Direto da Redação Pecuária

Elanco oferece live sobre mastite bovina ao vivo

No dia 18 de novembro, vai acontecer a terceira live do “Simpósio Internacional Leite Integral”. O evento é um oferecimento da Elanco Saúde Animal e será na Fazenda Santa Luzia. Na ocasião, será abordado o tema “Next Level na Qualidade do Leite e Saúde da Glândula Mamária” para mostrar na prática como acontece o ciclo de controle da mastite e a importância dos cuidados como forma de promover a melhor qualidade na produção do leite. A doença, bastante comum em vacas, é responsável por até 25% dos prejuízos no setor leiteiro.

A participação na live será gratuita. A fazenda – pertencente ao Grupo Cabo Verde – é considerada referência em produção de leite a pasto do Brasil e um dos principais rebanhos da raça Girolando. A propriedade produtora de leite, que fica na cidade de Passos-MG se tornou um case de sucesso no controle da mastite. Esse resultado é consequência direta do cumprimento rigoroso das orientações de veterinários especialistas, tanto no manejo quanto na ministração da medicação prescrita, sempre de excelente qualidade.

A transmissão vai mostrar o passo a passo desses cuidados e tirar dúvidas sobre cada fase do processo. A visita virtual na fazenda será guiada por Maurício Silveira Coelho, proprietário da Fazenda Santa Luzia e por Matheus Moreira, assistente técnico em pecuária leiteira. Também participarão o professor Marcos Veiga, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), e André Pratto, gerente Técnico de Leite da Unidade de Negócios de Bovinos da Elanco.

A mastite bovina, também conhecida por mamite, é uma das principais doenças que afligem os rebanhos leiteiros, impactando o rendimento econômico devido à queda na produção e qualidade do leite, podendo causar perda de quarto mamário e aumento nos custos. A mastite também tem importância para a saúde pública porque as bactérias que a causam podem impactar a saúde daqueles que consumirem produtos lácteos contaminados.

“As mastites são realidade em toda e qualquer fazenda produtora de leite e, portanto, um grande desafio com o qual é possível lidar. Por isso, a necessidade de minimizar os efeitos sobre a saúde e produtividade dos animais e manter a qualidade do leite”, destacou André Pratto.

SERVIÇO
Acesso ao portal do simpósio: simposioleiteintegral.com.br
Dia: Quarta-feira, 18 de novembro de 2020.
Horário: 16h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *