Negócios

Elanco conclui processo de aquisição da Bayer

A Elanco Saúde Animal Corp. (NYSE: ELAN) anuncia oficialmente o encerramento da aquisição da Bayer Saúde Animal. A transação, avaliada em US$ 6,89 bilhões, potencializa as competências da Elanco e a posiciona como líder a longo prazo no atraente e sustentável setor de saúde animal.

“Temos feito um progresso significativo nos últimos dois anos de jornada como empresa independente ao nos dedicarmos exclusivamente à saúde animal – levando em conta os impactos diretos de doenças como a Febre Suína Africana e a pandemia causada pelo COVID-19”, declara Jeff Simmons, presidente global e CEO da Elanco. “A entrega da aquisição em tempo recorde neste momento desafiador enfatiza a capacidade de execução disciplinada de ambas as empresas.”

“É um marco importante na jornada da Elanco, pois queremos ampliar ainda mais o nosso posicionamento global sobre a necessidade de melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta o acesso à proteína animal e o vínculo que cultivamos com pets nunca foi tão importante. A pandemia causou interrupções no fornecimento de alimentos e o desemprego está crescendo cada vez mais, bem como os desafios relacionados à segurança alimentar ao redor o mundo. Por outro lado, pesquisas mostram que as restrições sociais mudaram o relacionamento entre os pets e seus tutores – estamos reconhecendo a crescente relevância do apoio emocional fornecido pelo companheirismo animal. Acreditamos que melhorando a vida dos animais, melhoramos a vida. ” Simmons completou.

Enquanto isso, a pandemia tem contribuído para acelerar as principais tendências que transformam o setor, principalmente, o desejo dos tutores de animais de estimação de acessar produtos veterinários e de saúde animal de diversas formas, seja na loja do bairro, passando pela telemedicina ou até compras on-line enviadas diretamente à casa deles. A combinação das duas empresas possibilita unir a ampla experiência da Elanco no relacionamento direto com médicos veterinários, com a expertise da Bayer Saúde Animal junto aos consumidores finais, tutores de pets, ampliando outros canais digitais, como e-commerce e uso de telemedicina para abrir novas oportunidades de crescimento. A nossa presença como líder omnichannel nos posiciona para mapear e atender às necessidades de veterinários, tutores e os animais sob seus cuidados.

Essa aquisição fortalece a estratégia de IPP da Elanco, na qual a empresa está baseada desde antes de seu IPO, em 2018. Ambas as empresas vêm para a conclusão deste processo com foco direcionado à estratégia e execução diligente para impulsionar o momento.

O robusto pipeline de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Elanco agora é reforçado com cinco expectativas de lançamentos que virão da Bayer — elevando o total previsto para 25 até 2024 — sendo que cinco deles devem ser lançados até o final de 2021. A transação também agrega novos recursos de P&D, incluindo plataformas inovadoras de tecnologia de dosagem e administração de medicamentos e fornece direitos de acesso ao pipeline de pesquisa e desenvolvimento da Bayer Crop Science e a determinados recursos farmacêuticos clínicos.

A transação expande o portfólio da Elanco para fornecer soluções mais abrangentes de saúde animal aos produtores, tutores de animais e veterinários.

Animais de estimação saudáveis (Pet Health): a transação aumenta os negócios de animais de estimação da Elanco para aproximadamente 50% das receitas e quase triplica os negócios internacionais deste segmento da empresa. Esse portfólio expandido irá atender animais de estimação em todas as idades e estágios, desde a prevenção de doenças e o bem-estar dos filhotes até fazer com que estes animais permaneçam uma parte ativa e central da família em seus últimos anos de vida. A transação também amplia o portfólio de parasiticidas de animais de estimação da Elanco, por meio de tratamentos e colares tópicos, fazendo com que o produto blockbuster Seresto se torne o mais importante da Elanco em todo o mundo.

Animais de produção saudáveis (Farm Animal): a empresa combinada reúne portfólios complementares de animais de produção, que permitirão à Elanco atender a um espectro ainda mais amplo do setor e aproveitar melhor os dados e serviços em prol dos clientes. A transação adiciona uma série de marcas-chave para bovinos, aprimora o portfólio global de bioproteção e expande a presença da empresa no segmento de aquacultura.

A Elanco irá se beneficiar de sua experiência em incorporações, compras e aquisições para integrar de maneira eficiente e rápida os novos negócios. Espera-se que a empresa formada por esta união gere um fluxo de caixa operacional significativo como resultado de portfólios sustentáveis e resilientes. Embora o prazo para alcançar as metas definidas no anúncio do negócio tenha sido impactado pela pandemia da COVID-19, a empresa ainda espera entregar entre US$ 275 a US$ 300 milhões em sinergias até 2025.

“O mais importante é que o dia de hoje é especialmente direcionado aos produtores, veterinários e tutores de animais de estimação aos quais servimos. A COVID-19 deixou isso tudo em evidência — porque o mundo nunca precisou tanto de animais e do trabalho que os produtores e veterinários fazem”, completou Simmons. “Juntos, estamos melhor posicionados para defender os interesses de nossos clientes, para oferecer soluções às suas principais necessidades não atendidas, para que eles possam manter carne, leite, peixe e ovos saudáveis e sustentáveis na nossa mesa. Juntos, temos o potencial de melhorar a saúde animal e a vida de bilhões de pessoas”.

Oportunidades para o Mercado Brasileiro

Após três anos na função como diretor geral da filial no Brasil, Carlos Kuada passa a ocupar o cargo de Vice-Presidente Sênior Comercial para toda a América Latina. O legado deixado por Carlos Kuada na filial brasileira projetou a Elanco para o sucesso em longo prazo. Para a Elanco, depois dos Estados Unidos, Brasil é o país com mais vendas no mundo.

Kuada abre as portas para a chegada de Sérgio Schuler. “Por ter estado mais de sete anos na posição de diretor da divisão de Saúde Animal da Bayer, com ampla experiência no portfólio de produtos, Sérgio Schuler contribuirá para que a Elanco acelere ainda mais o seu processo de metas estipuladas pela integração das empresas”, explica Carlos Kuada, que manterá a filial brasileira sob o seu escopo na América Latina.

Ocupando agora o posto de segunda maior empresa no segmento de Saúde Animal no mundo e terceira no Brasil, a Elanco também passa a ser uma das empresas com maior portfólio de produtos do setor, dando sustentação aos negócios explorados. “Enquanto a Elanco era muito forte em animais de produção, a Bayer se destacava em animais de companhia. Com a integração, a empresa passa a ter um maior equilíbrio, especialmente no quesito portfólio”, explica Sérgio Schuler, novo Diretor Geral da Elanco Brasil.

Por fim, há uma grande expectativa na área de P&D que virá com a aquisição e que terá um papel essencial no desenvolvimento de novos produtos. “Os investimentos combinados e as linhas de pesquisa das duas empresas colocarão a Elanco em uma posição bastante estratégica para promover inovações significativas para o setor”, conclui Schuler.

Condições do Financiamento

Na conclusão da transação, a Bayer AG recebeu US$ 5,17 bilhões em dinheiro, composto por recursos provenientes das emissões de ações e de outros títulos mobiliários da Companhia (“Tangible Equity Unit”) no primeiro trimestre de 2020, emissão de dívida através de Contrato de Financiamento “B” (investidores qualificados) precificado no primeiro trimestre de 2020 e firmado com a conclusão da transação. Além disso, aproximadamente US$ 72,9 milhões de ações ordinárias da Elanco Animal Health foram emitidas para a Bayer AG. Essas ações estarão sujeitas à cláusula de bloqueio, pela qual a Bayer não poderá alienar nenhuma ação no decorrer dos primeiros 90 dias. Nos 90 dias subsequentes, 50% das ações são elegíveis para venda e o restante poderá ser alienado após 180 dias. Vale notar que a Elanco já concluiu todos os desinvestimentos necessários para o processo antitruste. Estes desinvestimentos tiveram uma receita na faixa de US$ 120 milhões a US$ 140 milhões em 2019.

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