Destaques Notícias

Aplicativo educa sobre doenças bacterianas em tilápias

Um novo aplicativo para educação profissional em aquicultura já está disponível para os produtores de tilápias. O Aquatilápia disponibiliza informações sobre agentes bacterianos, sinais clínicos, prevenção, profilaxia, e tratamento de enfermidades. Desenvolvido pela equipe coordenada pela bióloga Lissandra Cavalli, doutora em virologia de animais aquáticos e pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o programa para Android pode ser baixado gratuitamente na Play Store ([link: https://play.google.com/store/apps/details?id=aquatilapia.ddpaseapi.rs.gov.br.aqua_tilapia&hl=en

Cavalli ressalta que o app não substitui um profissional habilitado para diagnóstico e tratamento de doenças de animais aquáticos, mas é uma forma de levar a informação de forma ágil e fácil para os produtores por meio de tecnologias móveis. “Nossos projetos de inovação tecnológica para aquicultura são baseados em aprendizagem móvel em ambientes altamente interativos”, afirma a pesquisadora. É ciência a serviço da aquicultura.”

Além do Aquatilápia, a equipe do DDPA já desenvolveu o AquaSaúde, sobre sanidade em camarões, e o AquaSafe para atenção à saúde e à segurança do trabalhador na aquicultura. “Atuamos nesta linha de pesquisa desde 2015”, explica.

“A pesquisa agropecuária é importantíssima para o desenvolvimento de novas tecnologias de produção, e este aplicativo é mais uma ferramenta desenvolvida que vai colaborar para qualificar ainda mais nossa aquicultura”, diz o Secretario Covatti Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *