Direto da Redação Eventos

Reunião do GEPD discutiu a “digitalização na pecuária”

A VII reunião do GEPD (Grupo de Especialista em Produção e Desempenho) contou com a participação de 21 renomados consultores de nutrição e manejo de pastagens de todo território nacional. Além dos consultores, participaram também Paulo Loureiro, Diretor Global de Desenvolvimento Zoetis, Gustavo Siqueira, Pesquisador Científico da APTA Colina, e Alexandre Mendonça de Barros, Engenho agrônomo e sócio da MBAgro.

A temática desta reunião foi abordar o tema da “digitalização na pecuária” e como as tecnologias 4.0 irão impactar o futuro. Foram apresentados dados sobre o uso de dietas em confinamentos de clientes em 2020. Os resultados mostraram que, devido à alta nos valores das commodities (milho e soja), pecuaristas e nutricionistas foram obrigados a trabalharem com mais subprodutos na dieta, trazendo impactos no desempenho e ganho de peso dos animais.

Ainda dentro do tema do uso de ferramentas de precisão, foram apontados os dados da balança do programa Intergado – análise de dados de animais pesados diariamente em sistemas de confinamento. Essas informações evidenciaram que muitos animais dentro de um lote param de ganhar peso, porém visualmente não apresentam sinais clínicos de doenças e não são tratados pela ronda sanitária. Conhecidamente, esses animais são classificados como subclínicos (ex.: pneumonia e acidose metabólica) e “roubam” o lucro do confinador e acabam passando desapercebidos. A utilização de currais sentinelas nos confinamentos tradicionais pode ser uma alternativa para em tempo real correlacionar o desempenho estimado com o ganho real também foi outro tema abordado.

As discussões desses temas foram moderadas pelo pesquisador Gustavo Siqueira e pelo gerente técnico Everton Carvalho, fazendo perguntas aos palestrantes e liderando as discussões com todos os consultores participantes.

Para finalizar a reunião, a gerente de marketing Renata Fernandes fez um bate papo com o eng. agrônomo e economista Alexandre Mendonça de Barros, em que foram discutidos o cenário macro e microeconômico do Brasil, sobre mercado atual e futuro dos principais grãos e, claro, sobre o mercado de carnes e perspectivas dos valores da @ do boi gordo em 2020 e 2021. “Apesar do valor da arroba de hoje já estar muito esticado (16/10/2010 R$280/@), ainda pode haver espaço para chegarmos no recorde de R$ 300,00 por arroba” disse Alexandre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *