Agricultura

Colheita de soja do Brasil avança para 53,3% da área estimada

Levantamento da Consultoria DATAGRO mostra intenso avanço da colheita da soja brasileira safra 2020/21 na semana encerrada em 12 de março. Na média nacional, o País colheu 53,3% da área estimada para esta temporada, avanço de 12,8% sobre os 40,5% da semana anterior; na média dos últimos 5 anos, o avanço normal para esse período seria de 9,6%. O fluxo segue muito abaixo dos 63,5% de 2020 e um pouco aquém dos 56,8% da média dos últimos 5 anos.

Embora ainda atrasada, o bom desenvolvimento da colheita da oleaginosa no Brasil nos últimos dias diminuiu a defasagem para a média normal, que chegou a ser de 13,3%; agora está em 3,5%.

Clima mais seco na região Centro-Sul favoreceu a colheita, com episódios de chuva beneficiando as lavouras tardias. Precipitações voltaram a ser regulares em boa parte do Centro-Norte, mas com janelas de clima favoráveis aos trabalhos. “Seguimos com problemas localizados pelo excesso de chuvas, especialmente no Mato Grosso (MT), com perdas de qualidade e até alguma perda de área, o que deve trazer algum ajuste no próximo levantamento de safra. Mas, no geral, as condições seguem satisfatórias na maior parte do País e deveremos confirmar outra safra cheia e recorde”, destaca o coordenador de Grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Junior.

A previsão para esta nova semana aponta a combinação de chuvas e tempo seco em praticamente toda a região produtora, o que deve favorecer os trabalhos de colheita e semeadura, e resultar em outro bom avanço na semana encerrada em 19 de março.

Colheita do milho de verão safra 2020/21

No milho de verão, a colheita também avançou bem, devido ao clima mais favorável no Centro-Sul do país, mantendo-se em ritmo bem acima da média, com 57,1% da área colhida, contra 49,2% na semana passada, dos 54,7% de 2020 e dos 45,8% da média de 5 anos, puxada pela colheita de 68% no Paraná (PR), 66% em Santa Catarina (SC) e 63% no Rio Grande do Sul (RS). As perdas de produção ficaram mesmo limitadas ao RS e SC por falta de chuvas entre setembro e novembro.

Plantio milho de inverno 2021

A região Centro-Sul do Brasil também apresentou forte avanço nos trabalhos de semeadura do milho de inverno, embora ainda com plantio bem atrasado sobre a média normal. Levantamento da DATAGRO mostra que 77,4% da área projetada foi semeada até 12 de março, contra 57,5% da semana anterior. O fluxo está bem atrás dos 90,4% de 2020 e dos 86,1% da média de 5 anos. Trabalhos chegando a 89% no Mato Grosso (MT) e 70% no Paraná (PR). “Acreditamos que os produtores tentarão plantar boa parte da área planejada, mesmo fora da janela de recomendação técnica, o que aumenta o risco de perdas para a safra, caso as chuvas de abril não sejam regulares. No entanto, deveremos ter corte na área efetivamente semeada em relação às estimativas anteriores. A previsão para março segue chuvosa, mas com diminuição das chuvas em abril”, ressalta França Junior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *