Agricultura Destaques

Uso de adubação biológica na cana ajuda a preservar o solo

A incorporação contínua da Adubação Biológica às práticas de cultivo prova que é possível aumentar a produtividade e a lucratividade agrícola de forma sustentável. Os resultados colhidos no campo comprovam a eficácia desse manejo, especialmente na cultura de cana-de-açúcar, em que o uso do adubo biológico produzido com Microgeo® trouxe ganhos que foram refletidos em aspectos como: estrutura e descompactação do solo, desenvolvimento radicular e da parte aérea vegetal, estande e produtividade,

Nas áreas de cana-de-açúcar pesquisadas, as aplicações do adubo biológico produzido com Microgeo® foram realizadas em dosagens e em épocas diferentes. Na cana planta, as aplicações aconteceram nas fases de plantio, com 100 litros/hectare (L/ha) no sulco, e na brotação, com 200 L/ha até o fechamento do canavial. Nesse caso, o adubo biológico produzido com Microgeo foi utilizado nas aplicações de herbicida, substituindo a água. Na cana soca, foi realizada uma aplicação de 300 L/ha, logo após a colheita.

Como exemplo, dados obtidos na fazenda Lagoa Seca, em Lençóis Paulista (SP), mostraram que a adubação biológica com Microgeo® aumentou em 67% o enraizamento da cana, em comparação à área sem Microgeo® (Testemunha). Mas não para por aí. Resultados gerais de três locais, entre Minhas Gerais e Goiás, na safra de 2019, mostraram um ganho médio de 9% Toneladas de Cana por Hectare (TCH) após dois anos de uso do Microgeo®.

“Esses ganhos foram possíveis, pois, ao restabelecer o conjunto de micro-organismos que vive e interage com as plantas e solo, a adubação biológica com uso de Microgeo® promove benefícios que atuam no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo”, explica Herbert del Petri, Gerente da Divisão de Vendas da Microgeo.

Além disso, os resultados obtidos a partir do Adubo Biológico estão alinhados com Política Nacional dos Biocombustíveis (RenovaBio), que traça uma estratégia conjunta para a segurança energética e a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa ao longo da cadeia de produção de biocombustíveis. “O Microgeo® pode contribuir muito neste sentido, por meio de um processo produtivo mais eficiente e sustentável, que favorece a redução de emissões de carbono”, resume Petri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *