Notícias

FAESP: Boletim mostra alta nos preços dos insumos agropecuários

A 9ª edição do Boletim de Insumos Agropecuários de novembro/2022 (com referência de outubro), produzido pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), mostrou alta mensal em boa parte dos produtos pesquisados. Com dados da CNA/ESALQ-USP, o levantamento apresenta o preço médio e a variação mensal, trimestral, semestral e anual dos preços. A maior alta mensal geral (43,71%) foi a do copo de Cotésia flavipes, do grupo Biológicos.

No grupo Medicamentos e Vacinas, a unidade de 500 ml da Moxidectina sofreu um reajuste de 6,51%. No grupo Rações e Suplementos, o destaque foi a unidade de 40 kg do Concentrado Engorda, com reajuste de 5,28%. No grupo Herbicidas, o quilo do Plateau subiu 4,47%.

Já os preços do grupo Fertilizantes voltaram a mostrar queda. A maior baixa neste grupo foi na tonelada do Formulado 04-14-08 (-3,30%). No geral, a maior redução mensal geral (-10,53%) foi a da tonelada do Calcário dolomítico, do grupo Corretivos.

Já o Grupo de Sementes e Mudas foi o que apresentou maior estabilidade nos preços do Boletim de novembro. Os preços dos cinco produtos pesquisados não mostraram alteração.

“Os preços dos fertilizantes estão hoje em um cenário mais favorável aos produtores rurais. Mas a variação de alta nos preços desses insumos nos últimos 12 meses pressionou os custos, o que ainda é um fator de atenção para os produtores”, diz o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *