Direto da Redação Pecuária

Produto da Elanco promete aumento de até 20% no ganho de peso

Tirando o máximo do gado

Nos últimos anos, graças às melhorias nas práticas de manejo e no maior investimento em pastagens de qualidade, o Brasil se transformou em uma referência global em pecuária sustentável. Em termos de produtividade, no entanto, o país ainda está muito aquém do seu potencial, especialmente nos períodos de seca. Buscando contribuir para o desenvolvimento da pecuária nacional, a Elanco (NYSE: ELAN), empresa parceira dos produtores rurais há mais de seis décadas e hoje líder mundial na produção de compostos nutricionais para melhoria de desempenho em bovinos, apresenta o Zimprova™, um aditivo inovador que facilita ganho de peso adicional de até uma arroba de peso ao ano em animais criados a pasto. 

Lançado no Brasil em 2015, o Zimprova™ é um ionóforo da classe de antibióticos de uso exclusivo animal que contém narasina, uma substância amplamente utilizada na avicultura, considerada o anticoccidiano mais eficaz do mercado na atualidade. “O produto altera o padrão de fermentação ruminal dos animais ao favorecer as bactérias produtoras de propionato e assim promover maior produção de energia, além de melhorar a digestibilidade dos nutrientes”, explica Maria Meireles Reis, gerente de Marketing e Serviços Técnicos – Premix da Elanco. “Isso resulta em maior ganho de peso diário, sem impacto nocivo no consumo de suplementos.”

Desenvolvido pela Elanco com foco no mercado brasileiro, o Zimprova™ vem sendo testado em diversas Regiões do Brasil, nas mais diferentes condições, nos últimos anos – já são mais de 3,7 milhões de animais tratados com o produto no país – sempre com resultados altamente satisfatórios. Um estudo recente realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), comprovou um ganho diário médio adicional de 82 gramas (ou 17%) nos animais tratados com Zimprova™, o que representa um ganho de peso extra de cerca de 30 quilos, ou de uma arroba de peso, ao final de um ano.

À primeira vista, pode parecer pouco, mas quando aplicamos os resultados a um rebanho de 1.000 cabeças, por exemplo, os ganhos são consideráveis. “Com a arroba do boi gordo cotada a R$ 150,00, o pecuarista pode ter uma renda extra superior a R$ 150 mil reais, valor que pode ser reinvestido na propriedade, na expansão do rebanho, na melhoria da genética do plantel, ou simplesmente transformado em lucro no bolso do pecuarista. Trata-se de um ganho de 9,6 vezes em relação ao investimento”, afirma a executiva da Elanco.

Uma simulação prática em Produtos da Elanco Brasil mostra que bezerros desmamados com 200 kg, consumindo um sal mineral para recria e com um ganho de peso médio de 350 g/dia, engordam, em média, 127 kg em um ano, atingindo 327 kg. Este mesmo animal, com o uso de Zimprova™, sob o mesmo manejo e sem necessidade de aumentar o número de cochos, teve um ganho adicional entre 82 e 101 g/dia – um total de 33 kg de peso em relação ao manejo convencional – chegando aos 360 kg ao final de um ano. Este ganho adicional significa 94 dias a menos de pasto para atingir o mesmo peso.

Se esses animais fossem levados para o sistema de confinamento, no qual teriam um ganho médio de 1,5 kg/dia, o ganho adicional realizado no pasto representaria 22 diárias a menos, ou 18,33% menos tempo dentro de um confinamento de 120 dias. Se pensarmos em giros no confinamento, essa diferença representaria um ciclo a mais a cada cinco giros nesse sistema de produção.

“Nosso grupo de pesquisa realizou mais de 18 estudos com a molécula nos últimos quatro anos. A utilização da narasina se demonstrou efetiva em aumentar a proporção de propionato, tanto em dietas contendo elevado teor de forragem, quanto elevado teor de concentrado. Essa resposta caracteriza a maior eficiência energética no processo de fermentação nos pré-estômagos, o que resulta em aumento na retenção de energia e, consequentemente o desempenho animal”, afirma Alexandre Vaz Pires, professor do Departamento de Zootecnia da Esalq-USP e responsável pelas avaliações de eficácia do produto.

Ainda de acordo com o especialista, houve ganho de produtividade tanto na época das chuvas quanto nos períodos de seca. “A inclusão de narasina pode melhorar em até 25% a conversão alimentar de animais alimentados com elevado teor de forragem. Nos experimentos realizados em pastagens na época das águas, a inclusão de narasina aumentou em mais de 80 g/animal/dia no ganho médio diário de novilhos quando comparados ao tratamento controle. Em trabalho realizado na época das secas, a inclusão de narasina no suplemento proteinado aumentou em 44 g/animal/dia”, conclui o professor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *