Destaques Sustentabilidade

Projeto recupera doze nascentes no Estado de São Paulo

Em três meses, doze minas e nascentes de propriedades rurais no Estado de São Paulo foram recuperadas e outras 10 estão em recuperação, garantindo disponibilidade de água para as propriedades rurais e para toda a comunidade. Esses são os primeiros resultados do Projeto Olho D´Água, iniciativa da Nortox em parceria com a Coopercitrus, com objetivo de proporcionar a sustentabilidade, através da recuperação de minas, nascentes de água assoreadas em propriedades rurais.

Nessa parceria, Nortox e Coopercitrus levam aos produtores rurais, a assistência e as orientações para a realizar as operações de revitalização. Para o produtor rural cooperado, o serviço e a consultoria são gratuitos, sendo que ele deve disponibilizar mão de obra de apoio e os materiais para as obras de recuperação.

O primeiro cooperado participante do projeto no Estado foi João Carlos Martins de Freitas Júnior, produtor de cana-de-açúcar da região de Bebedouro. Ele teve 5 minas recuperadas em duas propriedades, em Taquaral e em Bebedouro. Três delas desaguam 13 mil litros de água por dia, que caminham para uma represa na propriedade e, em seguida, para o córrego da cidade de Taquaral. As outras duas alimentam uma roda d’água na sede de um sítio, alimentando as operações.

“O resultado não é só para a gente, é para todo mundo. Não existe uma cartilha técnica ensinando como podemos preservar e restaurar as nascentes, então a Nortox e a Coopercitrus trazerem essa informação para nossa realidade junto a um técnico, é muito importante”, enfatiza João, que publicou nas redes sociais o processo de recuperação, incentivando outros colegas produtores a aderirem a iniciativa.

Lançado em 2009 no Paraná, o projeto já recuperou centenas de nascentes assoreadas e foi laureado com o Prêmio Ambiental Chico Mendes em 2014. A parceira com a Coopercitrus foi firmada em janeiro de 2020, sendo a primeira vez da iniciativa no Estado de São Paulo. Nos três primeiros meses, doze minas e nascentes já foram recuperadas e outras 10 estão em andamento.

A execução do projeto é feito com autorização do órgão ambiental estadual (CETESB), levando em conta todos os cuidados na execução da restauração, sem impactos negativos para as áreas de preservação. O superintendente de Tecnologia Agrícola da Coopercitrus, Marcelo Bassi, reforça que todo processo de recuperação é realizado dentro de todas as normas legais e de acordo com a regulamentação ambiental.

“A Coopercitrus está preparada para dar todas as orientações para contribuir para o aumento gradativo da vazão de água, como o reflorestamento nas áreas ao entorno das minas, a construção de cercas para evitarem que animais transitem no local, entre outras atividades que auxiliem na preservação da área”, informa.

Para participar do projeto, o cooperado deve entrar em contato com a filial da Coopercitrus mais próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *