permanecemos focados em nossa missão, trabalhando incansavelmente para superar desafios e reforçar a imagem de uma marca confiável para os clientes e parceiros. Estamos determinados a evoluir sempre e fazendo a diferença no agronegócio, comprometidos com a excelência e a responsabilidade em todas as nossas ações.

A safra de 2023/2024 mostra-se especialmente desafiadora devido ao fenômeno climático El Niño, um agravante nesse cenário, potencializando a pressão de pragas e de doenças sobre as plantações. Diante disso, soluções fitossanitárias são fundamentais para evitar que os produtores tenham prejuízos e possam aumentar a produtividade. Com nossos esforços, temos uma certeza – que é comprovada pela ciência e verificada na prática pelos agricultores das diversas regiões brasileiras: o portfólio da UPL é um importante aliado para beneficiar cada hectare produtivo, de qualquer cultura, em qualquer lugar do país. Esse compromisso está na raiz de nosso propósito OpenAg, que nos torna uma empresa aberta à inovação e à colaboração agrícola”.

Wellington Ribeiro – Gerente de Branding da Syngenta Proteção de Cultivos

“Primeiramente é uma grande satisfação para a Syngenta receber esse reconhecimento dos produtores mais uma vez. Isso é uma resposta de que estamos no caminho certo. A Syngenta tem como principal objetivo criar marcas fortes através das estratégias de comunicação dos produtos proporcionado experiências junto aos produtores agrícolas. Ser reconhecida na categoria de Fungicidas para Fruticultura é um resultado do trabalho da Syngenta de introdução de novas tecnologias e comunicação para proteção de cultivos direcionado para esse segmento. Nos últimos 2 anos promovemos diversos produtos como: MIRAVIS®, ORONDIS® Flexi e ORONDIS® Ultra, GRADUATE® A+, BRAVONIL TOP® entre outros, formulados a partir de moléculas de altíssima performance de controle e de acordo com as premissas de sustentabilidade.
Não é uma tarefa simples, é preciso mais que proximidade, é necessário vivenciar o dia a dia do agricultor. A Syngenta tem como estratégia “customer centricity”, ou seja, o cliente no centro das ações. Isso faz com que todas as nossas iniciativas e campanhas sejam desenvolvidas para suportar os desafios e ampliar as oportunidades do produtor. Nós interagimos e conseguimos ser relevantes para agricultores seguindo a sua jornada, levando informações, conhecimento e boas práticas, tecnologia e serviços de acordo com suas necessidades, no momento correto. 
Cada vez mais o produtor é acessado por diversas empresas, produtos, serviços, através de diversos meios. Hoje trabalhamos com uma comunicação omnichannel, interagindo nos diversos pontos de contato, através dos canais e veículos mais relevantes para o produtor, com uma comunicação moderna, colaborativa e objetiva dos seus produtos e serviços. Tudo isso endossado pela nossa marca Syngenta”.

Cristiane Delic – Líder do Portfólio de Biológicos da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai


“Estamos muito felizes com esta conquista. A Corteva investe continuamente em pesquisa e inovação para levar cada vez mais tecnologia aos produtores rurais, fortalecendo essa parceria. A empresa já havia recebido o prêmio Top List pela marca Pioneer e por Pastagem e agora, além destas áreas, é um orgulho vencermos também na categoria Bioinseticidas, um mercado estratégico e de grande investimento da companhia.
A Corteva possui o compromisso de fornecer aos agricultores ferramentas e soluções que agreguem valor e produtividade. O objetivo da empresa é responder aos desafios dos produtores de maneira inovadora e, ao mesmo tempo, fornecer ferramentas sustentáveis que complementam as práticas agrícolas em evolução com eficácia comprovada.
O negócio de biológicos tem um importante papel neste processo. As aquisições da Symborg e da Stoller tornaram a Corteva uma empresa muito relevante no segmento. Hoje, a companhia possui em seu portfólio soluções para nutrição e controle biológico para culturas como cana-de-açúcar, soja, milho e outras especialidades. No mercado de Bioinseticidas, o destaque é o Tezpetix™ Beauve, utilizado no manejo de Dalbulus maidis, conhecida como cigarrinha do milho. A solução, alinhada com os programas de manejo integrado de pragas (MIP), contribui para evitar os danos por enfezamento, além de proteger o potencial produtivo da lavoura. 
Desde a sua formação, a Corteva atua com foco no cliente e no desenvolvimento de produtos e soluções que atendam as necessidades atuais e futuras dos agricultores. O conhecimento, a experiência e a capacidade de inovação tornam a Corteva líder no segmento e reconhecida por levar ao mercado brasileiro ferramentas biológicas que vão ajudar o produtor nas suas demandas diárias.
A Corteva é uma marca relevante no mercado agrícola brasileiro e mundial e sinônimo de qualidade, eficiência, inovação e respeito ao meio ambiente e nas comunidades onde atua. Com a entrada de biológicos nesse portfólio, nosso objetivo é responder aos desafios sociais e ambientais dos produtores de maneira inovadora. Assim, a Corteva Biologicals e seu portfólio vêm contribuir ainda mais com o dia a dia do produtor rural. É esperado que o mercado de produtos biológicos seja o segmento de proteção de cultivos com maior crescimento no setor, representando 25% do mercado total até 2035”.

Rodrigo Takegawa – Líder de Marketing da Linha Pastagem da Corteva Agriscience para Brasil e Paraguai

“Para a Corteva, principalmente para a Linha Pastagem, é uma grande conquista ser a empresa mais lembrada pelos leitores da Revista Rural na categoria Defensivos para Pastagem, do Top List Rural. Para nós, esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho de mais de 60 anos da Corteva no segmento de Pastagem. É o pecuarista e toda a equipe do campo que trabalha para uma pecuária com produtividade, inovação e sustentabilidade, ressaltando que o nosso trabalho está presente no seu dia a dia e auxiliando nos desafios diários.
A Corteva tem diversas frentes para oferecer ferramentas e tecnologias para impulsionar o agronegócio. Uma delas é ser uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de soluções que melhoram a qualidade do pasto, refletindo na maior produção de carne e leite e, consequentemente, na redução da abertura de novas áreas, além de promover maior eficiência e praticidade no manejo do pasto.
Outro ponto, é contar com um time técnico e especializado interno e externo por meio de nosso sistema de distribuição em todo o país, que está sempre apoiando os pecuaristas em seus desafios diários. Caminhamos juntos para um setor produtivo e sustentável. Tudo isso, somado a tradição de mais de 60 anos em proteção de cultivos para pastagem.
Para se manter em evidência no mercado, a Linha Pastagem da Corteva aposta em uma atuação lado a lado com o pecuarista, além de sempre estar lançando soluções inovadoras para o segmento. Com os últimos lançamentos do portfólio da Linha Pastagem, a Corteva foi reconhecida pelos pecuaristas como uma empresa com produtos inovadores e sustentáveis. Assim, a empresa honra o compromisso com o setor. Os pecuaristas aceitam muito bem a nossa proposta e abordagem de oferecer soluções inovadoras e sustentáveis, para melhorar o rendimento da propriedade de uma forma geral, pensando na produção, mas, também na sustentabilidade da cadeia toda. Um exemplo é a Plataforma-S, iniciativa que reúne um conjunto de ações para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, produtiva, rentável, e que impacte positivamente o setor, clientes e comunidades ao entorno das fazendas.
A principal ação realizada pela Linha Pastagem da Corteva é estar ao lado dos pecuaristas, disponibilizando soluções inovadoras e aliadas com conhecimento técnico para o manejo correto da propriedade que os auxiliem na produtividade e rentabilidade do rebanho com sustentabilidade. Estar próximo do cliente, levando conhecimento técnico e tecnologia, proporcionam uma experiência relevante e de confiança com os pecuaristas. Esses pecuaristas são os meios mais eficientes no endosso e divulgação de nossos serviços e tecnologia no campo. O resultado dessa parceria está em mais um reconhecimento ao nosso trabalho no prêmio Top List Rural”.

Sementes e Nutrição Vegetal

Ecli Ávila – Líder de Marketing da Pioneer para Brasil e Paraguai

“Mais uma vez, estamos honrados e orgulhosos de conquistar o prêmio Top List Rural. Em 2024, a Pioneer fará 52 anos de Brasil, e esse reconhecimento dos agricultores reflete décadas de comprometimento e dedicação. Durante todos esses anos, temos consistentemente oferecido híbridos e cultivares que impulsionam a produtividade e a rentabilidade nas culturas de soja, milho e sorgo, contribuindo para o crescimento da agricultura brasileira, que desempenha um papel crucial no cenário global.
Acreditamos que o principal motivo da Pioneer ser sempre lembrada pelos agricultores no Top List Rural é pela nossa dedicação em ser verdadeiros parceiros dos agricultores. Possuímos uma equipe de profissionais altamente capacitada, pronta para fornecer o suporte técnico necessário. Além disso, nossa busca incessante por soluções inovadoras visa proporcionar a máxima produtividade e rentabilidade aos agricultores. Durante os 51 anos de nossa trajetória no Brasil, a Pioneer tem evoluído lado a lado com a agricultura brasileira, criando soluções inovadoras que agregam à rotina dos agricultores.
Em milho, a Pioneer tem sido líder de mercado no verão e na safrinha há quase duas décadas. E para se ter uma ideia, o P3707VYH da Pioneer é o híbrido mais plantado no Brasil, principalmente na safrinha, segundo a consultoria Kynetec, desde 2020 – na última safra, foram mais de 1,4 milhão de hectares cultivados com o híbrido P3707VYH, amplamente cultivado no Cerrado, em São Paulo e em algumas regiões do Norte do Paraná. Esse híbrido possui elevado potencial produtivo e estabilidade, boa tolerância às principais doenças que acometem a cultura, e alta resposta ao manejo.
Em soja, a Pioneer lançou, recentemente, duas cultivares – a 97Y70CE, posicionada para o Cerrado, e a 95R70CE, posicionada para a região Sul. Ambas são cultivares de alto potencial produtivo e ciclo precoce que contam com a biotecnologia Conkesta E3®, que auxilia na proteção contra às principais lagartas que atacam a cultura da soja, além de proporcionar maior flexibilidade no manejo das principais plantas daninhas em função da sua tolerância aos herbicidas glifosato, glufosinato e Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina).
Mantemos a marca em evidência através de uma abordagem multifacetada de marketing. Investimos em campanhas de comunicação, parcerias estratégicas, entrega de conteúdo técnico de qualidade, presença ativa nas redes sociais, participação em feiras agrícolas, e
programas de incentivo, mas nada disso funcionaria muito bem se não fosse pela entrega de híbridos e cultivares de alto potencial produtivo, inovação contínua, e um forte suporte técnico do time comercial e de agronomia no campo, ao lado de nossos clientes.
A Pioneer acredita que as ações mais eficientes são as que se comunicam diretamente com o produtor rural, levando suporte técnico de qualidade e conteúdo que agrega ao seu dia a dia, além de soluções inovadoras e tecnológicas para milho, soja e sorgo que falam por si só. E é isso que continuaremos a fazer nas próximas décadas.

Marcos Vieira – Gerente de Marketing da Agristar

“Estamos há 65 anos nesse mercado de sementes de hortaliças. Esse resultado é fruto do que foi cultivado pelos nossos pioneiros e potencializado por todos que passaram e fazem parte da empresa. Pesquisa e desenvolvimento, atualização contínua das técnicas, ferramentas e da estrutura da empresa também contribuem para isso. O marketing da empresa tem focado suas ações em se engajar cada vez mais com o público e, sem dúvida, a nossa equipe comercial também merece um destaque, pois eles são a ponte entre a Agristar e os produtores. Por isso, anualmente reunimos todos para que eles tenham em mãos as informações necessárias para o agricultor.
Com campanhas ao longo do ano, o marketing consegue chegar até os produtores com um conteúdo rico de informação e, ao mesmo tempo, de fácil compreensão dessas pessoas. É importante reforçar que nosso trabalho é dialogar com esse público, que possui suas necessidades e desafios específicos, oferecendo a eles a melhor solução para alavancar os negócios deles.
Seguimos preparando toda a nossa equipe, desde a fábrica até quem tem contato direto com os agricultores, para que eles tenham as ferramentas adequadas para a produção de sementes que entreguem resultados no campo, além de intensificar o contato com os produtores, a fim de entender suas demandas, nas áreas de produtos e comunicação, e ajudá-los nessa jornada.
Estamos o tempo todo trabalhando para entregar o que há de melhor no mercado, seja em sementes ou em comunicação para os nossos parceiros. 2024 será uma evolução do que já funciona nesse sentido. Facilitar a vida dos produtores é a nossa missão, por isso nos mantemos focados em aperfeiçoar cada vez mais nossas estratégias para cumprir esse objetivo”.

Edna Satiko Matsuda – Diretora do Grupo Matsuda

“A Matsuda recebe com gratidão o reconhecimento do Top List Rural 2023. O resultado com certeza é reflexo do compromisso contínuo da empresa em produzir produtos de alta qualidade e soluções inovadoras para nossos clientes. Sermos reconhecidos com esses dois prêmios, é na verdade, motivo de grande satisfação. Além disso, receber um prêmio especial pelos nossos 75 anos de história é uma grande honra.
A Matsuda se preocupa com o mercado, nos dedicamos constantemente a pesquisa e desenvolvimento, resultando em produtos de alta qualidade, e acredito que por isso estamos há mais de 20 anos consecutivos sendo reconhecidos com o Top List Rural. Além disso, mantemos um compromisso com a sustentabilidade e a inovação, buscamos atender às necessidades dos produtores rurais de forma eficaz e sustentável. Nosso objetivo é ajudar de maneira eficiente no desenvolvimento da agropecuária nacional.
A Matsuda investe fortemente em estratégias de marketing que incluem a promoção de nossos produtos, participação em eventos do setor e colaboração com parceiros e clientes. Também enfatizamos a importância de uma comunicação transparente e informativa, compartilhando conhecimentos e experiência por meio dos nossos canais online e nos principais meios de comunicação.
O mercado em que atuamos é desafiador, mas também oferece oportunidades significativas. A demanda por produtos de alta qualidade e sustentáveis continua a crescer, e estamos comprometidos em atender a essa demanda de forma inovadora. A Matsuda está posicionada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam no setor agropecuário.
Comemorar nossos 75 anos é um marco importante para a Matsuda. Nossa história é uma jornada de dedicação à agropecuária, à pesquisa e ao compromisso com nossos clientes. Ao longo dos anos, construímos excelentes relacionamentos, que são sólidos e evoluímos constantemente para atender às necessidades do mercado. Temos o compromisso de continuar nossa trajetória de sucesso e agradecemos a todos que são parte dela”.

Chantal Ghannam – Diretora de Marketing Estratégico e Digitalização da Yara Brasil

“Primeiro gostaria de ressaltar que é uma honra sermos lembrados mais uma vez como a marca de fertilizantes preferida pelos agricultores. Esta premiação vai de encontro ao compromisso que temos de oferecer as melhores soluções nutricionais aos clientes. Para isso, a Yara atua por meio da oferta combinada de conhecimento e um pacote nutricional completo (com fertilizante de alta tecnologia, ferramentas digitais) para que o agricultor consiga atingir os melhores resultados e que agreguem em aumento de produtividade e sustentabilidade nas lavouras.
A área é responsável por colocar em prática as estratégias focadas na experiência do cliente. Para isso atuamos na oferta de soluções de valor agregado que atendam os mais variados perfis de produtores, no desenvolvimento de pesquisas em campo de acordo com as necessidades de cada cultivo e com uma equipe de suporte e assistência especializada, tudo isso para proporcionar uma experiência diferenciada de acordo com a realidade de cada agricultor. Além disso, por meio do E-commerce e Marketplace Yara, lançados este ano, ampliamos a disponibilidade de produtos no ambiente digital para trazer mais comodidade aos clientes.
Os produtores estão no foco da estratégia de negócios da Yara. Por isso, nosso time de marketing segue integrado ao time de negócios fortalecendo o relacionamento contínuo com nossos clientes. A Yara vem evoluindo de maneira consistente, saindo de um modelo de negócio baseado em produto, para um modelo focado na perspectiva do cliente, por meio de uma abordagem direcionada e que vai além da solução nutricional, oferecendo produtos de alta tecnologia, além de soluções digitais e neste sentido o trabalho do marketing é muito importante.
A Yara está focada em contribuir para o futuro da produção de alimentos neutros em emissões de carbono. Para nós, a solução para os desafios que a sociedade e o planeta enfrentarão nos próximos anos passa por uma agricultura mais produtiva e sustentável, onde o agricultor seja remunerado não apenas pelo quanto produz, mas como produz. Queremos liderar essa transformação para a mudança de comportamento. E, neste aspecto, o Brasil e o agricultor brasileiro têm um papel fundamental. A Yara acredita e fará sua parte para continuar sendo a parceira preferida dos clientes e demais parceiros de negócios nessa jornada, para juntos, cultivarmos um futuro alimentar positivo para a natureza.

Máquinas Agrícolas

Wanderson Tosta – Diretor de marketing da Jacto

“A Jacto tem como missão servir aos agricultores com as melhores tecnologias e serviços. Há 75 anos investimos fortemente no caminho da inovação, mas sem esquecer das nossas raízes e valores. Por isso, sermos reconhecidos em duas categorias, sendo uma delas inédita, e ainda homenageados pela nossa trajetória, é uma motivação para continuarmos o nosso trabalho focado no produtor rural e gratidão pelo reconhecimento do nosso empenho em busca da transformação do agronegócio brasileiro.
Temos uma história de 75 anos alicerçada em valores que nos trouxeram até aqui e que estão nos conduzindo rumo aos 100 anos. Outro ponto é que, para vencer num mercado cada vez mais concorrido, a Jacto está sempre observando tendências e trabalhando com base na realidade que vem do contato com o agricultor, pautada nas tecnologias que podem facilitar sua atividade, lhe trazer produtividade e economia de recursos.
Entendo que os diversos desafios atuais no marketing estão voltados em alcançar o reconhecimento da marca, manter presença digital relevante, promover a atração de consumidores, melhorar o relacionamento e interação com clientes, além de agregar valor ao negócio. A Jacto tem projetos que fazem parte do movimento da empresa de estar imersa no mundo digital. Um exemplo disso é a implementação das máquinas Jacto no Farming Simulator. Nossa intenção é nos aproximarmos mais do público jovem, por meio do mundo dos games, em que eles transitam com facilidade. Também visamos expandir a exposição da marca em ambientes diversos.
A Jacto tem uma relação muito especial com o café. Há 44 anos, lançamos a primeira colhedora de café do mundo e este fato não só contribuiu para que o Brasil fosse o maior produtor na atualidade, mas também permitiu que a Jacto crescesse e se tornasse a grande empresa que é hoje.
Somos gratos e honrados em termos crescido juntamente com a cafeicultura brasileira e, atualmente, completamos nosso portifólio com a colhedora automotriz K 3000 e a tracionada KTR 3000, ambas com capacidade para colher em diferentes tipos de terrenos, inclusive os de mais difícil acesso.
É importante destacar que as colhedoras de café são desenvolvidas no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Jacto por um time de especialistas dedicados à colheita de café. Os componentes estruturais são calculados pelas técnicas mais modernas, considerando as condições mais severas da lavoura, proporcionando que a colhedora permaneça íntegra durante toda sua vida útil.
O mercado de máquinas agrícolas no Brasil é bastante competitivo, com muitos fabricantes e impulsionado pela demanda por tecnologia e eficiência no setor. Acredito que uma comunicação assertiva agrega valor à marca, contribui para elevar a confiança e a boa reputação dentro do agronegócio. Compreendo que nossa estratégia deve estar voltada à busca de resultados relevantes para as vendas, consultorias, estudos, aperfeiçoamento de técnicas e divulgação de novas tecnologias, além de estar atento em compreender os desafios da agricultura moderna e participando das discussões mundiais sobre a produção agrícola.
A Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, possui uma história de mais de 75 anos, que começou com o seu fundador Shunji Nishimura, em 1948, na cidade de Pompeia (SP). Atualmente, com fábricas no Brasil, Argentina e Tailândia, escritório comercial e Centro de Distribuição no México e Estados Unidos, a empresa comercializa seus produtos para mais de 100 países.
A Jacto oferece uma ampla linha de produtos de alta tecnologia, que vai desde ferramentas para poda e pulverizadores portáteis, a máquinas de grande porte para pulverização, adubação, plantio, colheita de café e cana-de-açúcar, além de equipamentos, sistemas e serviços para limpeza e sanitização.
A Empresa também oferece soluções e serviços para a agricultura de precisão e agricultura digital, propiciando uma produção cada vez mais sustentável. A companhia é ainda parceira da Fundação Shunji Nishimura, a qual engloba um colégio de ensino infantil e fundamental, uma escola técnica do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) com cursos inéditos voltados ao agronegócio”.

Wellington Costa – Líder de Marketing JF Máquinas Agrícolas

“Agradecemos a todos que mais uma vez confiaram na JF Máquinas, tornando-nos vencedores no TOPLIST pelo segundo ano consecutivo.
A JF Máquinas Agrícolas é a preferida dos produtores nas categorias de colhedoras de forragens e enfardadeiras devido à nossa inabalável dedicação à inovação e qualidade. Investimos constantemente em tecnologia avançada, proporcionando produtos eficientes para o produtor. Além disso, nosso compromisso com o atendimento personalizado e suporte técnico excepcional atende às necessidades individuais dos produtores. Nossa história de sucesso em soluções transmitem confiança. Valorizamos e contribuímos para o crescimento do agronegócio brasileiro. Acreditamos que esses fatores combinados com a seriedade com nossos clientes, resultam em nossa preferência pelos produtores rurais.
Buscamos sempre conectar a excelência de nossa marca com nossos clientes transmitindo clareza, respeito e construindo relacionamentos sólidos e parcerias confiáveis.
Nossa estratégia de marketing promove a visibilidade de nossos produtos, destacando sua qualidade e inovação. Isso fortalece a confiança dos produtores em nossa marca, ajudando-os a tomar decisões informadas. Além disso, nossa presença online, eventos setoriais e parcerias estratégicas ampliam nosso alcance, tornando-nos acessíveis a um público global contando com grande e vasto nível de peças e máquinas à disposição dos produtores em nossas revendas parceiras.
Em um mercado altamente competitivo, nossas campanhas de mídias sociais e veículos de comunicação desempenham um papel crucial em nossa preferência pelo público nas categorias de colhedora de forragem e enfardadeira. Utilizamos plataformas sociais para compartilhar histórias de sucesso, demonstrações de produtos e feedbacks dos clientes, construindo uma comunidade engajada em torno da nossa marca. Além disso, investimos em conteúdo educacional e informativo, destacando a eficiência e confiabilidade de nossas máquinas. Através dessas iniciativas, conseguimos mostrar aos produtores como nossos produtos podem aprimorar suas operações, criando uma conexão genuína que nos torna a escolha preferida do público nessas categorias.
Em 2023, lançamos novos produtos, como novos vagões misturadores, semeadeiras e distribuidores e também novas colhedoras de forragem; Nossa estratégia continuará enfatizando a busca pela excelência em soluções eficientes. Pretendemos ampliar nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento, garantindo que nossa linha de produtos continue a evoluir de acordo com as demandas dos produtores. Além disso, aprimoraremos nosso compromisso com a satisfação do cliente, ouvindo atentamente o feedback e as necessidades da comunidade agrícola.
Para manter nossa posição de destaque no Top List 2024, continuaremos focados na inovação constante e na excelência em produtos e serviços. Investiremos em pesquisa e desenvolvimento para lançar novos produtos e aprimorar os existentes, sempre alinhados com as necessidades dos produtores. Nossa abordagem centrada no cliente permanecerá fundamental, ouvindo e respondendo ao feedback dos agricultores.
Manteremos nossa dedicação ao crescimento do agronegócio brasileiro. Em resumo, nossa estratégia envolve inovação, atendimento ao cliente, responsabilidade e colaborações estratégicas para permanecer em destaque no Top List 2024”.

Instalações e Equipamentos

Luiz Felipe Leidens – Coordenador de Marketing da Kepler Weber

“Para nós, da Kepler Weber, estar há mais de 20 anos consecutivos entre os destaques do prêmio Top List da Revista Rural é motivo de muito orgulho. Esse reconhecimento também nos motiva a seguir nossa jornada de excelência adiante e reforça a missão da empresa em oferecer soluções diferenciadas e inovadoras para toda a cadeia do pós-colheita, gerando valor para clientes, acionistas, parceiros de negócios, colaboradores e comunidade.
Nossa busca incessante pela evolução está baseada em três pilares: diferenciação, proximidade com os clientes e eficiência operacional.
Do lado da diferenciação, contamos com um experiente time de engenharia, que trabalha continuamente no desenvolvimento de soluções premium. Além disso, investimos em inovação e tecnologia, para tornar o pós-colheita mais eficiente e conectado. A exemplo disso, este ano compramos 50% mais uma ação da Procer, empresa líder na América Latina em digitalização de unidades de beneficiamento de grãos.
Com os nossos Centros de Distribuição (CDs), estamos próximos dos nossos clientes em todas as regiões agrícolas, com um atendimento rápido e especializado durante o ano inteiro. No início de novembro, anunciamos a abertura do nono CD, localizado na Bahia, que se somará aos que já estão em operação no Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Maranhão e Pará.
Por fim, a eficiência de nossas entregas com o Lean Manufacturing, que permeia toda nossa operação, começando pelo atendimento comercial altamente qualificado, fabricação com tecnologia de ponta, gestão eficiente na implantação de projetos no campo e estrutura de pós-vendas única no mercado.
Como uma marca premium e líder de mercado, o nosso planejamento de marketing precisa ser assertivo e com um olhar 360º. Aqui, atendemos desde o produtor rural, que toca seu negócio familiar, até as maiores cooperativas e agroindústrias do país. E precisamos dialogar diretamente com esses públicos tão diversos, e o mais importante, de maneira personalizada. Isso envolve um estudo rigoroso de audiência, segmentação e conhecimento de público para atingir todos os nossos stakeholders. Temos o entendimento muito claro de que o cliente é o protagonista, assim sendo, nossa estratégia de marca é estar onde ele está, entregando valor. Por isso é tão importante acessar o mercado em todas as regiões agrícolas, tanto no ambiente digital quanto no ponto físico e nos eventos.
Nosso público é exigente, conectado e bem relacionado. Por isso, desenvolvemos diferentes tipos de ações, e em todas elas deixamos bem presente nosso posicionamento de marca premium.
Para dar alguns exemplos, produzir conteúdo de qualidade é uma forma de gerar valor e conquistar confiança do público.
Lançamos recentemente a campanha gigantes do Brasil, que dá visibilidade aos nossos clientes como protagonistas da economia, usando as redes sociais, que são uma excelente plataforma de conexão e engajamento.
Também temos um calendário de feiras em todas as regiões agrícolas, onde apresentamos novidades e atendemos de maneira personalizada.
Por fim, cito nossos eventos autorais. O Portas Abertas, onde convidamos nossos clientes para conhecer nossa fábrica e ter uma experiência de marca impactante. E o Centro de Desenvolvimento Kepler, onde transformamos nossos CDs em um núcleo de aprendizado e conhecimento, com uma agenda de workshops que agregam valor e qualificam a mão-de-obra de nossos clientes”.

Bruno Dancieri Silveira – Diretor Comercial e de Marketing da Coimma

“Eu acredito que a nossa qualidade e nosso atendimento ao cliente são os fatores determinantes do nosso sucesso, assim como nossa presença em todo o Brasil, há mais de setenta anos, sempre ao lado do pecuarista, gerando soluções que agregam valor e resultado.
A gente tem uma rede de centenas de representantes espalhados no Brasil, sempre nas propriedades, atendendo, conversando com o produtor, entendendo as necessidades. Todo o nosso desenvolvimento de produto se pauta nas necessidades dos clientes.
Entendemos que o mundo está ficando cada vez mais global, mais tecnológico, e as empresas precisam buscar estar presente em todos os canais. Hoje, a gente trabalha com várias gerações de produtores, estando presente em várias mídias, a gente tenta se comunicar adequadamente com cada geração”.

Mayara Amaral – Gerente de Marketing da Branco Motores.

“A Branco é uma marca que está há 87 anos na casa dos consumidores. Tão complexo quanto criar uma marca é mantê-la na mente dos consumidores, especialmente por mais de oito décadas. Para fazer isso, estamos constantemente entendendo o nosso público, identificando quais soluções eles precisam para ter ainda mais eficiência no dia a dia.
Uma marca não se constrói somente com marketing, mas, sim com um ecossistema complexo que vai desde um onboarding bem feito, uma operação logística, um pós-venda reconhecido, enfim, todas as áreas juntas e é claro, a comunicação correta.
É essa organização bem desenvolvida que faz com que a gente consiga se manter na cabeça dos consumidores por tantos anos.
O marketing vem para contar essa história tão bem sucedida aos nossos consumidores, divulgando e apresentando ao mercado todas as soluções que compõem o nosso negócio, sendo assim fundamental para conquistar esse reconhecimento.
Nos últimos anos, estamos em uma evolução grande, e para o futuro o foco é trazer ainda mais lançamentos que melhorem o dia a dia dos nossos consumidores. A ideia é expandir as áreas de atuação, sempre mantendo o propósito de fornecer as melhores soluções ao mercado”.

Guilherme Vianna – Gerente de Negócios da Belgo Arames e Doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“A Belgo Arames investe constantemente em inovações que facilitam a vida do produtor rural e contribuem para a sustentabilidade, a evolução e a lucratividade de seus negócios. Nosso objetivo é sempre estar à frente do mercado, com qualidade elevada dos produtos e serviços que oferecemos. Acreditamos que esses são fatores que contribuíram para a escolha pelo público da Revista Rural na pesquisa que resultou em nossa vitória na categoria “Arames” do prêmio Top List Rural – aliás, mais uma vez. Esse reconhecimento é motivo de muito orgulho e comprova a qualidade de nosso portfólio, ao mesmo tempo em que nos motiva a trabalhar cada vez mais para desenvolver soluções mais avançadas para o agronegócio brasileiro. Ser uma empresa “Top List” significa que estamos no caminho certo – que é contribuir para o sucesso dos responsáveis pela força do agro no país: os produtores e as produtoras rurais.
Em nossa história, unimos tradição, tecnologia, inovação e qualidade no desenvolvimento de soluções para em cercamento para o agronegócio. Também investimos cada vez mais no diálogo constante com o homem e a mulher do campo – e este relacionamento de confiança se fortalece a cada ano. Graças a isso, nos destacamos no mercado e somos lembrados mais uma vez como uma das marcas preferidas do agro. Nos orgulha dizer que Belgo é sinônimo de confiança.
Ser a empresa mais lembrada pelo produtor rural gera não apenas satisfação, mas responsabilidades e desafios. E isso nos motiva a não perder o foco. Afinal, queremos conquistar o troféu novamente em 2024. Nesse sentido, quando falamos em responsabilidade, nos referimos ao compromisso de oferecer serviços de alta qualidade e produtos eficazes para o cercamento rural. Quanto aos desafios, envolvem o constante aprimoramento do portfólio, oferecendo soluções cada vez eficientes. Com base nesses pilares, que se fundamentam em uma firme estratégia de comunicação e na atuação voltada para a produção sustentável, mantemos a confiança dos nossos clientes e parceiros.
O agronegócio deve enfrentar desafios constantes. Em 2024, o fenômeno climático El Niño, que começou na metade de 2023 e seguirá até o final da safra, deve causar calor extremo e irregularidade dos períodos chuvosos em áreas produtivas. Essas condições podem resultar em prejuízos significativos para a agricultura, incluindo a redução da produção de cultivos devido à seca, à escassez de água para irrigação e ao aumento da incidência de pragas e doenças. Na pecuária, a disponibilidade limitada de pastagens em razão da falta de chuvas pode levar à escassez de alimentação para o gado, afetando a produção de carne e leite. O estresse térmico é outro ponto que pode influenciar a criação de animais, sejam bovinos, suínos ou mesmo aves. Agricultores e pecuaristas deverão, portanto, adotar medidas cuidadosas para mitigar esses impactos, como implementar práticas de conservação de água, investir em sistemas de irrigação eficientes e diversificar as fontes de alimentação para o gado, garantindo assim a resiliência de suas operações diante das adversidades de El Niño. Outra medida necessária, cuja bandeira a Belgo Arames tem levantado, é a proteção das propriedades rurais contra a invasão da fauna selvagem e silvestre. Animais como o javaporco, por exemplo, causam grandes prejuízos à produção agrícola e ao bem-estar dos rebanhos. Temos desenvolvido soluções para mantê-los afastados por meio de cercamentos eficientes, que garantam o bom resultado dos agronegócios”.

Thatiane Kievitsbosch – Gerente de Produtos de Soluções Tecnológicas da MSD Saúde Animal

“Significa atender as necessidades dos nossos clientes, trazendo confiança e segurança na hora de identificar os animais. Ser a marca querida nessa categoria significa entregar qualidade e, consequentemente, resultado. E por último, significa ter um time preparado para atender as demandas dos nossos clientes, com agilidade e transparência.
Acredito que o trabalho do marketing nessa conquista é fundamental e inquestionável. O papel do marketing está na construção da marca forte e de uma comunicação genuína sobre as mensagens que queremos deixar sobre o nosso produto. O papel do marketing é fazer com que a marca esteja, não somente aos olhos do nosso cliente, mas principalmente na mente e no coração.
A MSD Saúde Animal conecta saúde, bem-estar e tecnologia ao desempenho animal a fim de alcançar uma Pecuária 100%. A empresa tem um olhar cada vez mais ampliado para o bem-estar animal, oferecendo soluções completas para prevenção, controle, sustentabilidade e aplicação correta dos dados na saúde animal. Os próximos passos estão intimamente ligados a estes pontos.
Para mantermos a nossa marca Top List na edição de 2024, precisamos continuar melhorando e nos aperfeiçoando, sempre. Para isso, precisamos continuar escutando os nossos clientes para que possamos, de forma cada vez mais assertiva, atender às suas demandas. Além disso, manter a qualidade do produto e a agilidade no atendimento são cruciais para garantir a satisfação e a confiança do cliente.

Andreia Volz – Gerente de Marketing da Stihl

“O trabalho da STIHL, ano após ano, visa fortalecer e desenvolver soluções cada vez mais sustentáveis, tecnológicas, inteligentes e eficientes. Essa linha estratégica macro, somada a uma gestão e um processo produtivo sólido, faz com que a empresa colha resultados mercadológicos positivos, sendo o reconhecimento no Top List, da Revista Rural, um reflexo nesta linha.
O trabalho do marketing é fundamental para essa conquista. Os novos lançamentos, a qualificação da rede, a excelência do serviço de pós-venda e as ações realizadas pela área comercial como um todo, compõem o alto padrão de atendimento da STIHL. Neste contexto, junto dos pontos de venda, das estratégias desenvolvidas para os clientes e da produção de conteúdo relevante, a empresa potencializa a comunicação das soluções oferecidas para o mercado nacional. O trabalho desenvolvido pelo marketing da STIHL atinge os principais mercados estratégicos para o negócio e reforça a imagem e reputação da marca, bem como as vendas, no Brasil.
Buscamos aprimorar a tecnologia e criar cada vez mais soluções inovadoras para os profissionais do campo, focadas em melhorar a atividade rural, de forma mais eficiente e sustentável”.

Nutrição Animal

Juliano Sabella – Diretor de Marketing da dsm-firmenich

“O fato de a marca Tortuga® de suplementos nutricionais para bovinos, da dsm-firmenich, ser reconhecida como líder na categoria “Sal Mineral” desse importante levantamento do agronegócio brasileiro é um ponto que nos enche de orgulho. É muito gratificante para toda a equipe, pois isso comprova a confiança que o pecuarista tem pelos nossos produtos e pelo atendimento das nossas equipes técnica e comercial. Nesse aspecto, é importante mencionar que investimos forte para a capacitação do nosso time, que tem a maior equipe de vendas que presta assistência técnica em campo para a aplicação das inovações em nutrição animal que contribuem para tornar a pecuária brasileira mais produtiva, eficiente e rentável, por meio da máxima eficiência do uso dos alimentos e atenção para a preservação dos recursos naturais no processo produtivo de bovinos de carne e leite.
O foco em inovação e em busca de tecnologias modernas e que sejam eficientes sempre fez parte da rotina da marca Tortuga® desde a sua origem. Após a aquisição da marca pela dsm-firmenich, que é uma empresa global que tem a inovação em seu DNA, isso ganhou ainda mais tração. Então, considero que um dos pontos relevantes para manter a liderança na categoria “Sal Mineral” é essa aliança entre investimentos fortes em pesquisa e desenvolvimento, somado a investimentos em capacitação da equipe e dos próprios pecuaristas, em um trabalho que torna viável a chegada dessas tecnologias às fazendas de todo o país. Inclusive, consideramos que é por isso que a Tortuga® é uma marca que tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal no Brasil. Tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica, por meio de diversas tecnologias que atualmente são indispensáveis para o aumento da produtividade de bovinos de corte e leite.
A aliança entre inovação científica e a gestão e capacitação das pessoas é uma das chaves do sucesso do trabalho de mostrar aos pecuaristas que a aplicação de tecnologia no campo gera resultado positivo em todos os aspectos, tanto para os índices zootécnicos como para os indicadores econômicos e financeiros. Então, é possível dizer que o marketing tem muito peso para essa conquista, pois é fácil observar que os pecuaristas vêm evoluindo cada vez mais no uso de tecnologias no campo e a dsm-firmenich e a marca Tortuga® têm um papel fundamental para isso à medida que estão entre os agentes que puxam esse movimento no Brasil, juntamente com outras lideranças nas áreas de pesquisa e mercado.
Entendo que é uma tarefa que demanda um esforço grande da nossa parte, como ocorreu até hoje, pois esse é um reconhecimento pelo tralho árduo de todas as pessoas envolvidas nas atividades da dsm-firmenich. Então, manteremos o grande apetite por desenvolver novas tecnologias que sejam relevantes para o aumento da produtividade de carne e leite e manteremos todos os esforços que fazem com que essas tecnologias cheguem aos campos e às mesas dos consumidores, na ponta da cadeia de valor”.

Sigismundo Fassbender – Gerente de Produtos de Equinos da Guabi Nutrição e Saúde Animal.

“Ficamos muito orgulhosos do resultado dessa pesquisa, pois é extremamente gratificante ver o reconhecimento do mercado frente ao nosso esforço e dedicação. A Guabi completa 50 anos em 2024 e isso nos motiva ainda mais a seguir nossa missão e responsabilidade em superar as expectativas, impulsionando as inovações, a busca contínua pela excelência dos nossos produtos e resultados consistentes.
A Guabi tem uma história que combina qualidades como inovação, qualidade, reputação, pioneirismo além de engajamento com o cliente, o que permite nosso posicionamento único como referência no mercado, sempre nos antecipando às demandas dos produtores e criadores.
A Guabi é uma das maiores marcas de ração de equinos e renomada por sua excelência e tradição, por isso buscamos nos manter sempre próximos aos nossos consumidores. Optamos por definir estratégias amplas e conjunto de ações que nos permitem acompanhar de perto os resultados dos nossos clientes e parceiros no que diz respeito à alta performance e desempenho obtidos com nossos produtos, como: participação em eventos, parcerias estratégicas, além de estarmos em contato através das redes sociais e equipe de campo.
O mercado de equinos no Brasil está em franca expansão e evolução no que diz respeito ao uso de tecnologias e manejo. Falando especificamente do mercado de nutrição de equinos, este é extremamente competitivo, com várias marcas entrando e saindo do mercado a todo momento. Independente disso, nos orgulhamos em dizer que somos a pioneira e única no mercado a incluir 100% de microminerais orgânicos em toda a linha de equinos, o que reflete expressivamente nos resultados e desempenho, já que possuem maior biodisponibilidade, ou seja, conseguem aproveitar melhor todos os nutrientes. Além disso, toda nossa história sempre foi focada em inovação e alta tecnologia com resultados consistentes, o que garante a satisfação dos nossos clientes”.

Saúde Animal

Diego Souza – Head da Área de Grandes Animais da Boehringer Ingelheim

“É o resultado de um trabalho muito bem-feito e correto. O que nos guia sempre é buscar soluções que melhorem os negócios dos pecuaristas em total equilíbrio com o bem-estar dos animais e a segurança alimentar das pessoas. Os produtos vencedores têm justamente essas premissas, de assegurar a saúde de todos, pois fazemos parte de um grande ecossistema de coexistência.
Nosso desafio agora é manter o padrão de qualidade alto para continuarmos servindo nossos clientes da melhor forma possível.  
Com uma equipe de altíssimo nível, qualificada e que trabalha em harmonia para atingirmos nosso objetivo de excelência no atendimento e entendimento do dia a dia do pecuarista. Estamos também com uma estratégia forte – e diferenciada – de trade o que garante uma melhor experiência de compra e facilidade para o shopper/produtor.
Além disso, todos os produtos da Boehringer Ingelheim são desenvolvidos para melhorar a produtividade a partir da sanidade e bem-estar do rebanho. Dessa forma, os produtores que utilizam nossos produtos têm a certeza de que terão em mãos soluções avançadas, de eficácia comprovada, para manter um rebanho mais saudável e produtivo, que no fim é revertido em lucro e sucesso nos negócios.  
As campanhas em mídias sociais e veículos de imprensa ajudam para que as informações corretas e de qualidade cheguem ao nosso público-alvo e deixem claro o nosso diferencial de qualidade. Por meio das ferramentas que dispomos nas mídias sociais, conseguimos atingir diretamente os pecuaristas com as nossas mensagens, soluções e receber diversos feedbacks de atuação para melhor atendê-los. Já a imprensa tem papel fundamental na sociedade de utilidade pública como um todo, e no agronegócio não é diferente.
Com muito trabalho e pessoas apaixonadas pelo que fazem e muito competentes. É um processo contínuo de aperfeiçoamento das atividades, negócios e contatos com os pecuaristas. Além disso, é fundamental estarmos sempre atentos a possíveis gargalos ou pontos de melhoria para sempre prestarmos os melhores serviços e oferecermos as melhores soluções aos pecuaristas. Os prêmios que recebemos aqui nos enchem de orgulho e nos mostram que estamos no caminho certo e que devemos mantermos o nível de qualidade e atendimento da Boehringer Ingelheim”.

Cristiano Anjo – Diretor de Marketing da Elanco Brasil

“Esse resultado representa muito! Recebemos este prêmio com muito orgulho e alegria, pois para nós ele endossa e é consequência da nossa estratégia e esforço para honrar o compromisso Elanco com a saúde e bem-estar dos animais e com a produtividade sustentável de todos os produtores com os quais trabalhamos e em diferentes frentes do negócio.
Todo o nosso time está muito satisfeito com a premiação, pois é um reconhecimento de todo o capital humano Elanco. Acredito que o fato de termos vencido em tantas categorias ilustra também o equilíbrio e solidez do planejamento estratégico que rege a governança Elanco, sob o tripé Inovação, Portfólio e Produtividade (IPP), na tomada de decisão sobre investimentos empregados em pesquisa e desenvolvimento de soluções, em tecnologia, processos, inovação e na gestão do nosso time e de toda a nossa cadeia de valor.
Trabalhamos conscientes de que atuamos em um setor cada vez mais crucial à sociedade. Acreditamos que a saúde dos animais, das pessoas e do planeta forma uma equação indissociável. Assim, trabalhamos no desenvolvimento de soluções para o combate à insegurança alimentar no mundo, com a produção de proteína animal de qualidade; agimos para a preservação ambiental, e somos orientados à adoção de práticas sustentáveis no campo; para a saúde dos animais, com nosso portfólio alinhado às premissas do bem-estar animal e, consequentemente, para a saúde das pessoas. Este resultado revela coerência com estes nossos valores e estamos muito contentes com isso!
As soluções Catosal™ e Baycox™ 5%, vencedoras nas categorias de Vitamínicos para Suínos e Anticoccidianos para Suínos, respectivamente, são exemplos de marcas que há bastante tempo alcançam uma ótima aceitação dos nossos clientes e consumidores.
Baycox™ 5% é o produto pioneiro no combate à coccidiose no Brasil e no mundo. Através de uma única aplicação oral em leitões a partir do terceiro dia de vida, os produtores de suínos conseguem controlar a Coccidiose, doença causada pelo Cystoisospora suis, protozoário que se multiplica nas células hospedeiras do animal e que pode acarretar muitos prejuízos na produção de suínos.
Catosal™ oferece uma terapia de suporte e equilíbrio metabólico ao longo do ciclo reprodutivo e produtivo do animal, auxiliando na recuperação de animais em momentos de alta demanda energética, como os períodos pré e pós-parto, bem como para animais com baixo peso ou em recuperação.
Desta forma, ficamos muito contentes com o reconhecimento que conquistamos, pois ele vai ao encontro dos resultados que temos testemunhado no campo, a partir do uso das duas soluções em protocolos integrados de prevenção e saúde do plantel, em diversas fases do ciclo produtivo.
Acatak™ faz parte da nossa linha de soluções antiparasitárias e Agrovet™ possui um amplo espectro no controle seguro de infecções bacterianas na produção bovina. São dois produtos com muitos anos de mercado, com resultados comprovados, referências em suas categorias e utilizados por pecuaristas e veterinários em milhões de animais por todo o Brasil. Isso mostra que o trabalho de construção de uma marca de sucesso leva tempo, pois há a necessidade de uma comunicação consistente e efetiva para se alcançar esse nível de reconhecimento por parte do mercado. 
A bovinocultura está espalhada por todo o país, sendo presente em todos os municípios da federação, o que aumenta esse desafio, afinal, além de termos o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade, precisamos também trabalhar para que a comunicação sobre estas soluções chegue a todos os cantos do país. E para isso, nossos times de marketing, técnico e de vendas têm papel fundamental, são especializados no segmento pecuário e capacitados para fornecer informação técnica qualificada, atual, baseada em ciência, objetiva e de fácil compreensão aos nossos parceiros e clientes.
Exemplo desse trabalho é o relacionado ao produto Zimprova™, eleito pelo segundo ano consecutivo como o melhor aditivo. Isso reflete não apenas a consistência e o compromisso contínuo com a excelência em nossas iniciativas, mas também o investimento constante em pesquisa e desenvolvimento que dedicamos a este produto. A narasina, é alvo de investimentos significativos em pesquisa e continuamos a intensificar nossos esforços no marketing e no campo científico para fornecer informações atualizadas e valiosas sobre seus benefícios e aplicações”.

José Paulo Peron – Diretor da Unidade de Negócios de Ruminantes e Equinos da Zoetis

“Para nós é sempre uma honra estar entre os vencedores do Prêmio Top List Rural. É o indicador que nosso trabalho vem sendo feito de forma ética, segura, visando o bem-estar do animal e com foco no resultado dos nossos clientes. É importante ressaltar que a robustez do nosso portfólio e a expertise dos colaboradores da Zoetis são fundamentais para nos colocar entre as melhores empresas do segmento de saúde animal.
Na Zoetis, trabalhamos sempre com foco em oferecer melhores soluções em saúde animal aos nossos clientes. Nossos produtos prezam pela segurança, eficácia, produtividade e trazem a credibilidade de uma empresa líder de mercado.
Nosso trabalho é pautado na ciência, na pesquisa de campo e na parceria com universidades. Realizamos diversos estudos para entender melhor os desafios do pecuarista e desenhar as melhores estratégias em saúde. Buscamos entregar trabalhos com excelência em todas as nossas frentes de atuação.
A Zoetis possui um portfólio robusto em hormônios para IATF, vacinas reprodutivas e vacinas que previnem doenças, além de parasiticidas, aditivos nutricionais, antibióticos, anti-inflamatórios, imunocastração, suplementos vitamínicos, entre outros.
Oferecemos uma linha completa de hormônios para IATF e vacinas reprodutivas, que em conjunto formam um protocolo de reprodução. Nossos protocolos de IATF são líder de mercado, amplamente testados, aprovados e aprimorados continuamente através da pesquisa e do monitoramento dos resultados a campo juntamente com os técnicos do GERAR.
Dentre as vacinas, destaco a vacina Cattlemaster Gold, que ajuda na prevenção de doenças que podem causar abortos e perdas gestacionais, e a vacina Scourguard, que ao ser aplicada na mãe ajuda na prevenção da diarreia nos bezerros. Outra vacina usada amplamente pelo pecuarista é a Bovishield Gold One Shot que previne doenças respiratórias, que impactam na produtividade do rebanho e reduzem os ganhos do criador.
Dentre os hormônios, destaco o CIDR e o DIB, que são dispositivos intravaginais que liberam progesterona, e o Novormon, que complementa o protocolo auxiliando a melhorar os índices reprodutivos do rebanho”.

Carlos Godoy – Gerente de Marketing LATAM Norte e Brasil da Biogénesis Bagó

“Acredito que a construção de imagem e de reconhecimento cada vez mais forte no mercado veterinário, dos pecuaristas e nossos clientes é resultado de todos os investimentos e ações que estamos desenvolvendo nos últimos oito anos. A construção da nossa marca vem sendo feita num trabalho cada vez mais próximo ao produtor. Um exemplo muito claro disso são os eventos e os projetos que fazemos. Cito como exemplo a gira técnica que promovemos no mês de novembro com a participação de mais de 30 grandes pecuaristas argentinos que vieram ao Brasil para conhecer alguns dos maiores projetos de confinamento em Goiás, quando pudemos mostrar os resultados da utilização dos nossos produtos e serviços, não só para eles ali da porteira para dentro, mas também para o mercado como um todo.
É humanamente impossível conseguir atender toda a necessidade do mercado pecuário, que passa por grandes desafios. Por isso, é de extrema importância executar um plano estratégico muito assertivo, porque qualquer erro ou falha significa perdas, que se tornam econômicas e podem viabilizar ou inviabilizar todo um sistema de produção. Por isso, a Biogénesis Bagó centraliza suas forças nos produtores que, acima de tudo, querem ser ajudados, em quem quer abrir as porteiras para receber capacitação, treinamento e indicação de utilização de um calendário sanitário estratégico. É essa seleção que fazemos. Optamos por trabalhar com os produtores que têm o perfil apto para a gestão e ao assessoramento. Contamos com 100 profissionais no campo que têm a prioridade de levar conhecimento e informação aos pecuaristas de maneira personalizada, principalmente considerando os seis pilares da pecuária moderna, que permitem produzir o que chamamos de Boi Azul, que são: genética, sanidade, nutrição, bem-estar animal, sustentabilidade e gestão.
Hoje temos todo um projeto de comunicação muito bem elaborado, nos quais as mídias sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e WhatsApp são muito utilizadas, levando informação construtiva. Ou seja, não é simplesmente fazer com que a marca do produto apareça nas mídias sociais, mas o resultado que aquele produto pode agregar como parte de uma estratégia sanitária diante do que as propriedades precisam. Fazemos esse trabalho de uma maneira muito personalizada, levantando primeiramente a necessidade, conhecendo as dores que existem em cada região e segmento do sistema de produção da pecuária.
Por exemplo, na reprodução temos soluções que podem incrementar em XX% o resultado de determinada região ou propriedade. Dessa forma, desenvolvemos peças de comunicação que levem essa informação ao público interessado. Se na região Sul, como exemplo, existem dores de ectoparasitas, prejuízos causados por carrapatos, então fazemos uma comunicação que vá muito além do produto, que traga uma solução e indique uma estratégia de utilização do produto. Nas redes sociais é possível fazer isso de maneira muito estratégica e assertiva para que a comunicação, de uma maneira bastante rápida, chegue ao produtor”.

Antônio Augusto Coutinho – Gerente de Marketing e Serviços Técnicos da Vetoquinol

“São 90 anos de história para, hoje, figurar no top-8 das maiores indústrias de saúde animal do planeta. Essa posição foi conquistada com o desenvolvimento de soluções cada vez mais tecnológicas e eficazes, que contribuem para promoção da saúde animal, atendendo ao conceito de saúde única (One Health). Há 12 anos no Brasil, oferecemos aos pecuaristas medicamentos que otimizam a produtividade, pois proporcionam saúde e conforto aos bovinos, suínos e equinos, além de proteger os animais de companhia (pets), para a felicidade dos seus tutores, com saúde e qualidade de vida. Importante destacar que nossa missão é importantíssima, pois somos um braço essencial para atingir os objetivos de aumento na produção de carne e leite – já que a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta para população de 9,7 bilhões de pessoas até 2050 –, o que pressiona os produtores para manutenção da segurança alimentar. E a saúde é essencial para o aumento da produtividade.
O marketing tem trabalho crucial para o desenvolvimento da nossa empresa. Ele tem a missão de estreitar o relacionamento com os clientes, levando a imagem da companhia para todo o país. As redes sociais têm sido boas ferramentas para valorização do nosso trabalho, pois trabalhamos de forma estratégica com a veiculação de importantes informações e realização de campanhas, alcançando milhões de pessoas. Além disso, algumas ações de promoção dos nossos produtos contribuem para levar a marca Vetoquinol a novos públicos. Um exemplo são os cerca de 60 eventos da Jornada Fiprotag® 210, nas cinco regiões brasileiras.
Temos de seguir cumprindo com a missão da Vetoquinol: levar a mensagem da importância do investimento em sanidade animal. Essa é uma diretriz essencial para evitar as doenças animais e as zoonoses. Por meio de ações diferenciadas, conscientizamos cada vez mais os produtores e os tutores de como é crucial manter os animais saudáveis, seja para gerar mais alimentos que proporcionam segurança alimentar para mais de 1 bilhão de pessoas como para cuidar dos pets tão próximos, que podem sofrer com enfermidades, além de transmiti-las para nós – como a leishmaniose, que esse ano teve pico de infestação.
Para nos posicionar como uma das principais empresas de saúde animal do planeta, temos de continuar trilhando o caminho da inovação. Uma das prioridades é entender o que o mercado necessita e oferecer soluções que efetivamente resolvam os problemas e entreguem o resultado desejado. Para isso, todas as áreas serão importantíssimas – tanto a área de pesquisa e desenvolvimento como o marketing, departamento comercial, excelência comercial, logística… O time Vetoquinol trabalha com empenho para elevar ainda mais o patamar da empresa e temos sido muito felizes nesse propósito”.

Camila Ferraz – Gerente de Marketing da Phibro na América do Sul.

“A Phibro é uma das indústrias de produtos para saúde animal mais importantes do mercado. Temos investido constantemente na diversificação do portfólio, com produtos inovadores e customizados, contribuindo para o sucesso dos nossos clientes a partir da garantia da sanidade e bem-estar animal de diversas espécies, como suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões. Acreditamos que nossa essência inovadora, científica e tecnológica é essencial para estar sempre na lembrança dos produtores de proteínas animais – fato que nos motiva e enche de orgulho.
Nós temos equipes técnicas e comerciais, que acompanham de perto as necessidades dos nossos clientes. Procuramos estar sempre atentos para atender às suas demandas e, a partir daí, fazer planos de ação. Este é um diferencial da Phibro: estamos muito próximos dos nossos clientes. Essa proximidade é essencial para entender suas dores e agir rápido oferendo soluções que efetivamente contribuem para o sucesso do seu negócio.
Com a evolução da comunicação, buscamos nos adequar aos novos tempos e necessidades de contato com o mercado. Intensificamos nossa presença nos meios de comunicação (caso da própria Revista Rural, nossa importante parceira), o que é muito relevante. A presença na imprensa e no círculo de influenciadores nos auxilia na transmissão de informações técnicas para que os produtores tomem decisões assertivas e eficazes para solucionar os problemas que afetam suas propriedades, tornando o agronegócio brasileiro ainda mais forte. Esse processo é constante e dinâmico. Tanto os meios de comunicação tradicionais quanto os digitais têm relevância em nossa estratégia. No final, precisamos estar nas mídias preferidas pelos nossos clientes”.

Guaraci Reis de Lima – Gerente Comercial Nacional da JA Saúde Animal

“O setor avícola é de fundamental importância para o abastecimento interno de alimentos, como carnes e ovos, que fazem parte da mesa do brasileiro, e para a economia do país. Essa atividade é uma das que mais emprega, tendo início na década de 30 com pequenos produtores na criação de galinha caipira e passando por uma expansão na década de 70, que a tornou profissional, com a chegada de novas tecnologias.
Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o Brasil atualmente é líder nas exportações mundiais de carne de frango e ocupa a segunda posição do ranking de produção mundial. A produção está presente em todo o país, com destaque para os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A JA Saúde Animal ainda tem muto a expandir no setor avícola, ou seja, temos um potencial a ser explorado. Atualmente, a nossa marca é muito forte no mercado de pequenos produtores, que trabalham para consumo e para atender clientes em suas localidades. Nesse mercado temos uma forte entrada com o VITAGOLD, marca líder dos produtores em todo o Brasil.
O setor da avicultura é importantíssimo! Por isso, é um mercado a ser buscado e está em nosso radar de prioridades. Acredito que logo trabalharemos o foco necessário para acessar e conquistar o nosso espaço nesse setor.
Como a marca VITAGOLD é referência nacional como suplemento avícola, as mídias sociais e campanhas comerciais entram como ferramentas de impulsionamento desse mercado. Na minha opinião, precisamos ser mais agressivos nesses canais de comunicação a fim de buscar ainda mais participar dessa fatia do mercado e consequentemente continuar fortalecendo nesse segmento.
Vejo o marketing da empresa como um potencial muito grande para influenciar não apenas o VITAGOLD, mas todos os demais produtos de outros segmentos do agronegócio, pelos quais apresentamos um relevante posicionamento. Dentre eles, o principal é o setor de bovinos, tanto de leite quanto de corte.
Existem dois extremos para qualquer negócio ou empresa, que são importantes e ao mesmo tempo preocupantes. O primeiro, deles é quando a empresa está iniciando no mercado, nesse momento tudo é muito difícil, faltam pessoas, produtos, tecnologia, equipe de vendas competente e investimentos, ou seja, é uma fase em que falta tudo de todos os lados. O segundo, é tão perigoso quanto o primeiro, pois agora você tem tudo o que não tinha no início, porém, há grandes custos, riscos e desafios para continuar crescendo e absorvendo maiores fatias dos mercados disponíveis em seu segmento. Em resumo, iniciar e crescer é bem difícil, se manter bem posicionado no mercado e continuar crescendo é o mais desafiador ainda. Estamos na chuva para molhar! Não é possível escolher os desafios, todos devem ser superados, sempre buscando acertar mais do que errar”.

Dinheiro

Nathalia Garcia – Diretora de Marketing do Bradesco

“Desde o início de sua atuação, o Bradesco tem como característica ser um banco muito próximo do produtor. E, de lá para cá, o esforço permanece contínuo para aumentar cada vez mais a presença da marca, produtos e serviços no setor, trazendo inovações e soluções para apoiar o crescimento do agronegócio. Esse reconhecimento, que recebemos com orgulho, reforça que estamos no caminho certo e que o Bradesco é visto e percebido como uma instituição que acredita no produtor rural desde sua fundação, dando suporte com soluções financeiras e de uma equipe especializada para acompanhar o seu desenvolvimento num setor tão importante para a economia nacional.
Como instituição financeira, o Bradesco tem como missão contribuir para o desenvolvimento dos seus clientes, oferecendo produtos e serviços que os apoiem em seus negócios e contribuam para mitigar seus desafios. Por isso, há um forte investimento em inovação e pesquisa para o banco estar cada vez mais alinhado com as necessidades dos setores, entendendo suas peculiaridades, antecipando tendências e oferecendo serviços adequados a suas demandas.
O Bradesco sempre teve os clientes como foco dos seus negócios, e, portanto, no marketing segue esse mesmo direcionamento com campanhas que impactam de forma clara, assertiva e eficiente o público. E essa premissa também se aplica ao agronegócio, com estratégias de comunicação em linha com o dia a dia e as reais necessidades do produtor do agro nacional. Além disso, o banco busca promover uma comunicação evolutiva às novas realidades do campo, do novo produtor rural, refletindo as mudanças do mercado rumo à inovação e tecnologia.
O Bradesco cresceu junto com esse pilar de grande importância na economia brasileira e mundial, o que possibilitou bagagem para tratar de forma especial a comunicação para esse público. Tanto que nossa estratégia de mídia evoluiu muito não só de forma massiva mas com presença marcante em microrregiões do agro.
Mantemos essa comunicação focada em veículos regionais e especializados, mas também comunicações em TV aberta e fechada, realizamos spots para rádios que circulam em praças com grande representatividade no setor do agronegócio.
A estratégia vem a partir de um trabalho que se multiplica em mais de 800 agências com profissionais treinados em produtos agro e envelopadas com comunicação específica, além de 14 plataformas com agrônomos para análise e viabilidade de projetos. O banco também marca presença em cerca de 40 feiras e nos eventos mais importantes do agronegócio brasileiro, apresentando soluções para o produtor rural.
Um bom exemplo de como comunicação e negócios andam juntos foi o lançamento do E-agro, um marketplace digital do banco lançado em maio deste ano e que é destinado à oferta de produtos e serviços financeiros e não financeiros para produtores rurais, clientes e não clientes da instituição financeira. O novo marketplace vem se tornando um dos principais canais digitais voltados para agricultores e pecuaristas do Brasil, e toda sua estratégia de marketing é pautada em uma linguagem leve, direta e objetiva.
Desenvolvida em parceria com o inovabra, ambiente de coinovação do Bradesco, junto com a IBM, a plataforma disponibiliza para toda cadeia do agronegócio, soluções de crédito para produção agrícola, pecuária, empréstimo pessoal, além do contrato da Cédula de Produto Rural (CPR) digital, de forma totalmente online. Por meio do E-agro também é possível adquirir insumos e demais produtos, como maquinários e equipamentos, ferramentas de gestão e sustentabilidade.
O agronegócio é um importante pilar da economia nacional. Em 2022, por exemplo, chegou a representar 7,9% do Produto Interno Bruto do país, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É um mercado que gera milhares de empregos, renda e que tem um potencial de crescimento bastante significativo. É ainda um segmento que tem espaço para desenvolvimento e adoção de inúmeras inovações que podem alavancar ainda mais o setor. E quem se dedica a entender as demandas – ou mesmo se antecipar a elas – encontra no pioneirismo um importante espaço de consolidação, liderança. E é nisso que o Bradesco mira: trazer para o produtor rural soluções que respondam demandas já existentes ou que lhes apresente cenários que podem impulsionar seus negócios de maneira sólida, consistente e perene. Com o E-agro, por exemplo, combinamos o potencial e a experiência das ferramentas de crédito rural do Bradesco com a inovação de estruturas de inteligência artificial e um amplo marketplace, o que nos permite atender todas as necessidades dos produtores rurais, clientes e não clientes do banco, por meio de uma experiência descomplicada, segura e totalmente digital”.

Foto: Adobe Stock

FITOSSANIDADE

Herbicidas para Grãos ROUNDUP

Herbicidas para Horticultura SELECT

Herbicidas para Fruticultura SELECT

Inseticidas para Grãos ENGEO PLENO

Inseticidas para Horticultura CONNECT

Inseticidas para Fruticultura SPERTO

Fungicidas para Grãos FOX

Fungicidas para Horticultura SYNGENTA

Fungicidas para Fruticultura SYNGENTA

Nematicidas AVICTA

Tratamento de Sementes FORTENZA DUO

Biológicos KOPPERT

Bioinseticidas CORTEVA

Defensivos para Pastagem CORTEVA

NUTRIÇÃO VEGETAL

Fertilizantes YARA

Biofertilizantes BIOZYME

Sementes para Grãos PIONEER

Sementes e Mudas para Horticultura TOPSEED

Sementes e Mudas para Fruticultura AGRISTAR

Sementes para Pastagem MATSUDA

Sementes para ILPF MATSUDA

MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Tratores MASSEY FERGUSON

Colhedora de Grãos CASE IH

Colhedora de Cana CASE IH

Colhedora de Café JACTO

Colhedora de Forragem JF

Enfardadeiras JF

Pulverizadores JACTO

Plantadeiras JOHN DEERE

Irrigação VALLEY

Pneus Agrícolas GOODYEAR

SILVICULTURA

Harvesters JOHN DEERE

Forwarders KOMATSU

Plantadeiras para Silvicultura JOHN DEERE

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

Silos / Armazenagem KEPLER WEBER

Balanças COIMMA

Troncos COIMMA

Cochos ITABIRA

Currais ITABIRA

Ordenhadeiras DELAVAL

Motobombas BRANCO

Geradores BRANCO

Roçadeiras STIHL

Motosserras STIHL

Seringas / Pistolas HOPNER

Brincos de Identificação ALLFLEX

Arames BELGO

NUTRIÇÃO ANIMAL

Rações para Bovinos SUPRA

Rações para Equinos GUABI

Rações para Aves NUTRON

Rações para Suínos NUTRON

Rações para Ovinos e Caprinos NUTRON

Sal Mineral TORTUGA

SAÚDE ANIMAL

Vermífugos para Bovinos IVOMEC

Vermífugos para Eqüinos EQVALAN

Vermífugos para Aves MEBENDAZOLE

Vermífugos para Suínos BAYCOX

Antimastíticos BOVIGAM

Antibióticos AGROVET

Vacinas ZOETIS

Vacinas Reprodutivas CATTLEMASTER

Vacinas contra BVD BOVELA

Carrapaticidas ACATAK

Brincos Mosquicidas FIPROTAG

Melhoradores de Desemp. Natural Aves MAGNI PHI

Melhoradores de Desemp. Para Bovinos ZIMPROVA

Vitamínicos para Bovinos KIT ADAPTADOR MIN VIT

Vitamínicos para Eqüinos EQUISTRO

Vitamínicos para Aves VITAGOLD AVÍCOLA

Vitamínicos para Suínos CATOSAL

REPRODUÇÃO ANIMAL

Hormônios para IATF CIDR

Estimuladores de Cio CRONIBEN

Inseminação Artificial ABS

Botijão de Sêmen MVE

VEÍCULOS

Picapes HILUX Toyota

Caminhões MERCEDES BENZ

DINHEIRO

Crédito Rural BANCO DO BRASIL

Banco Privado BRADESCO

Cooperativa de Crédito SICREDI

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