Agricultura

Reino Unido suspende tarifas de suco de laranja por dois anos

O governo britânico anunciou, semana passada, a suspensão das tarifas de importação para os sucos concentrado e não concentrado. A medida terá início em 01 de janeiro de 2023 e se estenderá até 31 de dezembro de 2024. A informação foi recebida pela CitrusBR por meio da Associação Britânica de Bebidas (BSDA, sigla em inglês) e confirmada pela embaixada brasileira em Londres. Segundo cálculos da CitrusBR ao se considerar a média das três últimas safras a economia no período será de pelo menos US$ 5 milhões.

O trabalho para a suspensão foi 100% desenhado pela equipe da CitrusBR. “Nós sabíamos que haveria uma janela para a revisão de uma série de tarifas por causa da saída do Reino Unido da União Europeia e que existia uma chance real de conseguirmos essa isenção porque não há produção de suco de laranja local e não fazia sentido penalizar o consumidor com uma sobretaxa que apenas encarece o produto”, explica o diretor executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

Responsável pela condução da ação, a diretora de relações institucionais da CitrusBR, Tatiana Campos explica que além de dados econômicos, informações sobre a sustentabilidade do setor foram fornecidas para a construção do processo. Segundo ela, a conformidade socioambiental era um dos critérios. Área de preservação relacionadas a pomares da laranja, manejo de polinizadores, entre outros temas foram levados como argumentos. “A sustentabilidade era um dos critérios e nesse quesito o setor de suco de laranja possui muita informação positiva”. De acordo com Netto, em vez de fazer um pedido formal via governo Brasileiro, a estratégia foi acionar os representantes da Associação Britânica de Bebidas que representam os clientes e que possuem interesse direto na maior competitividade do produto. “Ainda assim, contamos com forte apoio de nossa embaixada em Londres que nos trouxe contribuições importantes ao longo da ação”, avalia.

O mercado britânico é o terceiro mais importante da Europa atrás de Alemanha e França e quarto mais importante quando comparado aos Estados Unidos. Segundo o diretor-executivo da CitrusBR, o cenário só não é melhor devido à restrição de oferta. “Neste momento vivemos um período em que a oferta de suco está muito apertada e esperamos que essa medida, que pode ser renovada, colha bons frutos ao longo dos próximos anos, aumentando ainda mais a competitividade do suco de laranja brasileiro”, diz.

Foto: Ulrike Leone / Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *