Direto da Redação

Trator é ferramenta essencial na pecuária moderna

O total do rebanho de gado no Brasil é de 222 milhões de cabeças. Na pecuária de corte cujo total é de 192 milhões de cabeças, Mato Grosso detém cerca de 14,5% do rebanho, seguido por Mato Grosso do Sul, com 11% e Goiás com 10%. Já o gado leiteiro representa cerca de 30 milhões de cabeças, deste total, e tem em Minas Gerais o principal estado com 27,3%, seguido por Rio Grande do Sul e Paraná com 11%. Em 2020 o Valor Bruto da Produção, VBP, do setor foi de R$ 290,8 bilhões e as exportações brasileiras de carne bovina (in natura e processada) atingiram o recorde de 2,016 milhões de toneladas em 2020, faturando US$ 8,4 bilhões neste período. A atividade envolve cerca de 700 mil produtores.

Todos estes números dão uma dimensão da importância que tem o setor dentro do agronegócio brasileiro. Há vários modelos de exploração pecuária, mas recentemente o surgimento da técnica de integração lavoura pecuária, o aumento das áreas para lavouras de soja e milho comercial e a intensificação da produção leiteira estão propondo mudanças no modo de atuar com esta atividade e trazendo a necessidade de produzir mais alimentos para o rebanho. Neste sentido, o uso de um trator como ferramenta torna-se essencial para a pecuária.

Do preparo de solo ao plantio das lavouras, na produção de silagem de milho ou de cana-de-açúcar, no trato direto no cocho dos animais, o trator se tornou um equipamento essencial para as tarefas diárias neste sistema de produção de alta performance. A tecnologia de produção na pecuária vem sofrendo mudanças drásticas e de forma rápida nos últimos anos, por um lado pela necessidade de buscar mais eficiência de conversão alimentar e por outro pela pressão do mercado de grãos que vem ocupando áreas antes disponíveis para pecuária, para produção de soja e milho.

Foi neste novo cenário que a LS Tractor chegou no mercado brasileiro trazendo novos recursos no trator, que tem como objetivo principal, facilitar a execução das novas tarefas diárias que vem se incorporando ao sistema de produção da pecuária.  “Entre estes recursos, o trator LS disponibiliza de série em seus modelos da linha PLUS, a transmissão 12×12, com reversão e com super-redutor de velocidade (creeper) foi uma “mão na roda” na hora que eu quis cortar umas canas prá dar pro gado”, afirmou o produtor mineiro de leite, Manoel Luiz Pinhão, da Fazenda do Limeiro, em Pará de Minas, MG. Segundo ele, a baixíssima velocidade (- de 1km/h) ajuda a fazer um corte perfeito sem forçar o motor. Com 250 vacas em lactação, em sistema de semi-confinamento, ele utiliza o LS Tractor P80 para plantio, corte, distribuição de comida e puxar o churumeiro que é o resíduo do rebanho quando em confinamento. Para ele, além de econômico o trator oferece uma grande variedade de marchas o que acaba ajudando não só na economia, mas na redução do desgaste do motor. “Eu tendo mais opções, eu uso a força do motor de forma mais adequada para a tarefa que estou realizando”, finaliza.

Com 35 vacas em lactação o dono do Sítio Boa Vista, localizado em Prados, MG, Carlos Alexandre Figueiredo, faz silagem de milho e depois coloca no silo trincheira. O P80 trabalha em todas estas atividades e, para ele, é uma ferramenta e tanto. “A TDP com opção de três velocidades, ajuda muito nas tarefas que eu faço aqui na roça”, diz Figueiredo, completando que outro item que usa muito é o reversor, principalmente quando corta a silagem. “Este sistema de frente e ré sem usar embreagem é demais da conta”, conclui ele.

Dono de um canal no youtube o pecuarista Arthur Cabral, da Fazenda Novo Destino, em Alvorada do Oeste, Rondônia, trabalha com pecuária de corte extensiva, fazendo o ciclo completo. Com o P80 ele faz todo o serviço da fazenda e é o “seu parceiro” na rede social, onde mostra o dia a dia no uso do trator. “Fiz o canal prá tirar as dúvidas que eu tive quando fui escolher um trator e percebi que muitos colegas produtores também tinham”, diz ele. Cabral diz que vários itens o agradam e destaca a TDP, o escalonamento de marchas e o baixo consumo de combustível. “Faço uma pulverização gastando entre 4 e 4,5 litros/hora e na grade, 7,5 lts/hr”, garante. O pecuarista destaca ainda o “joystick” sistema para movimentação da Loader Frontal. Segundo ele, esta ferramenta mais o reversor, são fundamentais para agilizar as operações para o trato dos animais. “Fica muito facinho trabalhar na pecuária quando se tem estes dois itens”, finaliza.

O advogado, criador e dono da marca Senepol da Conquista, Fabio Melo, trabalha com seleção genética, recria e confinamento (para as provas de ganho de peso), na Fazenda Conquista que fica em Rosário Oeste, perto de Cuiabá, MT. O modelo Plus100 que ele comprou e utiliza para trabalhos com implementos de preparo do solo, vagão forrageiro alimentador, misturador e muitas outras funções. “Eu vejo nele um trator bastante completo e com muitos itens vindo já de fábrica. É uma boa vantagem”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *