Agricultura Destaques

Irrigação inteligente em HF vai muito além do fornecimento de água

A irrigação é sem sombra de dúvidas a tecnologia que promove o maior impacto no aumento da produtividade na agricultura. Mas não podemos pensar que a irrigação tem objetivo apenas de suprir a escassez das chuvas.

Ainda existe no Brasil uma visão equivocada que associa a prática de irrigação ao fornecimento de água às plantas quando não se tem chuva. Acreditar nisso é limitar a ferramenta mais poderosa que o produtor possui para alcançar maior eficiência, menor custo e maior rentabilidade.

Mas afinal, o que é irrigação inteligente? 

É o uso eficiente da tecnologia de irrigação localizada (gotejamento e microaspersão). É fornecer água às raízes das plantas, onde a água é realmente necessária, não nas folhas provocando condições para surgimento de doenças, provocando estresse à planta e aumentando as despesas por aplicações desnecessárias de defensivos químicos. É fornecer água na quantidade certa e no momento ideal que a planta necessita. É entregar às plantas os nutrientes necessários no local certo e no momento oportuno durante todo o ciclo de cultivo. É utilizar o sistema de irrigação como veículo de transporte e distribuição de insumos agrícolas, ao invés de consumir elevada mão-de-obra e combustível.

Práticas semelhantes têm sido trabalhadas nas culturas de hortifruti, proporcionando aos produtores significativos resultados. Na cultura do tomate, por exemplo, um dos maiores produtores da indústria, Iron de Lima, da Fazenda Alegre, em Itaberaí-GO, está revolucionando sua produção desde 2012, com um expressivo aumento de produtividade e qualidade no tomate, de 73t/ha no pivô central para 127 t/ha com irrigação inteligente no gotejamento. Além de aumentar a produtividade, o produtor atingiu melhor coloração, maior número de frutos por planta, maior peso, excelente brix e acidez, características importantes para a comercialização e rentabilidade do negócio.

História semelhante vem acontecendo com a cultura da cebola na região de Irecê, na Bahia. Um dos maiores produtores da região, Edson Carlos, da empresa Cebolas Zé Carlos, em João Dourado-BA, mudou do pivô central para a irrigação inteligente há alguns anos e vem colhendo excelentes resultados, saindo de uma produtividade média de 60 t/ha no pivô central, para 140 t/ha com a irrigação inteligente por gotejamento. Além de economizar água, um recurso bastante limitado na região, o produtor conseguiu aumentar sua área de produção, alcançar melhor uniformidade e padrão classe 3 cheio para comercialização.

Em um mundo em que a população aumenta cada vez mais, demandando maiores quantidades de alimento, e os recursos se tornam cada vez mais escassos, como água de boa qualidade e terras para o cultivo, utilizar com mais eficiência a tecnologia de irrigação e todo o seu potencial produtivo é ser inteligente e pensar no futuro de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *