Agricultura Direto da Redação

EPAMIG orienta bananicultores contra o mal-do-Panamá

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) disponibiliza a nova edição do Boletim Técnico que traz o tema “Solo, adubação, produção e incidência do mal-do-Panamá em bananeira Prata-Anã”. A publicação já pode ser adquirida na Livraria EPAMIG e nos demais canais de venda por R$8.

O Boletim descreve a relação entre as fontes de adubos com os atributos químicos do solo, na produção da bananeira e na incidência do mal-do-Panamá, doença com alto potencial destrutivo, que provoca grandes prejuízos. O conhecimento dos parâmetros para elevar o nível de tolerância da bananeira ‘Prata-Anã’ à doença melhora a vida útil do bananal, sendo uma maneira de manejar a cultura de forma adequada, obtendo-se, assim, aumento de produção e rentabilidade.

Estudos e tecnologias que visam o desenvolvimento da bananicultura nacional são fundamentais não apenas para o produtor, mas especialmente para o consumidor, pela oferta de um produto de qualidade. A escolha dos solos para o cultivo da bananeira e o conhecimento de seus atributos físicos, químicos e também biológicos, mediante análises, são parâmetros importantes para alcançar o sucesso na produção.

A cultura da banana tem forte apelo econômico e social em todo o mundo. A fruta é a mais  consumida in natura e a produção ultrapassa 150 milhões de toneladas. O Brasil é o quinto maior produtor mundial, com 7,3 milhões de toneladas. O cultivo está presente em todos os estados do país.

Foto: Pete Linforth / Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *