Direto da Redação Pecuária

Genômica é passo importante para uma pecuária mais eficiente

Predizer desempenho. Selecionar animais com assertividade. Explorar características para melhor aproveitamento no sistema de produção. Obter incremento de produtividade e aumentar a qualidade de seu produto. Que pecuarista não gostaria de ter em mãos todo este pacote de vantagens e oportunidades de forma mais rápida no seu rebanho?

Há dez anos, a tecnologia genômica tem se tornado realidade na vida dos pecuaristas como uma ferramenta indispensável para auxiliá-los a melhorarem seus rebanhos, aumentarem a produtividade e eficiência reprodutiva assim como aumentar a lucratividade do seu sistema de produção.

Para discutir a adequada implementação da informação genômica e a maior adoção na pecuária, a Zoetis em parceria com a Illumina, empresa que desenvolve, fabrica e comercializa sistemas integrados para análise de variação genética e função biológica, reuniu em 18/11 e 19/11, em Ribeirão Preto/SP, cerca de 40 participantes, entre especialistas, pesquisadores, representantes da indústria e de associações para o 1° Workshop “Uso da tecnologia Genômica a favor da pecuária”. “As pessoas que estão aqui têm um trabalho muito consistente em Genômica, tanto no Brasil como fora também. Reunir estes profissionais para debater desafios e difundir melhorias nesta área é, para nós da Zoetis, de fundamental importância”, disse Dr Rafael Silva, Pesquisador Sênior da Zoetis.

Para Dr Fernando Di Croce, Diretor Global de Serviços Técnicos da Zoetis, a pecuária moderna hoje é inconcebível sem o uso desta tecnologia. “A pecuária hoje já avançou muito em relação à nutrição, à reprodução, à saúde animal e necessita da Genômica para dar um novo passo para continuar a ser competitiva. Somente com características-chave como as avaliadas por esta tecnologia, conseguiremos atender às demandas de mercado, para produzir animais e proteína muito mais saudáveis, muito mais eficientes”, disse.

Tecnologia democrática

“Quando a genotipagem começou a ser usada no Brasil em 2010 havia muito pessimismo em relação a ela, em quanto iria contribuir. Passados quase dez anos, não há dúvidas sobre as vantagens do uso da Genômica – ganho na acurácia da avaliação genética, rapidez na identificação e seleção de animais e avaliação de características que não são comumente examinadas em programas de melhoramento de gado de corte”, disse Dr Fernando Baldi, Professor do Departamento de Zootecnia da UNESP de Jaboticabal/SP.

Para Dr Marcos Vinícius Silva, Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, a Genômica é importante porque tem impacto direto nos custos de produção e também no aumento do lucro no sistema de produção. “No caso específico do leite, você tem a possibilidade de retirar do sistema de recria aqueles animais que no futuro não serão bons produtores. Com isso, há uma redução imediata dos custos de produção e há também depois, com animais selecionados, mais produtivos, um lucro adicional com o aumento da produção de leite em função da alta capacidade genética dos indivíduos”, explicou.

Além disso, para o pesquisador a tecnologia é democrática. “Seja o rebanho pequeno, médio ou grande existe a possibilidade de selecionar indivíduos de alto potencial genético, que podem ser fêmeas de alto valor genético para serem mães de touros ou mesmo touros que sejam impactantes na raça e possam ser incluídos em centrais de inseminação”, completou.

“Com o progresso do uso da Genômica, o ganho genético de nossos rebanhos hoje é muito evidente”, reforçou Dr Raysildo Lobo, professor da USP e presidente da ANCP.

Para Marcelo Almeida, Gerente Executivo da Cia. de Melhoramento, apesar da implementação da Genômica estar caminhando, o ritmo de seu uso ainda está muito aquém de seu potencial. “Por isso é importante que estejamos nos reunindo para discutirmos quais são estes gargalos e suas possíveis soluções para aumentar a implementação e, com isso, acelerar todo o processo de progresso genético de rebanhos assistidos”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *