Destaques Pecuária

Brahman realiza primeira exportação de embriões in vitro para o Peru

Nesta semana, o Brasil realizou a primeira exportação de embriões zebuínos produzidos in vitro para o Peru, uma conquista que irá contribuir não só para o melhoramento genético do rebanho peruano, mas também para o comércio internacional ligado ao Zebu. A remessa de 125 embriões da raça Brahman foi enviada pela Brahman Braúnas, rumo ao Instituto Nacional de Innovación Agraria (INIA).

O instituto, equivalente peruano à Embrapa, irá desenvolver pesquisas relacionadas ao progresso genético e fará, ainda, a multiplicação dos embriões para distribuição aos criadores locais, disseminando a genética e auxiliando a evolução dos rebanhos do Peru.

“As doadoras ficaram seis meses em central de genética, onde os embriões foram produzidos e coletados. A aquisição pelo INIA faz parte de um projeto do governo que fomenta o desenvolvimento da pecuária no país – trata-se de uma conquista para o Brasil também, já que, agora, podemos exportar sêmen e embriões para o Peru”, explica a adida do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Angela Peres, que intermediou as negociações entre os países.

A exportação foi o resultado de um ano e meio de trabalho, segundo conta a porta-voz da Brahman Braúnas, Marci Guimarães. “Trabalhamos intensamente com a embaixada do Brasil em Lima, a capital peruana, e com a Geneal, a única central brasileira habilitada para exportar embriões para o país, além de outros agentes da cadeia. Os embriões foram coletados das doadoras mais proeminentes do nosso plantel e estamos muito felizes com esse resultado. O próximo passo é a abertura do mercado de animais vivos – também estamos trabalhando para concretizar essa meta”, aponta.

A central Geneal e a Brahman Braúnas são participantes do projeto Brazilian Cattle, desenvolvido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O projeto, que completa 20 anos em 2023, atua na disseminação da genética zebuína mundo afora.

Troca de conhecimento

Ainda nesta semana, o Superintendente Técnico Adjunto de Fomento da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari, reuniu-se virtualmente, a convite da Brahman Braúnas, com representantes do instituto e do criatório para apresentar os programas de melhoramento genético desenvolvidos pela associação e que envolvem a raça Brahman no Brasil.

“O encontro com os técnicos do INIA permitiu esclarecer mais sobre o trabalho que desenvolvemos por aqui, com o objetivo de definir o que poderá ser implementado no Peru para o progresso genético do Zebu”, conta.

Carlos Henrique apresentou informações relativas a programas como o PMGZ, PNAT, Pró-Genética, Zebu: Carne de Qualidade, entre outros.

A reunião contou com a participação de Marci Guimarães e Maresha Guimarães, da Brahman Braúnas, bem como o Diretor Geral da Direção de Desenvolvimento Tecnológico Agrário do INIA, Pedro Injante Silva; o Diretor da SDPA, Roiser Lobato Alva; o Coordenador do Promeg Nacional, Carlos Quilcalte; o Coordenador da Área de Pecuária do INIA, César Osorio; o Especialista da Área de Pecuária do INIA, Jorge Raymondi; e o Coordenador Nacional do Projeto Promeg Tropical, Gustavo Ampuero.

Foto: Divulgação Brahman Braúnas / ABCZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *