Avicultura Destaques

Rações com minerais orgânicos ajudam em períodos frios

Em períodos mais frios, o produtor precisa redobrar a atenção na granja, principalmente com relação ao manejo e a nutrição das aves. As rações com minerais orgânicos podem auxiliar os animais a terem um aumento na imunidade e, consequentemente, a boa manutenção da saúde para o enfrentamento do inverno.

“Os pintinhos, por exemplo, não têm uma boa capacidade de produzir e reter calor, então acabam perdendo temperatura para o ambiente. Por isso, é fundamental o uso de campânulas e aquecedores, principalmente nas épocas mais frias do ano”, afirma a médica veterinária Letícia Lopes Rocha, coordenadora de produto e trade marketing na Guabi Nutrição e Saúde. Além disso, cuidados como a manutenção da temperatura interna do aviário com o uso de cortinas, termômetros e uma cama de boa qualidade, com espessura adequada, podem auxiliar as aves nas épocas do ano com baixas temperaturas.

Conforme explica Letícia, no inverno, as aves podem ter alterações no padrão de consumo, como a redução na ingestão de água e ração, o que leva a perda de desempenho e a uma possível queda na imunidade, o que pode favorecer o aparecimento de doenças, principalmente as respiratórias, muito comuns nesta época do ano. Sendo assim, quanto melhor for a digestibilidade do que estiverem comendo, melhor a nutrição. E para isso, é fundamental o uso de microminerais produzidos a partir de leveduras, por meio de processos naturais. “Isso faz com que uma maior proporção seja absorvida, traz ganhos produtivos e reprodutivos significativos, reduz a excreção e o impacto sobre o meio ambiente e permite que o animal expresse o máximo do seu potencial genético, com menor quantidade de microminerais na dieta”, explica a médica veterinária.

Benefícios da alimentação à base de minerais orgânicos

Uma alimentação contendo minerais orgânicos auxilia o enfrentamento dos animais às baixas temperaturas. As aves, em geral, apresentam uma redução da taxa de mortalidade na fase inicial e no efeito do estresse, além de melhor atividade cardíaca e imunológica, o que contribui para a imunidade.

No caso das aves de corte, há um maior ganho de peso e uma melhoria da pele, resultando em maior qualidade da carne e da carcaça. Já em aves de postura, os microminerais orgânicos ajudam a aumentar o peso do ovo e a melhorar a casca. Além disso, aumentam a quantidade de selênio na clara e na gema, o que resulta em um melhor produto final.

Cada mineral tem uma função no organismo do animal, como explica Letícia: “os macrominerais atuam na formação da estrutura do animal e na regulação dos seus fluidos e secreções digestivas. Já os microminerais participam de processos metabólicos, da formação de vitaminas, estando diretamente relacionado com uma boa nutrição. Se houver alguma deficiência de mineral, o animal terá um desempenho baixo e até manifestações clínicas de problema”, alerta a médica veterinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *