Agricultura

Seca em São Paulo prejudica safras de café e laranja

A falta de chuva em 2020 deve impactar na produção das duas principais culturas do estado. No final do ano passado, a estiagem e o calor afetaram as lavouras paulistas. Os efeitos dessa condição climática podem ser sentidos na colheita das safras de 2021.

Estima-se que a produção brasileira de café deve cair em 40% em relação à temporada anterior, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais. A laranja, produto importante para o agronegócio do estado de São Paulo, também deve sofrer com quedas. O Fundo de Defesa da Citricultura prevê uma diminuição de 30% em relação a 2020, o que deve ser a maior quebra de safra desde 1988.

Café e laranja são as duas maiores culturas de São Paulo. A produção cafeeira do estado comercializou 290,4 mil toneladas do grão em 2019, segundo o Intituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE. Isso gerou cerca de R$ 2 bilhões. Já as lavouras paulistas de laranja são as mais importantes do mundo.

As mais de 13 milhões de toneladas da fruta produzidas pelo estado, em 2019, representaram 77% de toda a produção brasileira. Segundo o sistema FAESP/SENAR, o estado de São Paulo responde por cerca de 96% da exportação nacional de suco de laranja, sendo que a cadeia citrícola paulista engloba 13 mil citricultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *