Agricultura Destaques

Curso aborda convivência entre defensivos agrícolas e abelhas

A convivência harmônica entre a agricultura, apicultura/meliponicultura e defensivos agrícolas é perfeitamente possível e necessária para garantir o aproveitamento de todo o potencial produtivo da cultura e uma produção sustentável. Por isso, o treinamento à distância do Colmeia Viva, programa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), aborda, em detalhes, como garantir a coexistência entre as práticas através de videoaulas disponíveis em sua plataforma online.

A plataforma conta com exercícios de fixação, apostila para consulta e certificado disponível ao fim de cada ciclo. Tudo isso gratuitamente através do site treinamentos.sindiveg.org.br.

“A disseminação de informações de qualidade faz parte da construção de uma relação mais produtiva entre a agricultura e a apicultura. O Sindiveg, por meio do Colmeia Viva, tem sido protagonista nesse campo. Queremos maximizar a proteção às abelhas, incentivando o diálogo entre apicultores e agricultores, que dependem da utilização de insumos para a proteção das plantações contra pragas e doenças”, afirma o presidente do Sindiveg, Julio Borges.

O primeiro módulo do treinamento, que já conta com sete ciclos de aprendizado, aborda a proteção racional dos cultivos, explica o serviço de polinização realizado pelas abelhas e fala sobre o respeito à agricultura, com a proteção das abelhas e do meio ambiente. O material inclui ainda um “Manual de boas práticas”.

“A relação saudável entre cultivos e abelhas é essencial para o sucesso da agricultura”, ressalta Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro do Sindiveg e coordenador do Colmeia Viva. “Sem a polinização realizada por animais – categoria que inclui as abelhas –, culturas dependentes podem ter perdas de 40% a até 100%. São os casos da maçã, maracujá e melancia, por exemplo. Assim, as boas práticas contribuem para a segurança alimentar, protegendo os cultivos e assegurando a produtividade.”

Foto: Marian Anbu/Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *