Pecuária

Pecuaristas apostam em retomada durante temporada de outono

A tradicional temporada de outono da pecuária, onde se sobressai a venda de terneiros, deve ser de retomada no setor. Para quem oferecer genética comprovada, as perspectivas são de boa liquidez e valores mais altos durante este período de comercialização.

De acordo com o ex-presidente e diretor da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, o panorama é positivo para os leilões de outono, tanto de gado comercial quanto de genética, especialmente para a venda de fêmeas e touros registrados e avaliados. “Ao que pese este ciclo diferente que estamos passando na pecuária em relação aos últimos anos, com um viés bastante altista, acreditamos que existe uma boa demanda para todas as categorias e esperamos, dentro dessa nova realidade de preços que temos vivido, bons resultados nos remates”, destaca.

Conforme o dirigente, essa recuperação que se teve agora com as vendas de carne para a China, que foram temporariamente suspensas em função do aparecimento de um caso atípico de Vaca Louca, já gerou uma retomada no preço do gado gordo, que é um balizador para as demais categorias. Além disso, o término da situação de seca que se vivia no Rio Grande do Sul também sinaliza movimentos positivos no mercado. “As vendas estavam muito retraídas, pois tínhamos pouca oferta de pasto, invertendo o movimento de entrada para o de saída. Muitos produtores precisavam abrir espaço nas propriedades, diminuir o estoque em função da escassez de comida. Agora, com a entrada de um outono um pouco mais chuvoso e com temperaturas amenas, que tem permitido uma recomposição dos campos nativos, o cenário torna-se novamente favorável para a comercialização, indicando um efeito positivo em termos de recuperação de preços e liquidez”, observa.

Como esclarece Eichenberg, o balizador de valores são mercadorias negociadas em maior volume, seja gado gordo, vaca gorda ou terneiros, que atualmente encontram-se em um patamar um pouco mais abaixo em relação aos anos anteriores. Contudo, ele acredita que os animais geneticamente superiores tenham uma demanda maior e um preço maior na sua comercialização pelos diferenciais que eles imprimem dentro das propriedades. “Historicamente temos visto, inclusive, essa valorização no gado comercial oriundo de criatórios que atuam no melhoramento genético por produzirem mais”, salienta.

A vice-presidente da Conexão Delta G, Clarissa Lopes Peixoto, também compartilha que este é um momento de nova alta no mercado. “A expectativa é boa. Tivemos uma situação mais complicada de mercado, mas agora a tendência é de alta. Estamos apostando em uma melhora na pecuária”, ressalta.

Entre os associados da Conexão Delta G ocorrem os leilões Revolution, com a participação da Cia. Azul, de 12 a 14 de abril. Já a Estância Silêncio e a Fazenda São Manoel estarão no Remate CP Produção, no dia 13 de abril, e no Remate Conexão Pampa de Outono, nos dias 22 de maio com a venda de fêmeas e 23 de maio com a comercialização de machos. E a Pitangueira, em data ainda a definir, também realizará seu leilão nesta temporada.

Foto: Estância Silêncio/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *