Agricultura Destaques

EPAMIG seleciona genótipos de guaco para Zona da Mata mineira

Você já ouviu falar de guaco? A planta medicinal, conhecida em algumas regiões do país como erva de serpente ou cipó-catinga, é muito utilizada no tratamento de problemas respiratórios devido aos efeitos broncodilatadores e expectorantes.

Em 2009, o Ministério da Saúde publicou uma lista com 71 espécies medicinais de interesse do SUS. Em 2010, o governo de Minas selecionou 16 espécies para inserir no programa Componente Verde, da Rede Farmácias de Minas. A estratégia visa facilitar o acesso dos usuários do SUS à plantas medicinais in natura, plantas secas, fitoterápicos manipulados e industrializados. O guaco é uma das espécies medicinais presente em ambas as listas.

Segundo a pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Maira Fonseca, o cultivo de guaco é uma opção agrícola promissora e acessível aos agricultores familiares. Nesse sentido, a empresa desenvolveu estudos com o objetivo de selecionar genótipos de guaco mais adequados para as condições de clima e solo da Zona da Mata mineira.

“As pesquisas realizadas na EPAMIG contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias adequadas à produção de plantas medicinais em Minas, desde o cultivo até a pós-colheita. Com relação ao guaco, neste estudo foram selecionados genótipos que se adaptam melhor às condições edafoclimáticas da Zona da Mata mineira. Foram levados em consideração aspectos como produtividade, qualidade fitoquímica e teor de cumarina, princípio ativo responsável pelas ações expectorantes e broncodilatadoras do guaco”, explica Maira.

As pesquisas foram conduzidas no Campo Experimental do Vale do Piranga, no município de Oratórios (MG), com três genótipos (acessos) provenientes das seguintes instituições: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen); Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp (CPQBA); e Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

Ainda segundo Maira Fonseca, foram realizadas duas colheitas por ano, durante três anos. “Após cada colheita, as folhas de guaco foram separadas dos ramos, acondicionadas em sacos de papel kraft e submetidas à secagem em estufa com circulação forçada de ar a 50 °C até chegar ao peso constante para realizar a análise do teor de cumarina”, destaca.

Os resultados da pesquisa são animadores. Os três genótipos analisados se adaptaram bem às condições de solo e clima da Zona da Mata mineira e produziram teor de cumarina dentro dos padrões recomendados pelo Ministério da Saúde. Entretanto, os genótipos Cenargen e CPQBA se destacaram quanto à produção de biomassa total no verão.

Os interessados adquirir os genótipos de guaco deverão entrar em contato com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; com o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp; ou com a Universidade de Ribeirão Preto. Mais informações sobre a pesquisa com guaco direcionada às condições da Zona da Mata mineira poderão ser obtidas pelo telefone (31) 3891-2646.

A pesquisa foi realizada por parte da equipe de pesquisadores do Programa Flores, Hortaliças e Plantas Medicinais da EPAMIG em parceria com a EMBRAPA, CPQBA e Unaerp.

Foto: Divulgação Epamig

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *