Agricultura Destaques

Programa Aplique Bem completa 15 anos de sucesso

O programa Aplique Bem, parceria público-privada do Instituto Agronômico (IAC) e da UPL, completa 15 anos com o treinamento de 76 mil agricultores, técnicos e trabalhadores rurais para o uso correto de insumos agrícolas, tornando a atividade mais segura para os produtores, o meio ambiente e a sociedade.

“É um orgulho para a UPL ser parceira dessa iniciativa fantástica, que leva boas práticas e conhecimento ao campo, fazendo com que os aplicadores de defensivos utilizem as tecnologias da melhor maneira possível e racionalizem o uso dos insumos. Com isso, contribuímos para uma produção de alimentos mais segura e responsável e com maior qualidade, além de otimizar os gastos com a lavoura e proteger os trabalhadores e o ambiente”, destaca Rogério Castro, CEO da UPL Brasil.

“Há mais de uma década, UPL e IAC tiveram visão de futuro ao colocar em prática o Aplique Bem, para treinar os aplicadores de defensivos agrícolas do Brasil. Prova dessa importância é que o recente decreto federal determinou o treinamento obrigatório para os aplicadores. O Aplique Bem é um bom exemplo a ser seguido e em 15 anos tem números para mostrar sua contribuição para o país”, diz Castro.

O primeiro treinamento do Aplique Bem aconteceu em 11 de setembro de 2007, na cidade de São Gotardo (MG). De lá para cá, foram mais de 4 mil cursos realizados em mais de 1 mil municípios de 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Os resultados do programa chamaram a atenção de sete países, que importaram a ideia: Burkina Faso, Colômbia, Costa do Marfim, Gana, México, República de Mali e Vietnã.

“Para realizar o Aplique Bem, contamos com cinco laboratórios itinerantes, os ‘Tech Móveis’. Quatro deles percorrem o território nacional, enquanto um veículo destina-se ao circuito das frutas do interior de São Paulo. Em cada treinamento, reunimos cerca de 20 trabalhadores rurais para explicar em detalhes o processo de uso seguro e correto dos insumos agrícolas”, explica Liria Hosoe, diretora de registros e relações públicas governamentais da UPL Brasil.

“As turmas sempre em número reduzido representam uma estratégia para não comprometer a qualidade do conteúdo”, assinala o doutor em agronomia Hamilton Ramos, pesquisador do IAC e coordenador do Aplique Bem. “A receita é simples: ao invés de levar os agricultores e funcionários das propriedades rurais para a sala de aula, levamos a sala de aula até eles. Esse modelo de treinamento não só atrai a participação dos trabalhadores como permite a prática para melhor fixação do aprendizado. E os benefícios são de todos.”

Benefícios e pioneirismo

Os benefícios do programa Aplique Bem vão além da aplicação correta dos defensivos agrícolas, explica a gerente de Stewardship da UPL Brasil, Cláudia Barreto. “Os trabalhadores bem treinados utilizam os equipamentos de proteção individual (EPI) de forma correta e fazem as aplicações adequadamente, inclusive com as máquinas de aplicação bem reguladas”, salienta.

“Com a melhoria dos processos de aplicação, toda a cadeia da produção de alimentos é beneficiada: o agricultor tem economia de defensivos agrícolas, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores são preservados, o meio ambiente não é afetado e os consumidores recebem alimentos de qualidade”, enfatiza Cláudia. Com o Aplique Bem, UPL e IAC também apoiam os agricultores na conquista de certificações internacionais de boas práticas agrícolas.

Pioneirismo e reconhecimento

O Aplique Bem também foi pioneiro no Brasil na adoção e na validação da norma internacional ISO 16.122, para avaliação da qualidade dos pulverizadores em uso no país. O programa foi o primeiro a adotar essa normativa, de 2015. Todo esse trabalho cuidadoso oferecido de forma gratuita para os agricultores tem sido reconhecido, inclusive pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em fevereiro de 2022, o comitê gestor do Selo Agro Mais Integridade, do MAPA, selecionou o Aplique Bem como um dos três exemplos de melhores boas práticas do país na categoria Responsabilidade Social.

“A UPL está focada em reimaginar a sustentabilidade. E muito desse compromisso passa pela implementação de boas práticas. O Aplique Bem desempenha papel fundamental nesse sentido, o que é uma honra para nós”, finaliza o CEO, Rogério Castro.

Comemoração de aniversário

Os 15 anos do programa Aplique Bem serão celebrados durante a Agrishow, o principal evento do agronegócio brasileiro, que acontece entre 25 e 29 de abril em Ribeirão Preto (SP). A comemoração, no dia 28 de abril, às 17 horas, terá representantes do IAC, UPL e o secretário em exercício de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, entre especialistas e demais autoridades.

Foto: Gabriel Muniz / Texto Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *