Destaques Notícias

Pirarucu de Mamiraua conquista Indicação Geográfica

O Amazonas comemora uma nova Indicação Geográfica (IG) concedida aos produtos únicos que a região produz. O Pirarucu de Mamiraua acabou de ser reconhecido com o registro de IG pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Desde 2014, o Sebrae tem auxiliado as comunidades ribeirinhas a conquistarem esse título que reconhece as qualidades únicas do produto e irá potencializar a comercialização desse peixe.

A região produtora contempla nove municípios e foi reconhecida por produzir o pirarucu por meio de um saber-fazer dos ribeirinhos que, somado às características especiais do ambiente, resulta nesse produto diferenciado. “A IG do Pirarucu é um marco histórico que a gente alcançou. O nosso produto é sustentável e preserva o meio ambiente. Esse selo irá nos ajudar na comercialização do peixe e na conquista de melhores preços”, comemorou Pedro Canizo, presidente da Federação dos Manejadores de Pirarucu da Região de Mamirauá (Femapam),

Os primeiros estudos do projeto foram realizados em conjunto com o Sebrae e o Instituto Mamiraua e contou com a adesão dos manejadores e demais instituições. “O projeto surgiu de um diagnóstico realizado pelo Sebrae e durante todo o processo a instituição apoiou e ajudou o nosso produto a ganhar visibilidade e conquistar esse selo”, ressalta Canizo. O Sebrae também realizou diversas oficinas sobre a Indicação Geográfica do Pirarucu de Tefé e região e trabalhou junto à população ribeirinha questões como a importância do valor agregado da despesca com respeito às normas do Ibama entre os pescadores.

Segundo o analista técnico e coordenador do escritório do Sebrae em Tefé (AM), José Antonio, essa vitória é mérito dos ribeirinhos que desenvolveram um método único de contagem e despesca sustentável do peixe, revertendo o risco de sua extinção. “O Sebrae trabalha neste tema há anos. O resultado deste trabalho, com outros parceiros, nos deixa muito feliz”. Ele destaca também que, com a IG do Pirarucu, a tendência é que melhore a qualidade de vida dos pescadores que vivem em centenas de comunidades localizadas em lagos na região.

“A IG do Pirarucu é fruto de muita dedicação e união de forças com quem participa de toda a cadeia produtiva, principalmente com as comunidades ribeirinhas, com quem o Sebrae tem atuado no desenvolvimento do empreendedorismo regional”, pontua a diretora superintendente do Sebrae Amazonas, Lamisse Said Cavalcanti. “Esse selo orgulha os amazonenses, tanto pelo ineditismo, quanto pelas práticas sustentáveis que elevaram o patamar da qualidade de vida no interior”, complementou a diretora técnica do Sebrae AM, Adrianne Antony Gonçalves.

Outras IG do Amazonas

Além da IG do Pirarucu, o Sebrae também esteve presente na conquista das IGs do guaraná de Maués, do peixe ornamental de Barcelos, do abacaxi de Novo Remanso e da farinha do Uarini.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *