Destaques Pecuária

Boa nutrição garante maior saúde e resistência às aves

Os frangos de corte são sensíveis às variações térmicas, à relação entre temperatura e umidade e aos efeitos sazonais. “Ao contrário dos mamíferos, as aves não têm glândulas sudoríparas. Elas são muito dependentes do meio em que vivem, por não ter sistema fisiológico eficaz para o controle da temperatura. Assim, um ambiente adequado é um item essencial do manejo”, informa Rodrigo Slembarski, gerente de produtos da Auster.

A temperatura ideal muda de acordo com a idade dos frangos. O calor excessivo no ambiente provoca perda de eficiência na conversão alimentar, pois há aumento metabólico para ajustar a temperatura corporal, além de problemas sanitários, que vão da diminuição da imunidade – resultado do estresse térmico – a casos extremos, como mortalidade por alcalose respiratória e infarto.

Os sinais clínicos merecem muita atenção. “Os frangos de corte demonstram, por meio do comportamento, quando estão com excesso de calor. O primeiro comportamento é a diminuição do consumo de ração”, explica Slembarski. Além disso, costumam se agachar com as asas afastadas do corpo, o que aumenta a área de superfície corporal e o fluxo sanguíneo para áreas descobertas pelas penas, como crista e barbela, buscando a troca de calor pela condução e convecção. Nesta fase, a velocidade do ar é muito importante. Quando não conseguem o controle homeotérmico, partem para o seu último recurso fisiológico: a troca de calor por evaporação/respiração, quando ficam agachados com o bico aberto e muito ofegantes.

As novas tecnologias de manejo ambiental ajudam a avicultura a minimizar os efeitos do calor, neutralizando a oscilação de temperatura externa. “Porém, apenas garantir a infraestrutura não é suficiente. É preciso também de alimentação estratégica”, orienta.

A boa alimentação é essencial para garantir o bem-estar dos frangos de corte. O produtor deve adequar a dieta à estrutura dos galpões e ao clima local. Aves mal nutridas têm maiores dificuldades porque dispõem de pouca reserva de energia e, por isso, menos resistência aos desafios ambientais e sanitários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *