Opinião

Tecnologias ajudam o agronegócio em época de quarentena

Por Thaís Rodrigues da Cruz* – No Brasil, o número de casos do Coronavírus continua subindo. Uma das recomendações decretadas é o isolamento, já que o ministério da saúde e os governos estaduais sugeriram que a população fique em casa para evitar o contágio. Ainda não se sabe exatamente os impactos que isso trará ao agronegócio, pois as previsões nem sempre são otimistas. 

Empresas estão adotando medidas para conter a proliferação do COVID-19 e enquanto isso buscam maneiras de reduzir os impactos. Algumas companhias de tecnologia para o agronegócio já estão atendendo seus clientes remotamente. Para evitar o contato, as centrais de atendimento das empresas estão on-line e em regime home office, dando o suporte necessário aos estabelecimentos agrícolas espalhados pelo país. 

É inevitável a preocupação do impacto econômico que a pandemia pode causar Negócios agrícolas adaptam seus modelos de vendas e atendimento, e ganha força o regime home office. Empresas de tecnologia vêm disponibilizando soluções para amenizar os impactos e apoiar o agronegócio nesta mudança.  O Grupo Siagri , por exemplo, adotou  medidas não só para seus colaboradores, mas também para seus clientes. A companhia, em parceria com a Sky.One Solutions, disponibilizou 30 dias grátis de seus softwares ERP em nuvem, para quem usa as soluções da empresa e não possui a tecnologia cloud. 

Para apoiar os gestores de negócios agrícolas no período, a empresa está disponibilizando também uma solução mobile para autorizações.  O app permite liberações de senhas e gestão de alçadas de qualquer lugar, na tela do smartfone, sem que o gestor precise ir até a empresa. 

Com algumas atividades suspensas ou em home office devido a quarentena, algumas empresas estão contando com apoio da tecnologia, para levar aprendizagem aos seus colaboradores.

Durante a quarentena, é essencial reduzir custos, desperdícios e ganhar ainda mais eficiência operacional. Ferramentas tecnológicas de gestão, capacitação e dispositivos mobile são importantes aliadas de toda a cadeia produtiva do agronegócio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *