Destaques Tecnologia

Como escolher um fornecedor de tecnologia para a sua máquina agrícola?

Com o avanço da agricultura 4.0, ter máquinas agrícolas com inovações tecnológicas embarcadas deixou de ser um diferencial, tornando-se uma necessidade para qualquer produtor que queira otimizar ao máximo a eficiência das suas operações no campo.  Com apoio de softwares e microprocessadores, tratores, colhedoras e implementos ganham novas funcionalidades, reduzem custos e aumentam a produtividade.

“Agregar hardwares (produto físico, como displays, controladores e sensores) e softwares (sistema operacional) de um fornecedor é a melhor forma de transformar equipamentos em verdadeiras ferramentas tecnológicas”, explica Bernardo de Castro, presidente da divisão de Agricultura da Hexagon.

Confira algumas dicas para levar em consideração na hora de escolher um fornecedor de tecnologia para suas máquinas agrícolas.

Confiança e solidez da marca

Antes de tudo, é importante verificar se a fornecedora de tecnologia é uma empresa de confiança. Afinal, esse é um investimento importante e que poderá fazer toda a diferença na sua produção agrícola.

É possível pesquisar sobre alguns tópicos como o faturamento e o crescimento da empresa nos últimos anos e o número de colaboradores e de parceiros com os quais ela atua.

“Uma marca que vem demonstrando um bom crescimento e que já seja conhecida e sólida no mercado tem chances muito maiores de ser uma fornecedora de confiança”, comenta.

Suporte técnico qualificado

Nenhum equipamento está livre da necessidade de manutenção e eventuais reparos. Por isso, a qualificação dos profissionais técnicos da empresa é outro aspecto que precisa ser levado em consideração na escolha de um fornecedor de tecnologia.

É bem importante avaliar se há a disponibilização de uma estrutura de atendimento e de um suporte rápido e eficaz, já que toda a operação agrícola pode ser muito prejudicada em caso de problemas. “Não deixe de confirmar se existem centros de assistência técnica e de pós-vendas”, enfatiza.

Soluções completas e inovadoras

Todos procuram por empresas que atendam às suas necessidades, mas é interessante investir em fornecedores que apresentem soluções completas para o seu cultivo. Além de comprovar expertise, isso possibilita que, no futuro, o produtor possa agregar mais produtos tecnológicos aos seus equipamentos.

Outro ponto essencial é conferir o grau de inovação da empresa. “Um fornecedor de tecnologia precisa estar sempre atento às novidades e buscando trazer inovação aos seus produtos. É por isso que aqui, na Hexagon, investimos pelo menos 12% das vendas líquidas em Pesquisa e Desenvolvimento”.

Flexibilidade e customização

Conferir se o fornecedor oferece flexibilidade também é fundamental na hora de escolher uma empresa para adquirir hardwares e softwares.

O ideal é que as marcas estejam prontas para integrar seus produtos com outras tecnologias e componentes que eventualmente já sejam utilizados pelo produtor rural.

“Além da compatibilidade, levamos muito em consideração a necessidade de cada consumidor. Por isso, oferecemos módulos adicionais e customizações para chegarmos, juntos, ao que o ele realmente precisa”, explica Castro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *