Política

FAESP pede a Alckmin que GT reconsidere cisão do MAPA

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) enviou ao vice-presidente eleito e coordenador da Grupo de Transição (GT) do governo federal, Geraldo Alckmin, um ofício solicitando a reconsideração da proposta de cisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Sob a ótica administrativa, entendemos que a unificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério do Desenvolvimento Agrário trouxe muitos ganhos para a construção das políticas voltadas à agropecuária brasileira”, disse o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles.

“Essa medida reduziu o sombreamento das políticas públicas, otimizou os recursos financeiros e humanos e restaurou a visão de unicidade de objetivos e propósitos de nossa agricultura, sem desconsiderar a necessidade de instrumentos e programas distintos para as diferentes escalas e perfis de produção”, complementou.

A discussão em curso no GT da Agricultura prevê uma nova subdivisão do MAPA, com a criação do Ministério da Agricultura Familiar e Alimento Saudável e transferência de programas como o PAA — Programa de Aquisição de Alimentos e de órgãos como a ANATER — Agência Nacional de Assistência Técnica e a CONAB — Companhia Nacional de Abastecimento é fator de preocupação no setor agropecuário.

“O MAPA e seus respectivos órgãos, estruturas e instrumentos de política pode continuar exercendo suas funções precípuas em prol do desenvolvimento da agropecuária brasileira, quer seja ela de pequena, média ou grande escala. Na nossa visão, a cisão pode reduzir a eficiência das políticas e gerar concorrência entre partes da agropecuária que são complementares e harmônicas”, ressaltou o presidente.

Meirelles finaliza o documento pedindo que Alckmin reflita e compartilhe o ponto de vista apresentado pela Federação com o GT de Transição da Agricultura, na expectativa de que uma análise mais aprofundada e cautelosa, reconsiderando a decisão de subdivisão do MAPA.

Foto: Sebastião Moreira / EFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *