Destaques Negócios

Mercado de apicultura vem crescendo a cada dia

O mercado de mel é considerado hoje um dos mais promissores da agropecuária, com o país liderando o ranking de produtores orgânicos do mundo. E a fabricação parece não acompanhar a alta demanda do mercado. Segundo dados da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), foram produzidas 46 milhões de toneladas de mel em 2021, enquanto o potencial de compra é de 250 milhões de toneladas/ano, até 2035. De olho nesse cenário, a Cia da Abelha, empresa que atua há 40 anos como produtora e especialista em soluções voltadas para o setor, promove cursos gratuitos de apicultura, o próximo, entre os dias 6 e 10 de junho, para incentivar novos apicultores e fomentar esse mercado em ascensão.

Ministrado pelo renomado prof. Armindo Vieira Júnior, o curso on-line “A Jornada do Mel”, será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Cia da Abelha. Das 19h às 21h, o apicultor ensinará todo o processo de produção: da primeira colmeia até o produto na prateleira para o consumidor final. Além disso, haverá uma breve introdução sobre a prática, as oportunidades disponíveis no Brasil e como esse pode ser um negócio rentável e sustentável nos próximos anos.

“Diferente dos outros negócios dentro da agropecuária, a apicultura ainda é pouco difundida no Brasil, mas oportunidades são gigantescas. Como as nossas abelhas são miscigenadas, elas são muito resistentes a patologias e aos predadores, por isso não necessitam de remédios e antibióticos. Esse mel puro e orgânico é o mais procurado no mercado e ainda não temos tantos produtores disponíveis assim no Brasil para atender essa demanda. Produzimos menos do que o mercado precisa, ou seja, está faltando apicultor. Segundo o último levantamento do IBGE, em 2018, o Brasil registrava cerca de 300 mil apicultores, mas são dados que podem estar desatualizados por falta de novos levantamentos estatísticos do órgão. O objetivo do curso é abrir os olhos para essa oportunidade de negócio e ensinar, da teoria a prática, como funciona a produção”, explica Armindo.

Durante as aulas da “Jornada do Mel”, os alunos ainda vão aprender sobre o investimento inicial necessário, como montar um apiário, como capturar os primeiros enxames, técnicas para realizar o trabalho com segurança e como vender o produto final. Para participar é necessário realizar uma inscrição prévia pelo link https://hotm.art/cursoapicultura

Foto: Janaina Nicolini / Divulgação Broto Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *