Direto da Redação Eventos

Fenovinos tem número recorde de inscrições

Feira Nacional promovida em formato itinerante pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), a 33ª Fenovinos registrou número recorde de inscrições, com 377 animais inscritos. A feira ocorre este ano em Lavras do Sul, de 2 a 5 de junho, no Parque de Exposições do Sindicato Rural do município.

Esta edição é a maior da Fenovinos em 10 anos, de acordo com a Arco. O número de inscritos é superior em mais de 50% em relação à última edição da feira, que ocorreu em Pelotas, em 2019. “Houve uma junção de fatores: os criadores querendo mostrar o que estão produzindo de genética, o bom momento da ovinocultura e o crédito do evento em si, que já está com a marca consolidada”, avalia o presidente da associação, Edemundo Gressler.

Para a a subcoordenadora da Comissão de Ovinos da Farsul, Cristina Soares, integrante do Conselho Deliberativo do Fundovinos, o cenário atual para a ovinocultura se encontra muito favorável, o que explica a grande procura pela feira. “A ovinocultura para carne está retomando agora, com os restaurantes reabrindo. O mercado, este ano, vendeu praticamente toda a produção de carneiros, de todas as raças. A procura pelas fêmeas é imensa, por pessoas que querem começar a investir na criação de ovinos. Acho que houve uma valorização do campo, e da pecuária em particular”, analisa.

As cabanhas inscritas na Fenovinos são de 37 municípios gaúchos, cinco do Paraná e uma de Santa Catarina. Participam animais das raças Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hamshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, Crioula e as variedades Naturalmente Coloridas, sendo 320 exemplares a galpão e 16 trios de rústicos.

As atividades presenciais serão realizadas seguindo protocolos de segurança, como distanciamento, uso de máscara e disponibilidade de álcool em gel. Parte da programação terá transmissão online, pelas redes sociais do Sindicato Rural. No dia 4, às 18 horas, a fiscal estadual agropecuária Nathália de Bem Bidone abordará o Programa Estadual de Sanidade Ovina (Proeso) da SEAPDR.

A cidade-sede para a Fenovinos de 2022 será escolhida durante a 33ª edição. Já se candidataram os municípios de Santana do Livramento e Alegrete.

Foto: Fernando Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *