Agricultura Destaques

Café produzido pela agricultura familiar é eleito o melhor do País

A família Pimenta, do Sítio Escondica, em Venda Nova do Imigrante/ES, vem praticando a Sucessão Rural, ou seja, passando a experiência dos pais para os filhos para assumirem a produção familiar. E os filhos Luiz Ricardo (20 anos), Luiz Henrique (24 anos) e José Luiz Bozzi Pimenta de Sousa (27 anos) estão surpreendendo a todos e todas com a qualidade que vêm agregando na propriedade e na produção.

O café produzido pela família foi eleito o melhor do Brasil e da fase internacional pelo Cup of Excellence – Brazil 2020. Foram mais de 900 amostras de café na primeira inscrição. Depois, selecionaram as 100 melhores e, na sequência, as 35 melhores amostras de cafés especiais e foi feita a premiação final. E esse prêmio já está dando retorno positivo. Dois lotes, sendo um com 6 sacas de 30 kg e outro com 5 sacas de 30 kg, foram vendidos a um preço médio de 39,5 dólares por libra peso, ou seja, bem acima do mercado.

Segundo especialistas, o café produzido pela família Pimenta é um produto único. É um café arábica, tipo catucaí, que apresenta um sabor com gosto de melado de cana e frescor que lembra melão. Foi o único café que atingiu 90 pontos.

O interesse dos irmãos pelo concurso surgiu em 2017, quando Venda Nova do Imigrante sediou a edição naquele ano. Desde então, os irmãos vêm se empenhando na melhoria da qualidade da sua produção para conseguir um lote com condições para competir.

Luiz Ricardo, o irmão mais novo, é formado em Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola (EFA). Ele disse que vem, junto aos irmãos, buscando mais conhecimento junto à EFA e ao Instituto Federal (IFES). “Esse prêmio é um retorno do nosso investimento no estudo, a exemplo da nossa procura por novas tecnologias através do IFES, que nos ajudou muito nas questões tecnológicas diretamente ligadas à cafeicultura, como na questão de processamento. E também na EFA, o lugar onde fiz o Curso Técnico em Agropecuária, que me ensinou muito sobre manejo, valorização do solo e valorização da planta. Esse prêmio vem como reconhecimento dessa valorização, esse empenho nos estudos e no desempenho da nossa propriedade”, reconhece o jovem.

Por isso, esse prêmio é resultado de muita luta, de muito estudo, de muita pesquisa, e de um trabalho feito pela família. “Esse prêmio é o ápice na questão de qualidade de cafés especiais no Brasil, para nós é como se fosse a Copa do Mundo de Cafés Especiais. Essa conquista agrega muito na nossa propriedade, no nosso município e no nosso estado. Portanto, é uma satisfação muito grande poder representar a família de uma forma geral, principalmente o pai e a mãe da gente, pois eles confiaram no nosso trabalho”, comemora.

O jovem também destaca a importância do incentivo dos pais. “Eles estão fazendo a prática da sucessão rural, algo interessante pra nós, pois viabiliza e nos instiga a buscar sempre o melhor. A juventude rural é assim, com a oportunidade nas mãos busca fazer com o máximo de excelência possível para ter um futuro promissor”, destaca Luiz Ricardo.

A família Pimenta participa ativamente do movimento sindical e conta com o apoio do STTR de Venda Nova do Imigrante/ES, da FETAES e da CONTAG. “Somos associados ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que vem apoiando a nossa família e toda a comunidade em várias questões”.

A secretária de Jovens da FETAES, Taiza Medeiros, disse que é um orgulho ter um jovem rural capixaba vencendo esse prêmio tão importante. “Estão levando o nome da Juventude Rural capixaba e da Agricultura Familiar para esse concurso, mostrando que a Juventude tem ousadia, produzindo com qualidade, e mostrando o quanto o campo é bom para se viver. São jovens que são exemplos, aonde vêm trabalhando a sucessão rural, tema hoje que temos debatido muito, e sem contar a diversificação que eles têm na propriedade para além do café.”

A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, que também é produtora de café no estado do Espírito Santo, expressa todo o seu orgulho e diz que esse exemplo pode incentivar tantos outros(as) jovens a permanecerem no campo, produzindo e com qualidade de vida. “Para nós, é um grande orgulho ver esses jovens que vêm dando exemplo pra gente de sucessão rural, trabalhando a organização da produção com toda a família. É um grande orgulho ver a juventude se qualificando a cada dia e hoje podendo receber esse prêmio que vem de encontro a todo um trabalho, todo o amor que eles colocam para poder fazer essa produção.”

A dirigente da CONTAG disse que é um grande desafio manter a juventude rural no campo e, exemplos como esse são inspiradores. “Eles são um grande exemplo para a juventude rural de todo o País, pois precisamos incentivar para que também possam ter condições de ficar no campo, pois o campo é um lugar de vida, que podemos viver bem, com qualidade de vida, fazendo a sucessão rural e cuidando também do meio ambiente”, destacou Mônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *