Agricultura Destaques

Mapa e Sebrae fazem parceria para assistência técnica no AgroNordeste

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram uma parceria para a participação do Sebrae no Programa AgroNordeste, plano de ação para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.

Entre as ações do Sebrae no programa AgroNordeste estão a assistência técnica gerencial, a capacitação empresarial para jovens no campo, a transferência de tecnologia para produtores e a participação de produtores em feiras, eventos e rodadas de negócios. O valor que será investido pelo Sebrae e parceiros no programa é de R$ 88,8 milhões.

Segundo a ministra Tereza Cristina, a parceria com o Sebrae vai ajudar a capacitar os pequenos produtores, reduzindo as diferenças entre a pequena agricultura e a agricultura industrial. “O nosso desafio é fazer dar certo, é fazer com que esse programa chegue lá e dê renda ao produtor. Para que quando a gente termine essa primeira fase, a gente possa dizer que as pessoas saíram da pobreza e o jovem voltou para o campo”, disse a ministra, na assinatura do convênio.

Ela agradeceu a parceria com o Sebrae e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da estrutura da CNA, que também firmou convênio com o Ministério. “Sem essa parceria, o Mapa sozinho demoraria muito mais tempo e não conseguiríamos fazer tudo”, disse.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, reforçou a confiança no convênio. “Vamos ajudar o Mapa a ajudar o Brasil a melhorar”, disse.

O AgroNordeste, que vai desenvolver a capacidade produtiva dos pequenos agricultores e criadores do Nordeste e do Norte de Minas Gerais, será implantado no biênio 2019/2020 em 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, com uma população rural de 1,7 milhão de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *