Política

Macron, desta vez, ataca a soja brasileira. Autoridades respondem.

O presidente da França, Emmanuel Macron, fez novas críticas ao desmatamento da Amazônia e citou especificamente a soja brasileira, relacionando-a ao problema ambiental. “Continuar a depender da soja brasileira seria endossar o desmatamento da Amazônia. Somos consistentes com as nossas ambições ecológicas, lutamos para produzir soja na Europa!”, escreveu o dirigente em sua conta pessoal no Twitter, sem, entretanto, apresentar qualquer dado que justificasse suas declarações.

A declaração é dada no momento em que a União Europeia e o Mercosul negociam um acordo comercial. Alguns países, como a França principalmente, vem alegando que o fracasso brasileiro na proteção ambiental é um entrave para avançar no tema.

A publicação de Macron é acompanhada de um vídeo, no qual ele comenta a questão. Nesse vídeo, o presidente francês fala em “não depender mais” da soja brasileira, e produzi-la no próprio continente.

Repercussões

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) lamentou que o presidente Macron, busque justificar sua decisão de subsidiar os agricultores franceses atacando a soja brasileira. “Como bem sabe Macron, a soja produzida no bioma Amazônia no Brasil é livre de desmatamento desde 2008, graças a Moratória da Soja, iniciativa internacionalmente reconhecida, que monitora, identifica e bloqueia a aquisição de soja produzida em área desmatada no bioma, garantindo risco zero do envio de soja de área desmatada (legal ou ilegal) deste bioma para mercados internacionais”, afirmou a entidade em nota divulgada para a imprensa.

Hoje pela manhã, o vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão, afirmou que “Monsieur Macron” desconhece a produção de soja no Brasil. “A nossa capacidade de produção é imbatível, nossa competição nesse ramo está muito acima dos concorrentes. Temos que lembrar também que aqui no Brasil temos menos de 8% do país como área dedicada à agricultura, e na França a área é mais de 60%”, disse o vice-presidente.

Segundo Mourão, Macron “nada mais, nada menos externou interesses protecionistas dos agricultores franceses e isso faz parte do jogo político”.

Para o vice do Brasil, a França “não tem condições de competir” com o Brasil. Diz que “no aspecto da produção agrícola”, os brasileiros dão “de 10 a 0 neles”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *