Direto da Redação Eventos

Festa da Uva de Jundiaí recebeu 129 mil pessoas nos dois primeiros finais de semana

A 37ª Festa da Uva de Jundiaí e a 8ª Expo Vinhos reuniram em seus dois primeiros finais de semana 129 mil pessoas no Parque da Uva. O sucesso é fruto da fruta: a uva Niágara Rosada e os 85 anos de tradição das festividades que a cidade realiza para comemorar a mutação genética que aconteceu naturalmente na região entre as uvas Niágara e Niágara Branca, resultando na uva mais famosa da mesa dos brasileiros, que inclusive já tramita em processo de reconhecimento de Indicação Geográfica, uma certificação que garante a autenticidade e exclusividade da regionalidade da fruta.

Mas Jundiaí neste ano tem muitos motivos para comemorar: além da Festa da Uva ser reconhecida como a maior do Estado de São Paulo, a cidade também foi eleita em novembro de 2019 como o melhor roteiro de turismo rural pelo “Prêmio Top Destinos Turísticos”, incentivando ainda mais as visitas à cidade, e o resultado veio rápido: nesta edição da festa, a cidade recebeu turistas de 73 cidades, 12 estados e seis países.

Para a diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, a popularidade da festa é motivo de orgulho para a cidade e alavanca as vendas dos produtores rurais, além de estimular o turismo. “O desenvolvimento econômico é uma das prioridades da administração Luiz Fernando Machado, e a Festa da Uva de Jundiaí é hoje a maior do Sudeste”, ressalta.

A festa promove aos produtores uma das principais datas de venda. No ano passado, a festa arrecadou R$14 milhões e nesse ano a tendência é ter um faturamento maior, pelo número de visitantes. A cidade possui 300 produtores (que também são propriedades de turismo rural), 22 vinícolas, e produzem cerca de 8, 5 milhões de litros de vinhos por ano. Sem contar a produção de sucos e produtos diversos que são provenientes da uva como pães, geleias, doces.

Mas a Festa da Uva não promove apenas a uva, mas sim, toda a economia jundiaiense, a famosa coxinha de queijo, patrimônio imaterial da cidade, tem lugar garantido no evento, inclusive é possível encontrar os mais queridos da cidade por lá. Tem frango à passarinho com polenta frita, yakissoba, tempurá, rojão de carne, churrasco, pastel, massas e uma infinidade de sabores que fazem de Jundiaí tão especial com sua mistura de colonos italianos com brasileiros.

E por falar em colonos, chegar à festa e embarcar numa viagem ao tempo recepcionados pelas famílias de colonos é uma experiência divertida onde os visitantes podem interagir, participar dos cenários e do cotidiano. A Festa da Uva de Jundiaí e a Expo Vinhos é, certamente uma experiência para toda família. O espaço frutas ainda oferece uma feira completa com as melhores frutas de Jundiaí. Para quem quiser se arriscar em lances, é possível participar do leilão de frutas premiadas e levar para casa as uvas campeãs do concurso do ano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *