Agricultura Direto da Redação

Senar-MT leva capacitação para comunidades indígenas

Com o objetivo de iniciar no ramo da agricultura, moradores das Terras Indígenas Batovi e Parque do Xingu aprenderam a operar e a fazer manutenção em tratores agrícolas. As capacitações foram ofertadas pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, entre 20 de setembro e 1º de outubro, após a Fundação Nacional do Índio (Funai) doar o trator à comunidade.

Segundo a participante, Aianuke Waura, a ideia é implantar lavouras nas terras. “A gente quer plantar milho e arroz para termos a nossa própria autonomia e liberdade. Além disso, o curso também está ensinando os jovens a aprenderem um trabalho”, afirmou.

O participante Aulahu Waura contou que a expectativa era grande e está ansioso para começar o trabalho no ramo. “A gente estava esperando esse curso e esse trator vai ajudar muito. A nossa esperança é trabalhar com agricultura e por isso estamos muito agradecidos pelo apoio do Senar-MT que nos ensinou”, destaca.

Com o equipamento e a capacitação, os participantes estão aptos a entrar no mercado de trabalho agrícola. “A iniciativa visa preparar os indígenas com a capacitação necessária para os mesmos exercerem as suas capacidades técnicas no contexto agrícola regional. Também vai ajudar aqueles que desejam iniciar atividades e empreendimentos dentro de suas terras”, afirmou André Luiz Schilling, responsável da Funai na região.

O Supervisor do Senar-MT da Regional de Querência, Kleber Muller, esteve presente no local junto a representantes da Funai. Segundo ele, a parceria foi primordial para que a comunidade possa se desenvolver na agricultura. “Esse curso foi muito importante, porque eles aprenderam a operar o equipamento desde o básico. Queremos ofertar outras capacitações para atender a demanda tanto dessa aldeia quanto das demais aldeias na região leste, que também pretendem iniciar plantios com maquinários”.

Foto: Divulgação Senar-MT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *