Agricultura Destaques

Uso de protetor solar para folhas e frutos aumenta a produtividade

Estudos realizados pela Santinato & Santinato Café comprovaram que o uso de protetor solar para folhas e frutos, aumenta a produtividade e a qualidade da colheita dos cafezais. Para elaboração do estudo, foram realizados dois testes com o produto, sendo um com aplicações no período de floração e outro durante as chuvas e altas temperaturas do verão.

No primeiro cenário, o produto foi aplicado no período de pré e pós-florada do café, em Patos de Minas (MG). Os resultados demonstraram melhorias significativas nos três índices extremamente relevantes para o cafeicultor: controle da escaldadura de folhas e frutos (tanto imediata quanto residual), melhoria na maturação dos grãos (aumentando quantidade de cerejas e passas) e redução de temperatura foliar.

Já no segundo estudo as aplicações foram realizadas em São João da Boa Vista, no estado de São Paulo, e no período de chuvas. Nesse contexto, mesmo em condições mais adversas, o produto apresentou resultados positivos. Promoveu conforto térmico para as plantas, controle de escaldadura no momento de altas temperaturas; e resultou em grãos de melhor qualidade.

“Os estudos demostram que é possível proteger os cafezais dos efeitos nocivos do excesso de exposição solar. As altas temperaturas e a intensa radiação solar podem causar estresse às plantas e escaldaduras nas folhas e frutos, prejudicando a qualidade e a quantidade dos grãos de café. Com o protetor solar, o agricultor protege seu cafezal e proporciona condições adequadas para o bom desenvolvimento de cada fase das plantas e, consequentemente, uma colheita mais farta e de melhor qualidade”, afirma o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Viter, Erivelton Lopes Paes.

A aplicação é feita por pulverização com a utilização de qualquer tipo de equipamento. Apresentando elevada solubilidade e aplicado sobre as plantas, o protetor solar cria uma camada física protetora que mantém a coloração dos frutos e não interfere nas trocas gasosas e fotossíntese, além de apresentar excelente aderência e permanência nas plantas.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *