Agricultura Destaques

Recomendações para a recuperação do cafeeiro após poda drástica

Pela primeira vez, cafeicultores do bioma Cerrado contam com recomendações técnicas para o manejo da lavoura após a recepa, a poda drástica aplicada em cafés arábica para recuperar a produtividade ou uniformizar as plantas. Um experimento desenvolvido pela Embrapa Cerrados (DF) por cinco anos conseguiu determinar parâmetros importantes para a recuperação do desempenho agronômico e produtivo dos cafeeiros. Os cientistas descobriram que a irrigação e a aplicação anual de 300 kg por hectare (ha) de fosfato são ideais para essa recuperação. Durante a pesquisa, as plantas que receberam o tratamento produziram grãos de boa qualidade química, atestada pelos teores de açúcares e proteínas encontrados.

Até então, não havia uma recomendação específica para o manejo da adubação fosfatada e da irrigação para o cafeeiro recepado. O problema é que, devido à escassez de nutrientes no perfil do solo do Cerrado, principalmente o fósforo, fundamental para o crescimento e a reprodução das plantas, raramente os cafeeiros irrigados na região, que têm alta exigência nutricional, recuperam o potencial de produção e de qualidade de grãos após a recepa. Além disso, o transporte do fósforo no solo e a absorção pela planta envolvem níveis diferenciados de umidade.

Responsável pelo estudo que avaliou diferentes formas de adubação fosfatada de manutenção e manejos hídricos, o pesquisador Adriano Veiga observou que as plantas retomaram melhor o crescimento vegetativo e produção de grãos no tratamento com 300 kg/ha de fosfato aplicados em superfície e irrigação com uso estresse hídrico controlado. Ele aponta que a estratégia de manejo de adubação fosfatada e de irrigação recomendada para o cafeeiro recepado, a partir desses resultados, coincide com a prática já adotada pelos produtores para as plantas adultas em diferentes áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *