Agricultura

Colheita de soja segue lenta e fortemente atrasada no Brasil

A colheita brasileira de soja safra 2020/21 teve uma semana de avanço um pouco melhor no período encerrado em 12 de fevereiro, mas ainda abaixo da normalidade, resultando em forte atraso para o padrão, aponta levantamento realizado pela Consultoria DATAGRO.

Na média nacional, o País colheu apenas 9,1% da área plantada até essa data, com avanço de 4,7% sobre os 4,4% da semana anterior. Na média dos últimos 5 anos, o avanço normal nesse período seria de 6,6%.

O fluxo segue muito abaixo dos 21,4% de igual período de 2020, e dos 19,7% da média dos últimos 5 anos.  “Além do já esperado atraso por conta do plantio mais lento na temporada, as chuvas vêm acontecendo de forma regular em praticamente toda a área produtora, mantendo os trabalhos limitados às poucas janelas de melhora do clima”, destaca o coordenador de Grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Junior.

Apesar de alguns problemas localizados, as condições gerais da safra estão satisfatórias em grande parte das regiões produtoras e o País caminha para a colheita de outra safra cheia e, muito provavelmente, recorde. As regiões que chegaram a observar um pouco de estiagem, como no noroeste de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, voltaram a observar precipitações, com normalização das condições.

A previsão para esta nova semana segue predominantemente chuvosa para a região Central e do Matopiba – área formada pelas regiões produtoras dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia –, o que favorece as lavouras tardias, mas pode trazer problemas para a colheita. Já a região Centro-Sul, que engloba a região Sul, parte oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul, deve ter melhora gradativa do quadro durante a semana, permitindo que a colheita avance normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *