Destaques Pecuária

Boa nutrição ajuda a elevar a taxa de prenhez

A estação de monta é um dos momentos mais esperados pelos produtores e um dos momentos para o qual o planejamento é imprescindível. Afinal, o cuidado com a nutrição dos animais precisa ser muito maior. Quando falamos em monta, precisamos lembrar que para que o bezerro seja gerado, necessitamos ter uma vaca com potencial para emprenhar. Para que haja uma taxa de prenhez eficiente e alta é necessário que o produtor se organize antecipadamente, ao longo das fases reprodutivas das vacas e nas épocas de seca. “A taxa de prenhez está ligada a diversos aspectos nutricionais, reprodutivos e sanitários, mas principalmente do escore corporal das fêmeas. Se o escore estiver acima de 4.0 ou abaixo de 3.0, isso poderá implicar em redução nas taxas relacionadas a eficiência reprodutiva. O rebanho precisa ter uma oferta alimentar rica, mas tomando cuidado para não exceder também”, alerta Romulo Batistela, Consultor regional da Cargill Nutrição Animal. Uma vaca pronta para emprenhar é aquela que obteve oferta de forragem, suplementação e pasto rico em nutrientes. Quando isso não ocorre, a taxa de prenhez pode cair para abaixo de 60%, já que a condição corporal da fêmea é determinante para bons índices reprodutivos, como discutido acima.

Outra importante variável que deve ter a atenção do produtor é a categoria reprodutiva das fêmeas na fazenda. Qual a porcentagem do rebanho é composto de primíparas, aquelas que estão com seu primeiro bezerro no pé, quantas estão com sua segunda cria no pé e por fim, quantas são multíparas? “Normalmente as novilhas que estão com seus primeiros bezerros precisam de muito mais cuidado do ponto vista nutricional, já que sua demanda energética é maior pois o animal ainda está em crescimento. Realizamos um estudo e conseguimos definir algumas combinações que poderiam entregar eficiência para o produtor com melhora nos índices reprodutivos, independentemente se a vaca está em sua primeira ou terceira cria”, conta Romulo.

Após vencer desafios de preparo de rebanho na época das secas, mantendo os animais bem nutridos com pasto rico em nutrientes e mineralização correta, o próximo desafio é ajustar isso tudo para que as taxas fiquem acima de 80%. “Em casos onde a fazenda tenha 74% de taxa de prenhez, por exemplo, com a suplementação e aditivo corretos podemos melhorar os índices em até 7 pontos percentuais”, conta Romulo.

Dessa forma, para casos de 75 a 82% de taxa de prenhez, a possibilidade de aumento é de 4 a 7 pontos percentuais e, para casos de 82 a 85% pode-se melhorar até 2% pontos percentuais, além de oferecer a oportunidade de prenhez antecipada, levando a geração de um “bezerro do cedo”.

O Bezerro do cedo é o animal que é concebido ainda no início da estação de monta. Tanto dados de pesquisa quanto constatação prática em provado que este bezerro poderá ser um garrote mais pesado, antecipando também a desmama e chegando a terminação com maior potencial de se tornar um boi mais pesado. “Se uma vaca emprenhar mais cedo, ela pode consumir o melhor do pasto, que é aquele que pega ainda a estação de águas e, portanto, é mais rico em termos de nutrientes, e se a fêmea foi melhor nutrida ela terá bezerros com mais fibras musculares”, conclui Romulo.  Portanto, uma fêmea bem nutrida é sinal de maior taxa de prenhez na fazenda e de maior proporção de bezerros do cedo, resultando em maior retorno para o pecuarista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *